Carteira de Vacinação Digital: Candelária (RS) usa tecnologia para facilitar atendimento ao cidadão

Carteira de Vacinação Digital: Candelária (RS) usa tecnologia para facilitar atendimento ao cidadão

Governo Digital
02 jul 2021

A Prefeitura de Candelária (RS), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, acaba de lançar a Carteira de Vacinação Digital aos cidadãos. Conforme a secretária de Saúde, Grazieli Priebe, o recurso permitirá compilar as informações de todo o esquema vacinal do munícipe, mantendo o histórico de imunizações atualizado e acessível.

Ainda, a secretária salienta a importância de utilizar os recursos da tecnologia para oferecer esse serviço de forma on-line para os candelarienses, e sem risco de extravios.

“Em qualquer lugar que você esteja, em qualquer país, terá acesso à sua carteira de vacinação. Então atualize seus dados, peça sua senha e utilize o sistema no seu celular”, destaca Grazieli.

“A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. É muito melhor e mais fácil prevenir uma doença do que tratá-la. É isso que as vacinas fazem”, reforça a secretária de Saúde.

Segundo explica Grazieli, a vacinação não só protege aqueles que recebem a vacina, como também ajuda a comunidade como um todo: “Quanto mais pessoas de uma comunidade ficam protegidas, menor é a chance de qualquer uma delas, vacinada ou não, ficar doente”.

Com a digitalização da carteira de saúde, portanto, o modelo em papel é aposentado. Ou seja, tudo será anotado e consultado de maneira virtual. Com o aplicativo Atende.Net, pode-se verificar todo o esquema vacinal registrado no sistema de saúde. Com poucos cliques, por exemplo, é possível conferir a data de aplicação de qualquer vacina, seu lote, a dose e o local. Inclusive contra a Covid-19.

Vídeo: 5 vantagens da Computação em Nuvem na gestão pública

Como acessar a Carteira de Vacinação Digital de Candelária

  1. Acesse o site da Prefeitura Municipal de Candelária;
  2. Faça o seu cadastro de cidadão (no canto superior direito da tela);
  3. Em seguida, vá até a loja virtual do seu celular e baixe o App Atende.Net;
  4. Acesse o aplicativo informando seu login e senha;
  5. Por fim, escolha a aba Saúde e confira suas informações na Carteira de Vacinação.

Observação: O App Atende.Net é gratuito e compatível com qualquer sistema operacional.

Durante o lançamento na cidade, o coordenador de Informática da Prefeitura de Candelária, Tales Heinze Machado, reforçou que o cadastramento é simples e totalmente gratuito.

“Após o cidadão realizar seu pedido de cadastramento, será feita uma análise para, em seguida, liberar o acesso do usuário. É importante lembrar que aparecerão todas as vacinas cadastradas no sistema. Dessa forma, o usuário poderá acessar suas informações em qualquer lugar que tenha Internet para acessar o aplicativo”, completa.

Tecnologia facilita o atendimento e qualifica a gestão pública

A Prefeitura de Candelária, município gaúcho de 31,4 mil habitantes, conforme registro do IBGE, utiliza o sistema de gestão pública Atende.Net. O software é desenvolvido pela IPM Sistemas em plataforma única e 100% em nuvem.

A IPM também desenvolveu o aplicativo que dá acesso à Carteira de Vacinação Digital. Essa funcionalidade foi criada pelo núcleo de Saúde do Centro de Tecnologia IPM, liderado pelo coordenador de Desenvolvimento, Cássio Andersen.

“Em tempos de pandemia, é importante prezar pela saúde e bem-estar de todos. Pensando nisso, com muita tecnologia e inovação, a IPM está sempre desenvolvendo novas soluções para que a população esteja segura e possa ter acesso aos serviços de saúde na palma de sua mão”, destaca Cássio. “Dessa forma geramos, cada vez mais, valor e confiabilidade para a gestão pública, para que seja executada de forma eficiente”, completa.

Além de Candelária, todos os demais municípios que utilizam o sistema Atende.Net podem implantar a Carteira de Vacinação Digital, desde que tenham APP contratado. Para tanto, basta entrar em contato com a equipe IPM.

Vídeo: veja como a tecnologia IPM ajuda a construir Cidades Inteligentes

LEIA TAMBÉM:

> Novo Siafic: entenda o que muda com o Decreto 10.540

> Processos digitais: Santa Rosa faz análise de viabilidade locacional em 10 segundos

> São João do Polêsine comemora migração e lista 10 benefícios do Atende.Net

> Como o Workflow acelera a resolução de processos nos órgãos públicos

> Clientes IPM lideram ranking nacional de atendimentos ao empreendedor

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página