[Artigo] Brasil mais perto da nuvem - por Aldo Luiz Mees, diretor-presidente - IPM

[Artigo] Brasil mais perto da nuvem – por Aldo Luiz Mees, diretor-presidente

Artigo
15 jun 2018

por Aldo Luiz Mees, administrador de empresas e diretor-presidente da IPM Sistemas

O Brasil subiu quatro posições no ranking elaborado pela BSA | The Software Alliance para aferir a qualidade das políticas de computação em nuvem entre 24 nações. Os países são escolhidos com base na sua liderança no mercado de TI, e da última edição do estudo (2016) para a deste ano, divulgada há poucos dias, ficamos à frente da Tailândia, Índia, Rússia, China, Indonésia e Vietnã. Claro que gostaríamos de estar no topo da lista, mas essa reação já é sinal de que o paradigma está mudando.

A previsão otimista não é apenas um desejo, mas sim uma percepção dos gigantes deste segmento. Basta observar o que disse o porta-voz mundial da Amazon Web Services (AWS) para o setor público, Jeff Kratz, em entrevista recente: para ele, “toda a América Latina tem sido proativa (…) na busca pela redução da burocracia, das reformas e da digitalização. Os próprios cidadãos querem acelerar”, diz o executivo de uma das maiores multinacionais de cloud computing do mundo. Quem está na ponta, atendendo às cidades brasileiras e fornecendo tecnologia para a promoção da transformação digital, já percebeu que quase 100% das prefeituras que usavam softwares e servidores locais dedicados há três anos já migraram para a nuvem. O motivo? A desmistificação do processo de migração, que evoluiu em agilidade, segurança e eficiência.

É fácil entender: a atividade-fim das gestões públicas municipais nunca foi o armazenamento e processamento de dados, mas sim o atendimento das demandas dos cidadãos. Sem know-how específico para isso, e atreladas às exigências legais na hora de comprar e contratar, muitas cidades montaram verdadeiros parques de TI para manter rodando seus sistemas. O tempo passou, eles ficaram obsoletos e, por não contarem com a segurança e acessibilidade de uma plataforma online, transformaram o que era pra representar modernidade em empecilho ao desenvolvimento. Apesar da ineficiência, o medo de perder dados e parar a máquina fez muitos prefeitos e legisladores postergarem a evolução.

Felizmente a migração de sistemas desktop e offline para a cloud evoluiu e hoje consegue-se transportar todos os dados de anos de digitalização de uma cidade para uma nova plataforma, integrada, online, segura e acessível em pouquíssimos dias. Além da agilidade, os protocolos permitem a operação simultânea sem que serviços essenciais como a prestação de contas, RH e receita tenham que parar. A evolução é natural e não facultativa —  ou o mercado de computação em nuvem não teria a previsão de atingir os US$ 162 bilhões em operações nos próximos dois anos.

O novo jeito de fazer gestão pública interessa diretamente aos cidadãos, ainda que eles não sejam especialistas na tecnologia. Ela é fundamental para a transformação das instituições, desde a melhoria na distribuição de recursos e até da vida em sociedade. Dessa forma os entraves para o crescimento econômico e desenvolvimento social deixarão de ser, literalmente, parte integrante do sistema.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página