Prefeitura de Paranaguá (PR) investe em inteligência fiscal - IPM

Prefeitura de Paranaguá (PR) investe em inteligência fiscal

Arrecadação
18 mar 2024

A prefeitura de Paranaguá (PR) deu mais um passo rumo a evolução dos serviços públicos digitais. A gestão finalizou na última semana a implantação do Fiscal S-2, da IPM Sistemas, uma solução que facilita a cobrança de tributos e promove a fiscalização ativa por meio de inteligência fiscal.

O município de mais de 150 mil habitantes já utilizava a primeira versão, mas iniciou em março a migração para o módulo superior. O trabalho de organização iniciou em janeiro, quando foram executadas as ações de preparação das empresas para a mudança.

Inicialmente foi realizado contato com os emissores de nota que utilizavam a emissão via webservice (que emite por seu sistema interno e integra com a prefeitura), informando sobre a mudança. Então, a prefeitura disponibilizou um webinar e acesso a um ambiente de homologação para que as empresas iniciassem o processo de adequação a nova solução.

Um suporte direto com as empresas portuárias foi realizado, afim de garantir o correto funcionamento das emissões de notas, já que estas empresas possuem um fluxo alto em quantidade e valor de nota.

Outras duas rodadas de eventos como webinars gratuitos apresentando as novas funcionalidades do sistema foram realizados, com foco específico nas empresas de contabilidade, bancos e empresas que emitem a nota de maneira manual via sistema. Dessa forma, as empresas ficaram aptas para realizar a emissão e escrituração de notas.

Segundo o chefe do Departamento de TI da Prefeitura, Tabajara Machado de Souza Júnior, todo processo de preparação e contato com os usuários foi feito para minimizar o impacto e maximizar o uso da ferramenta. “Nossa gestão teve um cuidado em fazer com que os munícipes e empreendedores compreendessem a importância da mudança, que foi feita com segurança e agilidade para garantir rápida disponibilidade“, explica.

Internamente, o município também realizou a preparação dos auditores fiscais, por meio de apresentação do novo sistema e funcionalidades. E durante a semana de implantação, foi criada uma central de atendimento exclusiva para realizar suporte e auxiliar os contribuintes sobre a mudança e possíveis dúvidas.

A tecnologia moderna e conceituada no mercado, permitirá que Paranaguá faça parte do conjunto de governos digitais que investe não só em facilidades para a gestão, mas em qualidade de atendimento para os cidadãos. Queremos ter um processo confiável, seguro e que permita nosso município seguir crescendo“, finaliza Tabajara Machado.

Todas essas ações impulsionam a contribuição e facilitam o aumento na arrecadação da cidade, uma vez que as funcionalidades do Fiscal S-2 automatizam o trabalho operacional, facilitam análises fiscais, notificam contribuintes e tornam a gestão operacional mais eficiente por meio de workflowx, agendamento de tarefas automatizadas, cadastro único e assinatura digital.

Conheça a história de transformação digital do município de Pinhalzinho (SC).

A modernização da administração pública é urgente e a eficiência da gestão depende não só de bons gestores, mas também do uso de ferramentas tecnológicas que facilitem governos digitais.

Se você quer saber mais vantagens de implementar o Atende.Net, software de gestão em nuvem, fale com um de nossos consultores agora mesmo.

Leia também:

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página