Por que construir processos digitais na gestão pública? - IPM
IPM - Blog
Administração Geral Administração Geral

Com os avanços da tecnologia nas últimas décadas, processos digitais na gestão pública viraram uma prática cada dia mais comum nas prefeituras e órgãos que lidam com a vida nos municípios. Apesar disso, ainda encontramos dúvidas e outros gargalos quando a eficiência desses processos digitais é colocada em prova.

Em muitos casos, a rotina de lentidão e atrasos segue comum mesmo com a presença de ferramentas ditas tecnológicas. Por isso, discutimos nesse artigo sobre o que são processos digitais na gestão pública, a importância dessas ferramentas e como construir.

Benefícios de processos digitais na gestão pública

Processos digitais na gestão pública são aqueles que utilizam tecnologias da informação e comunicação. Dessa maneira, permitem automatizar, simplificar e melhorar a eficiência de atividades e procedimentos realizados pelos órgãos públicos. O processo digital já é realidade em muitas prefeituras que são clientes IPM. Graças às soluções IPM que funcionam 100% em nuvem, sem emuladores e de forma online.

Conheça os benefícios que o uso da tecnologia pode trazer para os processos públicos.

Eficiência e agilidade

A adoção de processos digitais na gestão pública permite a otimização dos serviços prestados, reduzindo o tempo de espera e agilizando as operações. Isso resulta em uma maior eficiência no atendimento aos cidadãos e na execução de tarefas administrativas.

Transparência pública

A modernização dos processos na gestão pública possibilita maior transparência, uma vez que as informações ficam disponíveis de forma online e acessível a todos os interessados. Isso contribui para o combate à corrupção e para o fortalecimento da confiança da população nas instituições públicas.

Economia de recursos

A utilização de processos digitais na gestão pública pode gerar uma significativa economia de recursos, tanto financeiros quanto ambientais. A redução do uso de papel, por exemplo, contribui para a preservação do meio ambiente. Além disso, possibilita reduzir os gastos com impressão e armazenamento físico de documentos.

Facilidades para o cidadão

Com a transformação digital dos processos, os cidadãos têm acesso facilitado aos serviços públicos. Podem realizar solicitações, consultas e acompanhar o andamento de processos de forma mais rápida e prática, sem a necessidade de deslocamento físico até os órgãos públicos.

Incentivo a soluções inovadoras

A adoção de processos digitais na gestão pública é uma forma de promover a inovação e transformação digital no setor público, utilizando tecnologias avançadas para melhorar a qualidade dos serviços prestados e a experiência do cidadão. Isso também estimula a modernização digital do setor e o desenvolvimento de soluções cada vez mais eficientes.

Município de Pinhalzinho (SC) adotou processos digitais na gestão pública e conquistou uma série de benefícios.

Município de Pinhalzinho (SC) adotou processos digitais na gestão pública e conquistou uma série de benefícios.

Segurança da informação

Processos digitais na gestão pública requerem a implementação de medidas de segurança da informação. Dessa forma, garantindo a proteção dos dados e a privacidade dos cidadãos. Isso é fundamental para evitar vazamentos e garantir a confidencialidade das informações.

Gestão inteligente e integrada

A utilização de processos digitais na gestão pública possibilita uma maior integração entre os diferentes órgãos e setores. Assim, facilita o compartilhamento de informações e a realização de ações conjuntas. Isso contribui para uma gestão mais eficiente e para a melhoria dos serviços prestados à população.

Acompanhamento e análise de resultados

Com processos digitais, é possível realizar um acompanhamento mais detalhado e uma análise mais precisa dos resultados obtidos. A modernização permite a identificação de problemas e a tomada de decisões mais embasadas. Isso contribui para a melhoria contínua da gestão pública e um governo digital.

Participação cidadã

A adoção de processos digitais na gestão pública facilita a participação dos cidadãos nas decisões e no acompanhamento das políticas públicas. Por meio de uma plataforma única de dados, é possível promover consultas públicas, tornando a gestão mais democrática e inclusiva.

Tecnologia para processos digitais

A adoção de processos digitais na gestão pública exige a utilização de softwares para gestão de prefeituras que tenham algumas características tecnológicas.

Para um primeiro passo, é necessário que o ecossistema da prefeitura utilize um sistema de gestão pública com tecnologia cloud computing. Sem uma solução cloud com banco de dados único, a transformação digital não é completa. A nuvem é a ferramenta que permite o envio de informações de maneira online, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem estar preso à rede local.

Em sistemas que usam emuladores, o trâmite dos processos digitais fica comprometido e a rotina de retrabalho torna-se frequente, uma vez que informações podem ficar perdidas e o processamento de dados acontece de maneira mais lenta.

O Atende.Net é uma tecnologia da IPM que funciona 100% nuvem, como um sistema nativo web que funciona pela internet, 24 horas por dia e 7 dias por semana. O sistema para prefeituras foi desenvolvido para maximizar desempenho e promover segurança, promovendo novas tecnologias que permitem maior eficiência e agilidade.

Atende.Net: o sistema para gestão de prefeituras que os gestores confiam

Atende.Net: o sistema para gestão de prefeituras que os gestores confiam

A tecnologia da IPM Sistemas está ao lado dos municípios para melhor atender aos cidadãos. Assim, promove democratização do acesso aos serviços públicos, amplia e facilita o atendimento ao cidadão e agiliza os processos digitais. É uma solução pensada para atender Prefeituras, Câmara de Vereadores, Autarquias e outros órgãos públicos.

As soluções da IPM compõem um ecossistema completo que oferece diversos benefícios para a administração pública. Elas otimizam processos e reduzem a burocracia por meio da gestão de empenhos, ordens de compra, folha de pagamentos, memorandos, saúde, social, meio ambiente, cemitérios e demais áreas. Tudo isso em um ambiente único, com acesso facilitado por aplicativo ou navegador.

Prefeituras interessadas em construir governos digitais, podem oferecer centenas serviços públicos digitais para que os cidadãos tenham atendimento de qualidade sem precisar se deslocar ou enfrentar filas, e reduzindo os gastos com papel.

Se você quer conhecer mais sobre a nossa tecnologia, entre em contato com nosso time de especialistas e agende uma demonstração.

>> Vídeo: Quais os diferenciais das cidades inteligentes?

Leia também:

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página