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Clientes IPM já realizaram o envio dos eventos em Produção ao eSocial

  • Foto do Autor Por IPM
  • 21 jul, 2021
  • Tempo de leitura: 4 mins
  • Última atualização: 27 maio às 14:51
Clientes IPM já realizaram o envio dos eventos em Produção ao eSocial
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  • Conforme previsto na última alteração de cronograma, o novo eSocial Simplificado iniciou a implantação da 1ª fase para o Grupo 4 – Órgãos públicos e Organizações internacionais às 8h desta quarta-feira, 21/07/2021. As Prefeituras de Concórdia e de Presidente Getúlio e a Câmara de Pouso Redondo, em Santa Catarina, foram os primeiros clientes da IPM Sistemas a realizarem o envio dos eventos da primeira fase do eSocial no ambiente oficial em Produção. 

    “Logo no início da manhã tivemos contato com três clientes que tinham realizado a capacitação para operação do eSocial no sistema Atende.Net, e nós os acompanhamos no envio dos eventos de tabelas na base de Produção do eSocial”, destaca Jullian Creutzberg, coordenador de desenvolvimento dos sistemas de RH da IPM.

    O processo foi bem simples e rápido, da mesma forma que os testes realizados na Produção Restrita.

    “Às 8h04min, foi realizada a primeira comunicação com sucesso no ambiente de Produção do eSocial”, acrescenta Jullian.

    Primeira fase tem envio dos eventos de tabelas

    Nesta primeira fase, deve-se enviar as informações dos eventos de tabelas, iniciando pelas informações do empregador (S-1000), estabelecimentos (S-1005), lotação tributária (S-1020), processos administrativos e judiciais que envolvam tributação (S-1070) e a tabela de rubricas (S-1010). 

    No caso de evento de rubricas, a Portaria Conjunta SEPRT/RFB nº 71 de 29/06/2021 prevê que os integrantes do 4º grupo façam o envio até o início da 3ª fase, ou seja, 22/04/2022.

    E todos os eventos de tabela já podem ser gerados e enviados através do sistema Atende.Net pelos clientes IPM. Porém, é importante, antes de fazer o processo, realizar a execução das consistências para os respectivos eventos de tabela, verificando eventuais necessidades de ajustes na base de dados.

    Em caso de dúvida, os detalhes sobre os procedimentos para execução das consistências podem ser conferidos pelos clientes IPM na Nota Técnica nº 157/2018.

    Segunda fase da implantação demandará atenção

    A 2ª fase da implantação do eSocial Simplificado para o Grupo 4 está prevista para ser iniciada em 22/11/2021. E vai demandar mais atenção das entidades. “Acreditamos que haverá um desafio maior na 2ª fase, quando teremos o envio dos eventos não periódicos, envolvendo o cadastro de admissão de funcionários, seus afastamentos, desligamentos, etc”, avalia Jullian.

    Mas o sistema Atende.Net já está totalmente atualizado.

    “Em relação ao sistema, já estamos prontos. Porém, para implantação desta 2ª fase, há necessidade de um preparo maior das entidades, pois haverá algumas mudanças culturais na forma de conduzir os processos internos de Recursos Humanos”, explica Jullian.

    Os clientes IPM que quiserem informações adicionais sobre Procedimentos Iniciais, Geração e Envio dos Eventos ao eSocial via sistema Atende.Net podem acessar a Nota Técnica nº 173/2018.

    Ainda, Jullian reforça que todos os clientes IPM já podem realizar a geração dos eventos de tabelas e enviar ao ambiente de Produção do eSocial. “O Atende.Net conta com um sistema totalmente integrado, dispensando qualquer tipo de ferramenta ou ambiente externo para realizar o procedimento”, finaliza Jullian. 

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