A Prefeitura de Garopaba, município da região Sul de Santa Catarina, entrou na Era Digital com a implantação do sistema de gestão pública 100% em nuvem e de plataforma única da IPM Sistemas em outubro de 2021. Desde então, já foram liberados 66 serviços no Portal de Autoatendimento, e com ótima adesão da população.
Só no primeiro trimestre de 2022 foram realizados mais de 394 mil acessos – o que dá uma média de 131 mil autoatendimentos mensais. Para fins comparativos, é como se cada um dos 24 mil habitantes do município tivesse realizado 16 autoatendimentos nesses três primeiros meses do ano direto do conforto de casa ou escritório – sem precisar se deslocar até o Paço Municipal.
Esses serviços incluem abertura de protocolos, emissão de guias de IPTU, ISS e Alvará, consultas de Licitações e de Processos Digitais, por exemplo. Aos poucos, todos estão sendo disponibilizados no mobile (celulares), pelo aplicativo Atende.Net (disponível para Android e IOS). Inclusive, do total de acessos já realizados desde o início deste ano, mais de mil já foram pelo App.
E tem mais novidades chegando. A mais recente é a possibilidade de o cidadão realizar, pelo site, a simulação e parcelamento de débitos não ajuizados, com o cálculo automático do desconto e a geração dos boletos para pagamento. Conforme o Diretor de TI da Prefeitura de Garopaba, Roberto Bento, o objetivo é alcançar a marca de 100 serviços oferecidos pelo portal do Autoatendimento, à medida que vão sendo informatizados mais processos.
“E mais novidades virão, com a implantação dos processos digitais em mais departamentos, com mais serviços sendo liberados no App. A tendência é sermos uma Prefeitura zero papel”, salienta Roberto Bento.
Site da Prefeitura de Garopaba (SC) já disponibiliza 66 serviços no Portal de Autoatendimento, com meta de chegar a 100.
Diretor de TI define implantação da tecnologia inovadora da IPM como “divisor de águas”
O Diretor de TI da Prefeitura de Garopaba destaca que, desde 2021, a administração municipal trabalha numa linha de inovação, de novas tecnologias, quebrando paradigmas ao trocar o analógico pelo digital.
“É um grande divisor de águas esse sistema que foi ativado em outubro. Em menos de seis meses, essa nova tecnologia nos possibilitou colocar em prática uma plataforma com Autoatendimento e acompanhamento das Obras Públicas, um novo Portal da Transparência, e um novo site e aplicativo, ferramentas que vêm ao encontro desse novo momento de inovação”, salienta Roberto Bento.
Além do melhor atendimento aos cidadãos e do aumento da transparência da gestão pública garopabense, o sistema Atende.Net, da IPM Sistemas, tem proporcionado maior celeridade em processos e economia de papel e de tempo.
“Muitos trâmites internos estão sendo agilizados, com economia de papel e redução de burocracia. Até mesmo a nossa comunicação com a Câmara de Vereadores está otimizada, com os processos sendo encaminhados de forma digital, com segurança e maior controle. E vem muito mais, pois ainda há muito caminho pela frente, com muitas coisas a serem melhoradas”, comemora Roberto Bento.
Cidadão ganhou plataforma digital para acompanhar as obras públicas
Os números comprovam a transformação digital que está sendo promovida na Prefeitura de Garopaba, resultando em uma gestão mais moderna e eficiente. E com ótimos ganhos também em transparência, com a disponibilização de um espaço exclusivo para a população acompanhar o andamento de todas as obras públicas realizadas no município.
Desde fevereiro, a comunidade tem acesso à lista de todas as obras e ações realizadas pela Prefeitura de Garopaba ao acessar o site da Prefeitura. Na opção Obras e Ações, é possível consultar detalhes sobre pavimentações em andamento, construções e reformas de prédios, assim como os projetos futuros da Prefeitura.
O munícipe tem acesso a informações sobre os contratos, pagamentos, empenhos, medições, além de imagens atualizadas de cada obra. Tudo de forma muito fácil e simples, direto de casa ou do escritório pela Internet, e com poucos cliques.
Destaque na imprensa
Modernização tem sido destaque na imprensa, como nesta matéria publicada pelo Portal A Hora, que destacou os números de janeiro e fevereiro de 2022.
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