A poucos meses de completar dois anos desde o começo da sua jornada de modernização, Morro da Fumaça (SC) inicia agora uma nova etapa: a digitalização de seus processos ligados ao setor de Recursos Humanos.
O pontapé da modernização
Morro da Fumaça, município da região Sul catarinense com cerca de 18 mil habitantes, adotou o Atende.Net em março de 2022 após um rigoroso processo de licitação onde a IPM Sistemas foi declarada vencedora.
Antes da migração, o cenário do município era parecido com a realidade de muitas cidades brasileiras, possuíam um sistema desktop restrito aos servidores com serviços públicos lentos, gastos excessivos com o uso de papel e sem conectividade com os cidadãos.
À época da migração, o Prefeito Agenor Coral comemorou a modernização digital de Morro da Fumaça. “Teremos mais agilidade e rapidez nas consultas, na baixa de ISS para empresas, na emissão do IPTU, etc. Essa mudança vem para beneficiar não só os servidores, como também os munícipes”, explicou.
Na ocasião, a prefeitura integrou Gestão, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Fundo Municipal de Esporte e Turismo, Fundo Municipal de Assistência Social, Fundação Municipal do Meio Ambiente e Fundo Municipal de Saúde por meio de tecnologia 100% em nuvem.
RH Digital: agilidade e integração
Depois de quase dois anos de uso de tecnologia de ponta para facilitar os processos digitais da prefeitura e conectar os cidadãos com a gestão, Morro da Fumaça resolveu investir na qualificação dos processos de recursos humanos da gestão.
Segundo o chefe do Departamento de Tecnologia da Prefeitura, Márcio Martinho, “a adoção de sistemas de gerenciamento e softwares especializados em RH permitiu a automação de muitos processos, como recrutamento, integração de funcionários, gestão de desempenho e folha de pagamento. Nossa prefeitura implantou o portal de autoatendimento para funcionários, no qual é possível acessar informações pessoais, solicitar férias, atualizar dados cadastrais e acessar documentos importantes”.
O objetivo das mudanças é otimizar as etapas de admissões e demissões da prefeitura, além de promover uma jornada melhor para os servidores da prefeitura. “Essas mudanças na rotina dos processos digitais de RH pretendem aumentar a eficiência, reduzir erros, melhorar a experiência do funcionário e permitir que os profissionais de RH se concentrem em atividades de maior valor agregado, como estratégias de gestão de talentos e desenvolvimento organizacional”, pontua Márcio.
A mudança permitirá que os funcionários enviem documentos de admissão pelo celular, bastando, assim, acesso à internet para acionar o setor de recursos humanos da gestão e dar sequência ao protocolo.
Tecnologia que impulsiona resultados
Desde que a administração de Morro da Fumaça iniciou a implementação do software para gestão pública da IPM Sistemas, o Atende.Net, o sistema já registrou mais de 773 mil acessos digitais para 54 serviços disponíveis para a população.
Em 2023, o município também ficou entre as cidades catarinenses que receberam reconhecimento de boas práticas em gestão pelo comitê avaliador do Congresso dos Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC).
A cidade também foi reconhecida pelo Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), ocupando a segunda posição no ranking estadual, em comparação com outras 295 cidades de Santa Catarina.
Ainda em 2022, a administração fumacense foi reconhecida pelo Selo Sebrae de Referência em Atendimento, se destacando na categoria Prata (de 81 a 90,99 pontos).
Todos esses reconhecimentos são frutos do investimento para construção de um governo digital. Ou seja, o reconhecimento do papel central dos cidadãos na administração pública, bem como a necessidade de investir em tecnologia de ponta para promover eficiência, integração, bem-estar e modernização.
A solução para governos digitais
O Atende.Net é um software para gestão pública 100% em nuvem, sem emuladores, desenvolvido pela IPM Sistemas. Assim, ele reúne as informações de todos os departamentos da Prefeitura em um banco de dados único.
Com a solução, gestores consultam, cruzam dados e geram relatórios e gráficos diversos em tempo real. A tecnologia é uma solução para gestão inteligente que auxilia cidades a conquistarem a modernização digital por meio de soluções inovadoras.
Além de suas soluções em recursos humanos, suas ferramentas digitais otimizam processos e reduzem a burocracia por meio da gestão de empenhos, ordens de compra, fiscalização, saúde, social, meio ambiente, cemitérios e demais áreas.
Tudo isso em um ambiente único, com acesso facilitado por aplicativo ou navegador.
Além disso, a IPM Sistemas é pioneira em Inteligência Artificial para gestão pública. Em maio de 2023, lançou a Dara, a primeira IA abrangente para o setor público. A tecnologia utiliza o mesmo modelo de solução cloud que já está presente no Atende.Net.
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