Previne Brasil 2022: clientes IPM em destaque aumentam 212,5%

Previne Brasil: IPM aumenta em 212,5% o número de clientes destacados em 2022

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09 fev 2023

O Ministério da Saúde (MS) tem emitido rankings quadrimestrais de desempenho dos Municípios no Programa Previne Brasil, destacando os que atingem a partir de 7,0 pontos (vai até 10). O resultado do último quadrimestre de 2022 (3Q) acaba de sair, trazendo 50 clientes IPM em destaque, o que significa 212,5% de aumento no acumulado do ano: foram 16 no 1Q e 31 no 2Q. 

Esses clientes utilizam o IPM Saúde, que foi eleito como a melhor solução do Brasil para Cidades Inteligentes com o 1º lugar no 8º Prêmio Connected Smart Cities – categoria Negócios em Operação, em outubro de 2022. Dentre suas diversas funcionalidades, oferece rotinas para exportações, validações e automações, que fazem com que os dados preenchidos sejam validados e aceitos pelo Ministério da Saúde, melhorando os indicadores dos Municípios.

E a IPM, além de manter-se em dia quanto às regras que são constantemente atualizadas pelo Previne Brasil, presta orientações personalizadas para que os Municípios alcancem seus objetivos. Isso inclui oferta de manuais, notas técnicas disponibilizadas na Base de Conhecimento IPM e treinamentos. 

Juliane Kehrvald, analista de Customer Success da IPM, explica que a equipe faz contato com o cliente para melhorar a usabilidade do sistema, o que qualifica a produção e, consequentemente, aumentou a pontuação no Previne Brasil em 2022. Além disso, ajuda a mensurar os registros por meio de relatórios e painéis.

“Nas primeiras reuniões, nós mapeamos os dados e orientamos em que o cliente pode melhorar, seja no registro ou no ajuste da informação que volta do PEC. A partir disso, iniciamos uma série de configurações e ações facilitadoras, como a configuração dos Grupos de Atendimento que, ao ser selecionado no Atendimento, sugere o CIAP que o Previne solicita dentre suas regras, e carrega o procedimento SIGTAP indicado”, conta Juliane.

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Veja alguns dos destaques IPM no Previne Brasil 2022:

  • Jacinto Machado (SC) subiu da nota 2,34 (1Q) para 7,34 (2Q) e fechou 2022 com 7,72 (3Q), o que significa uma evolução de 230%.
  • São Gonçalo do Sapucaí (MG) subiu de 4,39 (1Q) para 7,19 (2Q) e fechou o ano com 9,04 (3Q), o que significa uma evolução de 106%.
  • Tupãssi (PR) saiu de nota 4,73 (1Q) para 6,17 (2Q) e fechou 2022 com 9,13 (3Q), tendo um crescimento de 93%.
  • Chapadão do Lageado (SC) evoluiu 81%, indo de 4,50 (1Q) para 8,10 (2Q) e, agora, 8,13 (3Q). 
  • Senador Salgado Filho (RS) foi de 5,61 (1Q) para 7,21 (2Q) e fechou o ano com 8,06 (3Q), numa evolução de 44%
  • Benedito Novo (SC) saiu de 6.07 (1Q) para 8.20 (2Q) e 8.72 (3Q), evoluindo 43,6%
  • Santa Izabel do Oeste (PR) aumentou sua pontuação em 28%, indo de 7,21 (1Q) para 9,16 (Q2) e, agora, 9,20 (3Q).
  • Mamborê (PR) saiu de 7,27 (1Q) para 8,56 (2Q) e 9,26 (3Q), num crescimento de 27%.

reprodução do painel previne brasil tecnologia ipm saude

Tecnologia IPM Saúde mostra evolução dos indicadores para os gestores, com o objetivo de qualificar o trabalho e melhorar o desempenho no Previne Brasil. Imagem: IPM/Reprodução.

Tecnologia ajuda a garantir maior repasse de verba

O Programa Previne Brasil foi criado pela Portaria nº 2.979/2019, como o novo modelo de financiamento dos Municípios – equilibrando valores per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária. Dessa forma, o repasse de verbas passou a ocorrer conforme a produção enviada pela APS – Atenção Primária à Saúde. Para garantir os recursos, é fundamental cumprir o máximo possível das metas. 

E o IPM Saúde é uma tecnologia inovadora e completa para gestão municipal da saúde pública, nativa web (sem emuladores) e com atualização em tempo real. Além da visão geral da gestão da saúde pública municipal, oferece um painel de acompanhamento instantâneo, que apresenta detalhamentos de porcentagem e dados que estão consistentes ou não, conforme as métricas do programa nacional.

Além disso, permite personalizar as configurações do acompanhamento das metas a serem cumpridas pelo município e pelas unidades de saúde. E, com o apoio do time de Customer Success IPM, os gestores da saúde conseguem ajustar seus planos de ação de forma a cumprir o máximo de requisitos antes do fechamento do quadrimestre. 

grafico que relaciona numero de familias com unidades de saude para previne brasil

Entre as diversas funcionalidades, o IPM Saúde oferece gráficos relacionando o número de famílias às unidades de saúde, qualificando a gestão dos indicadores do Previne Brasil. Imagem: IPM/Reprodução.

Agora confira todos os clientes IPM em destaque no último quadrimestre de 2022 do Previne Brasil (em ordem alfabética):

  • Rio Grande do Sul: Arroio do Tigre, Candelária, Coronel Bicaco, Dois Irmãos, Estrela, Estrela Velha, Gravataí, Guaíba, Lagoa Vermelha, Parobé, Pinhal, Santa Rosa, Sapiranga, Sede Nova, Senador Salgado Filho, Vera Cruz.
  • Santa Catarina: Agrolândia, Benedito Novo, Caxambu do Sul, Chapadão do Lageado, Fraiburgo, Itá, Jacinto Machado, Lontras, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Rio dos Cedros, Rodeio, São Carlos, Três Barras, Videira.
  • Paraná:Araucária, Boa Esperança do Iguaçu, Campo Largo, Cascavel, Castro, Dois Vizinhos, Entre Rios do Oeste, Mamborê, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Pato Bragado, Rio Negro, Santa Helena, Santa Izabel do Oeste, Terra Roxa, Tupãssi.
  • Minas Gerais: São Gonçalo do Sapucaí.

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