Ituporanga comemora economia e eficiência com processos digitais 

Ituporanga comemora economia e eficiência com processos e empenhamentos digitais 

Governo Digital
07 jun 2022

A Prefeitura de Ituporanga (SC), município com cerca de 25,6 mil habitantes no Vale do Itajaí, comemora a economia e a eficiência obtidas com a implantação de processos e empenhamentos digitais. Desde a implementação em janeiro de 2022, já foram tramitados mais de 15,2 mil processos digitais em diversos setores, gerando pelo menos R$ 5,8 mil de economia com papel e impressões. 

No entanto, o valor economizado neste 1º quadrimestre de uso deve ser ainda maior, conforme explica o prefeito Gervásio Maciel:

“Fizemos esse cálculo levando em conta que cada processo teria 8 páginas, que é o mínimo para tramitação, porém alguns mais complexos podem ter até 400 páginas, por exemplo, que deixam de ser impressas e que não ocupam mais um lugar físico na prefeitura”, afirma.

Essa nova forma de trabalhar também gera economia de tempo, ao deixar a rotina das equipes da Prefeitura mais fácil e ágil. Conforme destaca o prefeito Gervásio, antes da digitalização realizada com a tecnologia da IPM Sistemas, os processos impressos ficavam guardados fisicamente, exigindo tempo e paciência para localizá-los e consultá-los no Arquivo Morto. Agora tudo pode ser acompanhado on-line, com poucos cliques.

“Hoje temos o registro de cada etapa, do horário exato de cada movimentação, tudo que foi feito, o que garante muito mais transparência para a Administração Pública”, completa Gervásio.

Com a modernização digital, boa parte da tramitação de projetos, taxas e alvarás estão ocorrendo on-line. Com isso, o cidadão ituporanguense pode cadastrar suas solicitações de casa ou escritório, bem como fazer o acompanhamento dos trâmites em tempo real pela Internet. Após as aprovações, pode imprimir ou gerar um PDF e pagar as guias também de forma on-line, sem filas ou deslocamento até a Prefeitura. 

Assinaturas por meio digital dão agilidade à rotina do prefeito

A modernização digital da gestão ituporanguense também está facilitando a vida do prefeito. Com a implantação dos processos digitais, o chefe do executivo passou a assinar os empenhos digitalmente, já tendo realizado mais 4,3 mil assinaturas de forma on-line desde janeiro, ganhando agilidade e eficiência.

Além de rapidez e da economia de papel e materiais para impressão, há ganhos com mobilidade. Com o sistema Atende.Net na Prefeitura, que permite acesso 24h por dia via Internet, o prefeito Gervásio Maciel consegue seguir despachando mesmo quando está fora da Prefeitura. Foi o caso quando ele contraiu Covid e seguiu trabalhando de casa com toda a segurança e sem ter contato com outros servidores. 

Os benefícios do uso dessa tecnologia de última geração também são comemorados pelo contador geral da Prefeitura, Luis Augusto Scheeren. Ele destaca que a digitalização é o futuro da gestão pública. 

“As prefeituras precisam se adaptar em relação à tecnologia, se modernizar, porque esse é o futuro da gestão pública. A digitalização traz muitos benefícios, principalmente o fato de podermos acompanhar tudo do início ao fim”, conclui Scheeren.

Prefeitura de Ituporanga SC tem economia e eficiência com processos digitais

Cidadãos contam com diversos serviços oferecidos de forma digital no site da Prefeitura de Ituporanga, que utiliza tecnologia IPM.

Tecnologia IPM conecta departamentos e dispensa uso de papel

A Prefeitura de Ituporanga utiliza a tecnologia de última geração para gestão pública municipal Atende.Net, desenvolvida pela IPM Sistemas. Com cadastro único de dados e nativo web (sem emuladores), o software possibilita atualizar e consultar dados, bem como gerar relatórios estatísticos, em tempo real.

O coordenador de Marketing da IPM, Juliano Carneiro, explica que, por ser 100% em nuvem, o Atende.Net permite acesso 24h a partir de qualquer dispositivo com Internet (computador, tablet ou celular), facilitando e agilizando os processos administrativos, garantindo tomadas de decisão baseadas em dados, portanto, mais assertivas. E sem fazer uso de papel.

“As Prefeituras que utilizam o Atende.Net conseguem fazer toda a gestão em uma única plataforma, de forma simples e ágil, e sem usar papel em rotinas como empenhamentos, liquidações, pagamentos, compras e departamento pessoal, e o gestor utiliza assinatura digital em seus processos internos, tudo pela Internet, tudo em um único sistema, que é o mesmo que realiza os lançamentos em contabilidade, folha, arrecadação, compras e em outras áreas”, salienta Juliano Carneiro.

> Vídeo: 3 vantagens da modernização digital dos órgãos públicos 

Saiba mais sobre a tecnologia da IPM Sistemas:

> Governo Digital: Módulo Memorando simplifica a comunicação pública

> Portal da Transparência: 50 clientes IPM têm excelente avaliação do TCE-RS

> Tecnologia de inteligência fiscal aumenta a arrecadação das Prefeituras

> E-book gratuito tem tudo sobre o Novo Siafic e o Decreto 10.540/2020

> Rio do Sul incentiva empreendedorismo com tecnologia e integração à RedeSim

> Guaíra, Guarapuava e Tupãssi vencem Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae-PR

> Índice CFA 2022: 12 clientes IPM são destaque nacional em Governança Municipal

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página