A IPM foi premiada como uma das melhores empresas do Brasil para mulheres, ao figurar em 23º lugar nacional no Ranking GPTW Diversidade 2022 – Mulher. O reconhecimento veio durante o 1º Great Summit, evento de 4 dias com encerramento no dia 23 de março, em São Paulo (SP). Ao todo, foram avaliadas mais de 4.000 empresas brasileiras, e somente 491 se qualificaram para concorrer no prêmio da categoria Mulher, resultando em 71 premiadas – 35 de médio porte (até 1.000 colaboradores), que é o caso da IPM, e outras 36 de grande porte.
Para definir as empresas premiadas, a consultoria global Great Place to Work considerou o nível de satisfação, engajamento, e relatos reais da experiência na IPM das colaboradoras, tudo obtido em pesquisas anônimas em todos os setores e cargos, e avaliou por completo as práticas e dados de equidade de gênero na IPM.
Para concorrer ao prêmio, além de manter um nível de satisfação e engajamento entre os melhores do Brasil, a IPM precisou comprovar que realmente é uma excelente empresa para as mulheres, em questões como representatividade feminina, oportunidades de desenvolvimento, reconhecimentos internos realizados, mobilidade interna, presença na liderança, e equiparação salarial.
IPM comemorando o reconhecimento GPTW Mulher como uma das 25 melhores empresas do Brasil para mulheres com o time de colaboradoras de Centro de Tecnologia, em Rio do Sul (SC). Foto: IPM/Divulgação.
Antes disso, a IPM já havia conquistado o selo GPTW em três anos seguidos, despontando como uma das melhores empresas do Brasil para trabalhar. A diferença é que hoje assume destaque nacional no ranking Mulher, elevando o nível de reconhecimento e com enfoque em um público tão importante na empresa.
A Gerente de Tecnologia & Inovação da IPM, Lúcia Mees, comemora o reconhecimento e destaca sua importância, afinal, a IPM é a única empresa de tecnologia para gestão pública de todo o Brasil a aparecer no ranking.
“Para nós, é uma honra enorme ser reconhecidos como uma das 25 melhores empresas do Brasil para mulheres. Essa conquista que não é minha, de outras lideranças, ou do time de Gente: ela é de todas as mulheres que transformam o futuro de cidades e pessoas conosco. É um reconhecimento merecido a todas nós que persistimos e inovamos de verdade na intersecção dos dois mercados mais dominados pelos homens: a tecnologia e a gestão pública. Somos apenas 18,5% das lideranças na gestão pública (BID), e 12,7% em tecnologia (Revelo). E em uma empresa de tecnologia para gestão pública, a IPM, unindo essas duas áreas tradicionalmente masculinas, somos ao menos 30% em todos os níveis, do estágio à alta gestão. Esse prêmio é nosso, e merecido. Mais que isso, é gratificante que, enquanto time, sejamos um exemplo para tantas meninas e mulheres do Brasil, mostrando que elas também podem trilhar uma trajetória brilhante e que há espaços que as reconhecem como merecem”, salienta Lúcia.
Equipe de colaboradoras da Sede Administrativa, em Florianópolis (SC), comemorando o reconhecimento da IPM como GPTW Mulher – uma das 25 melhores empresas do Brasil para mulheres trabalharem. Foto: IPM/Divulgação.
> Emprego: confira as vagas abertas na IPM Sistemas
> Prêmio Gupy Destaca: RH da IPM é eleito um dos mais inspiradores do Brasil
Prêmio GPTW é fruto de uma cultura de respeito, inclusão, e valorização
Apenas duas empresas de Santa Catarina, entre todos os portes, foram premiadas no GPTW Mulher. E a IPM é uma delas, o que é muito comemorado por Aldo Mees, CEO e Fundador da IPM.
“Sempre dissemos que ‘a tecnologia tem tudo a ver com as mulheres’, e de fato agimos conforme falamos: temos investido cada vez mais na representatividade feminina em todos os níveis de senioridade e setores, e promovido oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional. E as mulheres têm realmente feito a diferença e impulsionado nosso propósito e impacto. Não fizemos isso pensando em incluir por incluir: as mulheres têm realmente feito a diferença na IPM, liderando iniciativas de altíssima complexidade e impacto, e é mérito próprio que estejam alcançando resultados impressionantes e fora da curva”, destaca Aldo.
Lúcia alerta que o prêmio GPTW Mulher não é um reconhecimento de ações recentes ou específicas, pois a IPM tem fomentado a presença feminina em tecnologia desde a sua fundação, há mais de duas décadas. Ainda que a representatividade feminina em cursos de TI seja historicamente baixa, e o mercado ainda não esteja conseguindo manter a mesma presença de mulheres, a IPM age na contramão e com protagonismo, e por isso é destaque em suas ações e cultura. Algumas dessas práticas com impacto direto no prêmio GPTW Mulher incluem:
- Ênfase na representatividade feminina desde a contratação até presença efetiva entre as lideranças, incluindo alta gestão e liderança técnica, indo além da inclusão geral na empresa;
- Paridade salarial entre homens e mulheres, com acompanhamento próximo de gestores e RH e estudo contínuo dos dados para tomada de decisão;
- Investimento em treinamento e desenvolvimento contínuo do time, com Universidade Corporativa própria;
- Programas robustos de capacitação e desenvolvimento de lideranças com ênfase na liderança por propósito e comunicação, através do IPM Impulsiona;
- Onboarding estruturado focado na imersão na cultura IPM, entendimento de seu papel e propósito, e treinamento de preparação para a função;
- Processos seletivos holísticos e humanizados, com foco nas competências, e não em formações ou experiências específicas, e combate a vieses como os de gênero;
- Plano de Carreira focado em competências e contribuições, e não somente formação ou tempo de experiência;
- Ações focadas na atração de talentos sempre próximas de instituições de ensino, trazendo a representatividade e diversidade já no diálogo com estudantes nos semestres iniciais da graduação em tecnologia;
- Fortalecimento do senso de pertencimento e engajamento com comemorações mensais e temáticas, como o Dia Internacional das Mulheres.
Aldo Mees e Lúcia Mees receberam, em nome do time IPM, o reconhecimento como uma das 25 melhores empresas do Brasil para mulheres na cerimônia em São Paulo (SP). Foto: IPM/Divulgação.
“Temos orgulho de dizer que sempre mantivemos uma cultura pautada no respeito, ética, e equidade, e de investir nós mesmos na formação, atração, e seleção de novos talentos com programas pioneiros como o Jovens Talentos, que já formou mais de 1.000 novos profissionais em tecnologia. Não foram processos específicos que fizemos ou práticas novas que adotamos que fizeram a diferença: foi uma cultura que desde a sua concepção foi feita para incluir e valorizar nossos talentos independentemente de gênero, orientação sexual, nacionalidade, raça ou religião”, explica Lúcia.
Outros prêmios confirmam isso. Em 2022, a IPM recebeu notoriedade nacional com o 5º lugar nacional em Encantamento e 11º lugar nacional geral no Prêmio Gupy Destaca – 100 RHs que mais inspiram. Ainda, sua solução para gestão da saúde pública IPM Saúde foi eleita a melhor solução do Brasil para Cidades Inteligentes com o 1º lugar no 8º Prêmio Connected Smart Cities 2022 – categoria Negócios em Operação.
Perfil da IPM:
- Sede Administrativa em Florianópolis (SC)
- Centro de Tecnologia em Rio do Sul (SC)
- Atende.Net – solução completa para gestão pública inteligente, ágil, econômica e transparente, e com melhor prestação de serviços à sociedade
- 2 data centers próprios e exclusivos para clientes – Curitiba (PR) e Osasco (SP), em padrão tecnológico de ponta global
- + 700 órgãos públicos atendidos no Sul e Sudeste
- + 700 colaboradores
- + 1 milhão de usuários
- + 7 milhões de assinaturas digitais realizadas em 2022
- + 9 mil árvores poupadas por ano devido à transformação digital com a Atende.Net
- + 30 milhões de cidadãos impactados diretamente com mais facilidades
- + 150 milhões de acessos 100% digitais a serviços públicos em 2022
- 28 rankings e premiações destacaram clientes IPM em 2022, sendo 23 a nível nacional
Leia também
> IPM lança Inteligência Artificial para guiar ações de governo
> IPM Saúde é a melhor solução do Brasil para Cidades Inteligentes
> Websérie: Seja protagonista na construção do futuro com a IPM
> Websérie: por que a IPM é uma das Melhores Empresas para Trabalhar
Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube