Com IA da IPM, Rio do Sul (SC) inova como a 1ª cidade no Brasil a usar a tecnologia para facilitar pesquisas no portal da transparência
Por
IPM
23 out, 2025
Tempo de leitura: 4 mins
Última atualização: 23 out às 15:33
Rio do Sul, em Santa Catarina, é o primeiro Município brasileiro a utilizar a Inteligência Artificial (IA) para facilitar buscas no portal da transparência. A tecnologia Dara, permite que o cidadão faça perguntas específicas e receba as informações em segundos, sem precisar de diferentes pesquisas. Dessa forma, é possível fazer perguntas como “qual é o salário do prefeito?” e “quanto a prefeitura gastou em diárias em 2024?”. A tecnologia começa a funcionar na cidade a partir desta quinta-feira (23).
IA no portal da transparência pública
A IA generativa é capaz de conversar naturalmente com o cidadão, respondendo a partir dos dados disponíveis no portal da transparência. Assim, a Dara leva, em média, 30 segundos para apresentar os resultados. A funcionalidade ainda está em fase de testes e, em breve, será implantada em outros municípios que já utilizam a mesma IA.
Como usar?
Para usar a ferramenta, basta clicar na barra de pesquisa do portal da transparência de Rio do Sul, digitar uma pergunta ou usar a opção de comando de voz. Em seguida, a tecnologia processa a informação e faz buscas na base de dados do portal, gerando o resultado a partir do Processamento de Linguagem Natural (NLP), que permite à IA compreender e responder de forma semelhante à comunicação humana.
“Rio do Sul sempre foi pioneira no uso da tecnologia. A inteligência artificial vai facilitar o acesso do cidadão às informações públicas que, muitas vezes, são difíceis de localizar, por melhores que sejam as funcionalidades de um portal”, diz a secretária de administração de Rio do Sul, Laiana Ossemer.
Para o coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da IPM Sistemas, José Luis Mauricio, a chegada da IA no Município é resultado de fato do compromisso da administração pública com a transparência.
“Há muito tempo já existe a preocupação do legislador em garantir que as pessoas tenham acesso aos dados públicos e possam compreendê-los com facilidade. No entanto, muitas vezes, é difícil entender tudo isso a partir das páginas tradicionais, e a inteligência artificial torna o processo muito mais simples”, explica o responsável que liderou o desenvolvimento da solução.
IA na educação
Em 2023, Rio do Sul se tornou a primeira cidade brasileira a usar inteligência artificial na educação municipal, como resultado da aplicação da tecnologia que consegue prever a taxa de evasão escolar com 99% de precisão. Além disso, a Dara, tecnologia desenvolvida pela GovTech catarinense IPM Sistemas, também faz o mapeamento dos melhores pontos para a construção de creches e escolas no município, apresentando relatórios detalhados para ajudar no planejamento da gestão pública.
A Dara é uma IA baseada em algoritmos de machine learning (aprendizado de máquina), redes neurais, e deep learning (aprendizado profundo). Na prática, a IA utiliza tecnologias modernas, no mesmo padrão das usadas no Vale do Silício. Isso permite que o sistema execute tarefas complexas que, originalmente, somente pessoas fariam.
A inteligência artificial usada no município catarinense também tem aplicações na área da saúde. Dessa forma, ela prevê o surgimento de quadros de infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e diabetes. A criação conquistou o prêmio de Melhor Solução do Brasil para Cidades Inteligentes, no Connected Smart Cities 2024, maior encontro da América Latina no segmento.
Veja como utilizar a Dara no portal da transparência: