Mapa de Governo Digital mostra aumento de 94% na busca por serviços municipais on-line

Mapa de Governo Digital mostra aumento de 94% na busca por serviços municipais on-line

Governo Digital
07 fev 2023

Praticamente dobrou a demanda por serviços municipais on-line, no Brasil, desde o início da pandemia de Covid-19. Conforme o Mapa de Governo Digital 2022, o crescimento foi de 94%. Além disso, o número de usuários cadastrados nos sistemas de atendimento digital das Prefeituras aumentou 61%. O estudo inédito foi realizado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME), com 155 Municípios de todas as regiões e com mais de 200 mil habitantes. 

Juntas, essas cidades participantes do estudo concentram 59% do PIB total brasileiro e 46,8% da população do País. Entre elas, estão 6 usuárias da tecnologia cloud computing para gestão pública Atende.Net IPM: Alvorada, Gravataí e Novo Hamburgo, do RS; Cascavel e Colombo, do PR; e Sumaré, de SP. 

Essa tendência on-line é confirmada por levantamento realizado pela IPM, que registrou 97 milhões de acessos a serviços municipais digitais pelo software Atende.Net em 2022, o que significa 37% a mais do que o registrado em 2021. Entretanto, considerando-se apenas os acessos via App, houve um salto de 318%, passando de 1,5 milhão para 6,5 milhões

“O Governo Digital tem por objetivo aumentar a eficiência e a transparência dos processos governamentais. Por meio das tecnologias digitais, como o aplicativo, é possível ampliar acesso à informação e aos serviços públicos. Ele é fundamental para as entidades públicas, pois permite a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população, além de reduzir custos e melhorar a gestão dos recursos públicos”, explica Kananda Mayer, que é coordenadora de Desenvolvimento de Software Governo Digital da IPM.

Estudo Mapa de Governo Digital 2022 mostra aumento de 94% na procura por serviços municipais on-line

Estudo Mapa de Governo Digital 2022 mostra aumento de 94% na procura por serviços municipais on-line. Imagem: Reprodução.

Prefeituras estão ampliando os serviços municipais digitais

Para realizar o seu levantamento, a IPM analisou dados de 200 Municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, que já usavam a tecnologia Atende.Net em 2021 e seguiram ao longo de todo o ano passado. Dessa forma, obteve indicadores reais de crescimento de Governo Digital, comprovando a tendência apontada pelo Mapa de Governo Digital 2022 de mais busca por serviços municipais on-line.

Uma dessas cidades foi Timbó (SC), que oferece atualmente 501 serviços para autoatendimento on-line. De 2021 para 2022, essa modalidade cresceu 26%. Se forem comparados os dados de 2020 em relação a 2022, o salto é de 135% no total de acessos a serviços municipais pela Internet, indo de 280 mil/ano para 656 mil/ano. Um número expressivo para um Município de 45,7 mil habitantes.

Software Atende.Net IPM no computador e no celular

Tecnologia para gestão pública Atende.Net IPM permite acesso 24h aos serviços municipais digitais, por computador, tablet ou celular com Internet. Foto: IPM.

>> Abaixo, confira alguns dos indicadores consolidados de crescimento de Governo Digital com uso da tecnologia IPM na comparação 2021 x 2022:

Rio Grande do Sul:

  • Acesso via APP Atende.Net: +552%
  • Acesso ao Autoatendimento: +33%
  • Abertura de Processo Digital: +29%
  • Acesso ao Portal da Transparência: +29%

Santa Catarina:

  • Acesso via APP Atende.Net: +289%
  • Acesso ao Autoatendimento: +35%
  • Abertura de Processo Digital: +43%
  • Acesso ao Portal da Transparência: +46%

Paraná:

  • Acesso via APP Atende.Net: +214%
  • Acesso ao Autoatendimento: +46%
  • Abertura de Processo Digital: +22%
  • Acesso ao Portal da Transparência: +58%

Tecnologia web permite uma gestão pública data-driven

Conforme o Mapa de Governo Digital 2022, houve melhoria na infraestrutura dos municípios, mas ainda há baixos níveis de integração de informações e sistemas. E isso dificulta cruzar dados e gerar relatórios e indicadores consolidados da gestão, impossibilitando uma administração data-driven, ágil e transparente. Esse estudo nacional também aponta ser necessário melhorar tanto os serviços aos cidadãos quanto promover redução de custos para operação. 

É exatamente isso que estão fazendo os usuários da tecnologia cloud computing para gestão pública Atende.Net, da IPM. Desenvolvida em plataforma única de dados, ela permite cruzar informações entre as diversas secretarias, bem como gerar gráficos e relatórios em tempo real, para uma gestão baseada em dados. 

Muito bom também para o cidadão, que pode fazer tudo pela Internet, com acesso 24h em qualquer dia. Isso porque, com a tecnologia IPM, as Prefeituras podem oferecer mais de 500 serviços para autoatendimento em seus portais (como visto em Timbó), evitando deslocamentos e filas. É a municipalidade promovendo a inclusão digital dos cidadãos.

Ainda, todos ganham com mais transparência, devido à disponibilização imediata dos dados à sociedade. Conforme o levantamento da IPM, os acessos aos Portais de Transparência atualizados pelo Atende.Net passaram de 15,6 milhões em 2021 para 22,7 milhões em 2022 – um aumento de 46%.

“Uma das principais vantagens do Governo Digital é a possibilidade de oferecer serviços de forma mais ágil e eficiente. Além disso, a digitalização de processos e a automatização de tarefas permitem a redução de erros, da burocracia e a agilidade no processamento de informações. A digitalização de processos e a automatização de tarefas reduzem os custos administrativos e melhoram a eficiência da gestão, inclusive proporcionando o aumento da transparência e da arrecadação municipal, sem a necessidade de mexer em taxas e impostos”, completa Kananda.

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