Segurança de dados motiva nova fase em Biguaçu (SC)
Por
IPM
27 fev, 2024
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Última atualização: 27 maio às 14:53
Na gestão pública, onde milhares de dados são tratados diariamente, ter segurança nas informações que está trabalhando é fundamental. Mais do que isso, a qualidade dos dados implica na arrecadação de tributos, saúde municipal, qualidade de vida dos cidadãos, entre outros aspectos.
Em Biguaçu, município da Grande Florianópolis que abriga mais de 76 mil pessoas, a ausência dessa segurança de dados motivou a busca por um novo sistema de gestão integrada. Segundo Rafaela Alves da Cunha, Secretária Adjunta da Receita do Município, havia problemas desde a emissão de relatórios até pagamento de funcionários e tributos.
“A falta de segurança era nosso maior problema, a gente não conseguia confiança nos nossos documentos, no que encaminhava para o contribuinte. Nossos processos eram totalmente presenciais, o contribuinte vinha aqui e pegava uma senha, abria protocolo, apresentava toda a documentação, fazíamos um xerox de toda a documentação para colocar dentro da pasta, totalmente físico. Então a gente não tinha nada no digital”, explica.
Processos manuais afastavam a gestão pública do cidadão biguaçuense.
Após todo procedimento legal para contratação de uma empresa para prestar o serviço, a IPM Sistemas iniciou o processo de migração. Agora, a implantação do Atende.Net está sendo finalizada e os primeiros resultados são notados pela gestão municipal.
“Com a migração, a gente já está transferindo boa parte para o digital. Até mesmo na hora de abrir o processo, já é de forma remota. E estamos incentivando o contribuinte a já fazer de casa, pelo celular ou computador. Ainda não está 100%, mas já estamos caminhando”, complementa a Rafaela, que está a frente de uma das secretarias que mais movimenta a vida dos munícipes e o cofre municipal.
A falta de informações ou incerteza sobre os números apresentados se dava pela estrutura do sistema anterior, que funcionava parcialmente em nuvem, exigindo que os contribuintes e servidores tivessem um cadastro para cada órgão. A fragmentação criava inúmeros registros que conflitavam e oneravam a gestão acima do esperado.
Implantação em Biguaçu está em fase de finalização e já disponibiliza serviços digitais.
“Cada módulo era independente entre si, eles não conversavam. Então, por exemplo, na Procuradoria eu tinha um cadastro do contribuinte que constava o nome, mas não tinha CPF, endereço, não tinha nada. Mas quando ia para o tributo, tinha todas as informações, o cadastro estava completo. Então, a gente não conseguia confiar nos dados”, explica Valéria Cristina da Silva, Gerente de Administração da Dívida Ativa.
E mais do que promover insegurança, o software anterior de gestão criava retrabalho aos servidores, uma vez que precisavam conferir manualmente qualquer informação dada pelo sistema antes de entregar aos contribuintes.
“É frustrante querer fazer o seu trabalho da melhor maneira possível, da maneira mais eficiente, quando você não tem ferramentas para isso. A saúde mental fica bastante comprometida porque a gente fica estressado de não conseguir fazer nosso trabalho com excelência”, complementa Valéria.
Apesar disso, os servidores do município passaram os últimos anos investindo esforços pessoais para tocar as atividades de forma manual. O resultado premiou Biguaçu como 4º cidade mais empreendedora de Santa Catarina, segundo Ranking elaborado pelo Sebrae/SC com dados do Observatório de Negócios da instituição.
“Nosso objetivo maior é que daqui a um ano a gente esteja no digital, não só na receita, mas em todas as áreas da prefeitura, como saúde e educação. Que o munícipe consiga fazer tudo via digital, celular ou computador, da forma que ele achar melhor. Essa também é uma forma da gente se aproximar do cidadão e dele se sentir mais acolhido pela prefeitura e sem precisar sair de casa”, finaliza a Secretária Adjunta da Receita do município.
Equipe IPM responsável pela migração e implantação de Biguaçu. Nova era garantirá segurança e integração de dados.