
O Ministério da Saúde (MS) tem emitido rankings quadrimestrais de desempenho dos Municípios no Programa Previne Brasil, destacando os que atingem a partir de 7,0 pontos (vai até 10). O resultado do último quadrimestre de 2022 (3Q) acaba de sair, trazendo 50 clientes IPM em destaque, o que significa 212,5% de aumento no acumulado do ano: foram 16 no 1Q e 31 no 2Q.
Esses clientes utilizam o IPM Saúde, que foi eleito como a melhor solução do Brasil para Cidades Inteligentes com o 1º lugar no 8º Prêmio Connected Smart Cities – categoria Negócios em Operação, em outubro de 2022. Dentre suas diversas funcionalidades, oferece rotinas para exportações, validações e automações, que fazem com que os dados preenchidos sejam validados e aceitos pelo Ministério da Saúde, melhorando os indicadores dos Municípios.
E a IPM, além de manter-se em dia quanto às regras que são constantemente atualizadas pelo Previne Brasil, presta orientações personalizadas para que os Municípios alcancem seus objetivos. Isso inclui oferta de manuais, notas técnicas disponibilizadas na Base de Conhecimento IPM e treinamentos.
Juliane Kehrvald, analista de Customer Success da IPM, explica que a equipe faz contato com o cliente para melhorar a usabilidade do sistema, o que qualifica a produção e, consequentemente, aumentou a pontuação no Previne Brasil em 2022. Além disso, ajuda a mensurar os registros por meio de relatórios e painéis.
“Nas primeiras reuniões, nós mapeamos os dados e orientamos em que o cliente pode melhorar, seja no registro ou no ajuste da informação que volta do PEC. A partir disso, iniciamos uma série de configurações e ações facilitadoras, como a configuração dos Grupos de Atendimento que, ao ser selecionado no Atendimento, sugere o CIAP que o Previne solicita dentre suas regras, e carrega o procedimento SIGTAP indicado”, conta Juliane.
>> IPM Saúde é eleita a melhor solução do Brasil para Smart Cities
>> Segurança e Medicina do Trabalho: 12 motivos para usar tecnologia IPM
Tecnologia IPM Saúde mostra evolução dos indicadores para os gestores, com o objetivo de qualificar o trabalho e melhorar o desempenho no Previne Brasil. Imagem: IPM/Reprodução.
O Programa Previne Brasil foi criado pela Portaria nº 2.979/2019, como o novo modelo de financiamento dos Municípios – equilibrando valores per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária. Dessa forma, o repasse de verbas passou a ocorrer conforme a produção enviada pela APS – Atenção Primária à Saúde. Para garantir os recursos, é fundamental cumprir o máximo possível das metas.
E o IPM Saúde é uma tecnologia inovadora e completa para gestão municipal da saúde pública, nativa web (sem emuladores) e com atualização em tempo real. Além da visão geral da gestão da saúde pública municipal, oferece um painel de acompanhamento instantâneo, que apresenta detalhamentos de porcentagem e dados que estão consistentes ou não, conforme as métricas do programa nacional.
Além disso, permite personalizar as configurações do acompanhamento das metas a serem cumpridas pelo município e pelas unidades de saúde. E, com o apoio do time de Customer Success IPM, os gestores da saúde conseguem ajustar seus planos de ação de forma a cumprir o máximo de requisitos antes do fechamento do quadrimestre.
Entre as diversas funcionalidades, o IPM Saúde oferece gráficos relacionando o número de famílias às unidades de saúde, qualificando a gestão dos indicadores do Previne Brasil. Imagem: IPM/Reprodução.
>> 6 motivos para usar tecnologia web para gerir a Vigilância Sanitária municipal
>> Vigilância em Saúde: como a tecnologia facilita a gestão municipal
>> Gestão municipal da água: 6 vantagens do uso da tecnologia
>> Memorando digital simplifica a comunicação pública
>> Gestão de Obras e Posturas: 7 benefícios do uso da tecnologia
Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube