Lugar de mulher é onde ela quiser: inclusive na tecnologia!
Por
IPM
8 mar, 2021
Tempo de leitura: 3 mins
Última atualização: 27 maio às 14:51
As mulheres são administradoras e empreendedoras por natureza. Elas possuem excelente noção de gestão do tempo e das finanças, normalmente estando à frente da coordenação do lar, das compras, dos afazeres dos filhos. Mas quando se fala da porta da casa para fora, o cenário muda. Se a avaliação for sobre sua presença no setor da inovação, os números são muito diferentes. Mesmo sabendo-se que lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na tecnologia, não é bem assim que acontece.
Atualmente, 46,2% das empresas tradicionais no Brasil são fundadas por mulheres. No entanto, quando se fala em startups, a participação das mulheres ainda é mínima: só 4,7% são fundadas por mulheres. Os dados são da pesquisa “Female Founders Report 2021”, realizada pela empresa de inovação aberta Distrito em parceria com a Endeavor, rede global de empreendedorismo de alto impacto, e a B2Mamy, primeira empresa que capacita e conecta mães ao ecossistema de inovação.
Esse levantamento espera servir como um direcionamento para o aumento da representatividade feminina entre as novas empresas brasileiras de base tecnológica. “Queremos mais mulheres à frente das scale-ups, as empresas que mais crescem no país. Esses dados nos ajudarão a construir um diagnóstico, permitindo entender diferentes aspectos dos desafios enfrentados por estas empreendedoras ao longo de suas jornadas. Só assim teremos um ecossistema mais diverso e inclusivo”, diz Renata Mendes, diretora de relações institucionais e governamentais da Endeavor Brasil.
Presença feminina é notada e respeitada
Mesmo já tendo vivido ou ouvido histórias de preconceito, as mulheres não se deixam abater e buscam seu espaço. Tanto que encontram o apoio que precisam para se realizarem profissionalmente. É assim dentro da IPM Sistemas, onde a presença feminina não só é notada como valorizada. E não apenas no dia 8 de março: Dia Internacional da Mulher.
Além de contar com a presença de mulheres nas funções de analista, desenvolvimento e implantação, elas são destaque em todos os setores. Elas estão no administrativo, financeiro, jurídico e RH, incluindo cargos de chefia. Porque, afinal, lugar de mulher é onde ela quiser!
Confira vídeo com depoimento de profissionais da IPM