O Município de Guaíra, no Estado do Paraná, alcançou destaque nacional no último dia 21 de julho ao ser a primeira cidade brasileira com arrecadação de tributos com pagamento via cartão de crédito, de forma totalmente integrada ao sistema de gestão municipal, o Atende.Net. A inovação é fruto da parceria da Prefeitura com as empresas IPM Sistemas e IPM Fintech, especializadas na transformação digital do setor público e em tecnologia financeira, respectivamente.
Neste primeiro momento, já é possível efetuar o pagamento de qualquer tributo municipal em até 12 parcelas, incluindo IPTU, ITBI, taxas, e até valores já inscritos em Dívida Ativa. A primeira fase contempla pagamentos on-line por meio do Portal do Cidadão, acessível com cadastro próprio ou login único GOV.BR. Nos próximos dias, será lançado ainda o pagamento presencial, com máquinas físicas.
Quem ainda não pagou o IPTU de 2023 ou possui outros tributos pendentes já pode usufruir da tecnologia inovadora e aproveitar as vantagens e benefícios do pagamento com cartão de crédito, conforme destaca o coordenador de arrecadação do Município, Jaderson de Oliveira.
“Para quem soma pontos ou milhas, por exemplo, pode ser vantajoso parcelar os valores, ainda que seja cobrado pela empresa uma taxa pela operação. O pagamento via cartão é apenas mais uma opção de pagamento, para o contribuinte avaliar qual a melhor opção, já que continuará existindo o pagamento via boleto e Pix”, detalha o coordenador.
Diferentemente de soluções implementadas em outros municípios, Guaíra tem o pagamento de tributos via cartão de crédito funcionando de forma totalmente integrada ao sistema de gestão, o que dispensa baixas manuais e aumenta a segurança, comodidade, e velocidade da operação. Para o cidadão, isso significa que a opção de pagamento aparece no mesmo portal de autoatendimento e acesso aos serviços públicos municipais digitais, conectado em uma mesma solução e com login único.
Outro benefício importante ao cidadão fica nos prazos e velocidade da transação. No pagamento de tributos como o ITBI, tradicionalmente o contribuinte só teria a opção de pagamento à vista ou em até 6 parcelas em casos específicos de incapacidade financeira do contribuinte. Com a nova solução de pagamentos via cartão de crédito, há a opção de parcelamento em até 12 vezes, com repasse do valor em sua integralidade ao Município, deixando o contribuinte adimplente mesmo durante o pagamento as parcelas.
Pagamento de tributos via cartão de crédito é mais uma inovação na gestão pública
A IPM tem 27 anos de experiência no desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas para a transformação digital do setor público, e recentemente trouxe inovação também na conexão com o mercado financeiro. A IPM Fintech surgiu em 2022 como um spin-off da já consolidada operação da empresa, que segue expandindo sua atuação.
Para 2023, o foco é consolidar a operação da fintech, trazendo mais comodidade e reduzindo a inadimplência dos cidadãos. Com isso, a tecnologia permite aumentar a arrecadação municipal sem criar ou aumentar tributos, o que é uma proposta de valor interessante na medida em que a solução não tem custo aos Municípios. Neste processo, o primeiro lançamento da IPM Fintech é a solução de pagamento de tributos com cartão de crédito em conjunto com a IPM, já presente e em operação em Guaíra, no PR.
>> Fintech para gestão pública permite pagamentos de tributos em até 12x
>> Tempo recorde: São José migra 76 bancos de dados para cadastro único
>> Marechal Cândido Rondon reduz 75% do tempo de liberação de licenças com o Starter IPM