Logo Ipm Sistemas
Cases de Sucesso

São Bento do Sul (SC) facilita abertura de empresas com Starter da IPM Sistemas

  • Foto do Autor Por IPM
  • 12 maio, 2025
  • Tempo de leitura: 4 mins
  • Última atualização: 29 abr às 15:28
Módulo Starter IPM ajudou cidade catarinense a aumentar número de abertura de empresas
  • Instagram Ipm Sistemas
  • Youtube Ipm Sistemas
  • Apostar no sonho de empreender virou realidade para muitos brasileiros. Dessa forma, cada vez mais o público decide pela formalização das empresas através da abertura de Cadastros Nacionais de Pessoa Jurídica (CPNJs). Como resultado, a quantidade de novos negócios no país não para de crescer, especialmente em Municípios atendidos pelo Módulo Starter, da IPM Sistemas.

    Starter ajuda a crescer número de novas empresas em SC

    Em 2024, o Brasil registrou a abertura de mais de 3,7 milhões de empresas. Os números do levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a partir de dados da Receita Federal, mostram ainda Santa Catarina em 3º lugar entre as Unidades Federativas (UFs) com mais criações de CNPJs.

    Somente até março deste ano, foram criados 1,4 milhão de novos negócios, de acordo com outro levantamento mais recente do Sebrae. Do total, 78% das empresas se enquadram na categoria Microempreendedor Individual (MEI) e o crescimento de MEIs no primeiro trimestre deste ano, segundo o levantamento, saltou 35% em comparação ao mesmo período de 2024.

    Leia também

    No estado catarinense, já tem Município colhendo os resultados da implementação do Módulo Starter. São Bento do Sul, cliente IPM desde 2023, aumentou em 73,46% o número de abertura de novas empresas no primeiro ano de uso da solução.

    • De 1.025 novos negócios, em 2023, os registros saltaram para 1.778, em 2024, ou seja, os primeiros resultados já surgiram logo nos primeiros 12 meses.
    • Até março deste ano, o Município, com população estimada em 86.851 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já abriu 977 novos negócios.

    O analista de alvará da prefeitura de São Bento do Sul, Alan Chaves, pontua que a ferramenta é essencial no processo por conta da agilidade.

    “Com a automatização melhorou bastante, principalmente por parte do requerente, que tem mais agilidade. As respostas hoje ocorrem em questão de segundos, melhoramos muito o tempo de resposta para trabalhar com os dados referentes à abertura de empresas”, pontua o analista de alvará de São Bento do Sul, Alan Chaves.

    Pessoas dando as mãos após fecharem negócios
    Módulo desburocratizou abertura de empresas em Municípios de Santa Catarina – Foto: Freepik/Reprodução

    Consultas de viabilidade

    Outro aspecto que também apresentou impactos positivos no Município foi o crescimento no número de pedidos de Consultas Prévias de Viabilidade. Essa etapa é essencial e analisa a possibilidade de exercício das atividades no endereço escolhido, além disso também checa se há um nome empresarial igual ou semelhante ao que deve ser criado. Confira os dados:

    Pedidos para consulta de viabilidade desde a implementação do Módulo Starter em São Bento do Sul:

    • Total: 4.817 pedidos

    2025: 942 pedidos (até março)

    2024: 2420 pedidos

    2023: 1.455 pedidos

    “Esse crescimento é extraordinário, é o desejo de qualquer Município. Imagina um cidadão conseguindo abrir a empresa dele em minutos ou um funcionário público não tendo mais que se preocupar em analisar processos. É um avanço enorme para as cidades e também para a população”, explica o coordenador de Desenvolvimento de Tributação da IPM, Marcelo Kiefer.

    Como funciona o Módulo Starter da IPM?

    O Starter é uma solução de Governo Digital que contribui para a abertura de empresas de forma descomplicada e com mais agilidade. Além disso, a ferramenta funciona 100% em nuvem e com automatizações inteligentes em todos os processos.

    Em poucos minutos é possível abrir uma nova empresa seguindo os pontos previstos na legislação de cada Município, bem como normas federais, para o deferimento e indeferimento dos processos. Outro benefício do Módulo é a conexão direta com a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim). Dessa forma, os clientes que utilizam o Atende.Net conseguem se comunicar automaticamente com a junta comercial dos Estados.

    Nesse sentido, além da rapidez na abertura de empresas de forma online, o Município também consegue evitar filas e deslocamentos, tanto da população quanto dos servidores, para procedimentos presenciais. Sem contar a eliminação do uso desnecessário de papel, beneficiando a economia e incentivando a regularização de negócios locais.

    Entenda a importância da transformação digital no setor público:

    Artigos relacionados

    Receba o melhor da inovação no setor público no seu e-mail

    Inscreva-se e receba nossa Newsletter em sua caixa de entrada