A Prefeitura de Ituporanga (SC), município com cerca de 25,6 mil habitantes no Vale do Itajaí, comemora a economia e a eficiência obtidas com a implantação de processos e empenhamentos digitais. Desde a implementação em janeiro de 2022, já foram tramitados mais de 15,2 mil processos digitais em diversos setores, gerando pelo menos R$ 5,8 mil de economia com papel e impressões.
No entanto, o valor economizado neste 1º quadrimestre de uso deve ser ainda maior, conforme explica o prefeito Gervásio Maciel:
“Fizemos esse cálculo levando em conta que cada processo teria 8 páginas, que é o mínimo para tramitação, porém alguns mais complexos podem ter até 400 páginas, por exemplo, que deixam de ser impressas e que não ocupam mais um lugar físico na prefeitura”, afirma.
Essa nova forma de trabalhar também gera economia de tempo, ao deixar a rotina das equipes da Prefeitura mais fácil e ágil. Conforme destaca o prefeito Gervásio, antes da digitalização realizada com a tecnologia da IPM Sistemas, os processos impressos ficavam guardados fisicamente, exigindo tempo e paciência para localizá-los e consultá-los no Arquivo Morto. Agora tudo pode ser acompanhado on-line, com poucos cliques.
“Hoje temos o registro de cada etapa, do horário exato de cada movimentação, tudo que foi feito, o que garante muito mais transparência para a Administração Pública”, completa Gervásio.
Com a modernização digital, boa parte da tramitação de projetos, taxas e alvarás estão ocorrendo on-line. Com isso, o cidadão ituporanguense pode cadastrar suas solicitações de casa ou escritório, bem como fazer o acompanhamento dos trâmites em tempo real pela Internet. Após as aprovações, pode imprimir ou gerar um PDF e pagar as guias também de forma on-line, sem filas ou deslocamento até a Prefeitura.
A modernização digital da gestão ituporanguense também está facilitando a vida do prefeito. Com a implantação dos processos digitais, o chefe do executivo passou a assinar os empenhos digitalmente, já tendo realizado mais 4,3 mil assinaturas de forma on-line desde janeiro, ganhando agilidade e eficiência.
Além de rapidez e da economia de papel e materiais para impressão, há ganhos com mobilidade. Com o sistema Atende.Net na Prefeitura, que permite acesso 24h por dia via Internet, o prefeito Gervásio Maciel consegue seguir despachando mesmo quando está fora da Prefeitura. Foi o caso quando ele contraiu Covid e seguiu trabalhando de casa com toda a segurança e sem ter contato com outros servidores.
Os benefícios do uso dessa tecnologia de última geração também são comemorados pelo contador geral da Prefeitura, Luis Augusto Scheeren. Ele destaca que a digitalização é o futuro da gestão pública.
“As prefeituras precisam se adaptar em relação à tecnologia, se modernizar, porque esse é o futuro da gestão pública. A digitalização traz muitos benefícios, principalmente o fato de podermos acompanhar tudo do início ao fim”, conclui Scheeren.
A Prefeitura de Ituporanga utiliza a tecnologia de última geração para gestão pública municipal Atende.Net, desenvolvida pela IPM Sistemas. Com cadastro único de dados e nativo web (sem emuladores), o software possibilita atualizar e consultar dados, bem como gerar relatórios estatísticos, em tempo real.
O coordenador de Marketing da IPM, Juliano Carneiro, explica que, por ser 100% em nuvem, o Atende.Net permite acesso 24h a partir de qualquer dispositivo com Internet (computador, tablet ou celular), facilitando e agilizando os processos administrativos, garantindo tomadas de decisão baseadas em dados, portanto, mais assertivas. E sem fazer uso de papel.
“As Prefeituras que utilizam o Atende.Net conseguem fazer toda a gestão em uma única plataforma, de forma simples e ágil, e sem usar papel em rotinas como empenhamentos, liquidações, pagamentos, compras e departamento pessoal, e o gestor utiliza assinatura digital em seus processos internos, tudo pela Internet, tudo em um único sistema, que é o mesmo que realiza os lançamentos em contabilidade, folha, arrecadação, compras e em outras áreas”, salienta Juliano Carneiro.
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