O Município de Panambi, no Rio Grande do Sul, distribuiu tablets aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) como parte do novo protocolo adotado
para otimizar os atendimentos à população, por meio do aplicativo
Atende.Net ACS. Além disso, a
IPM capacitou os agentes de saúde para o uso da nova ferramenta que vai apoiar as atividades da equipe, especialmente em ações fora das unidades da rede básica.
Atende.Net-ACS: Panambi usa app para atendimentos de saúde

Agentes de saúde podem consultar informações da área a partir de qualquer dispositivo móvel, mesmo sem internet – Arte: IPM/Divulgação
A tecnologia desenvolvida pela
IPM Sistemas facilita e agiliza
a rotina dos ACS. A ferramenta, acessível em qualquer dispositivo que tenha o aplicativo instalado, inclusive offline, funciona tanto em equipamentos iOS quanto Android.
“Nosso aplicativo permite o registro de visitas domiciliares, gerenciamento de famílias, domicílios e integrantes, mesmo sem conexão com a internet, garantindo o envio dos dados quando o dispositivo estiver online. Dessa forma, os agentes comunitários de saúde podem realizar o trabalho de campo de forma digital, inclusive registrando a visita domiciliar e atualizando os cadastros in loco”, detalha o consultor técnico da IPM, no Rio Grande do Sul, Eduardo Potura.
O evento de entrega dos equipamentos no Município contou com a presença do prefeito, representantes da Atenção Básica e os coordenadores da Secretaria de Saúde de Panambi. Ao passo que a iniciativa ocorreu na véspera da data que marca o Dia do Agente Comunitário de Saúde (04/10).
Controle de georreferenciamento

Dados no app filtrados a partir da geolocalização – Arte: IPM/Divulgação
O aplicativo Atende.Net ACS possui a funcionalidade de filtro de dados por data no mapa. Dessa forma, a quantidade de registros de visitas domiciliares feitas em um determinado período e a localização precisa delas podem ser facilmente acessadas.
O uso da tecnologia é um dos pilares não apenas na saúde como também
em governo digital. Com o uso do
Atende.Net, ecossistema
100% em nuvem, Panambi virou referência em arrecadação e boas práticas fiscais, facilitando a vida dos cidadãos.
“Oferecer ferramentas modernas aos municípios é essencial para fortalecer a gestão da saúde. Quando disponibilizamos soluções tecnológicas acessíveis e eficientes, facilitamos o trabalho das equipes e garantimos um atendimento mais ágil e de qualidade para a população”, completa o consultor técnico da IPM.