O Módulo Simples Nacional do Atende.net atualizou e agora a maneira como o município gerencia as informações enviadas pela Receita Federal, ficou mais simples.
Anteriormente, cada município tinha que acessar manualmente o portal da Receita Federal, fazer o download de um arquivo de texto (.txt) com informações de todas as movimentações das empresas inscritas no regime Simples Nacional e, em seguida, importar esse arquivo no Atende.net, para fazer a separação e manter apenas os dados relevantes das empresas estabelecidas em sua jurisdição.
Pensando em dar mais eficiência, economia de tempo e otimização de recursos para o Município, a IPM desenvolveu uma solução centralizada.
Agora, o nosso servidor central será responsável por baixar os arquivos PGDAS-D 2018 e PGDAS-MEI diretamente da Receita Federal e, de forma automatizada, processar as informações.
O servidor separa os dados específicos de cada município e envia apenas as informações que interessam diretamente aos nossos clientes. Isso significa que as movimentações e declarações das empresas locais são recebidas de maneira precisa, rápida e automática. Não sendo mais necessário que os servidores municipais façam o download e importação dos arquivos manualmente.
“Essa automatização permite que nossos clientes possuam os dados do simples nacional sempre atualizados, sem a necessidade de intervenção manual dos servidores municipais. Permitindo, dessa forma, a otimização do seu tempo de trabalho, podendo se dedicar em ações estratégicas de fiscalização com os dados obtidos”, explica Hueliton Bagio, Coordenador de Desenvolvimento do Atende.net Fiscal.
Benefícios para os Municípios
Essa atualização no Módulo Simples Nacional gera uma série de benefícios para os Municípios:
- Economia de tempo: o processo manual de download e tratamento de dados foi completamente automatizado. O município recebe apenas as informações que lhe dizem respeito, diretamente no sistema Atende.net, de forma ágil e prática;
- Redução de erros: ao eliminar a manipulação manual de grandes volumes de dados, diminuímos a chance de erros e inconsistências no processo de separação das informações;
- Acesso imediato: as informações estão prontamente acessíveis nas consultas relacionadas, permitindo uma gestão mais rápida e eficiente dos dados das empresas do município;
- Informações acessíveis: dados disponíveis para cruzamentos de inteligência fiscal, “malha fina” do Robot de Fiscalização, relatórios e gráficos estatísticos;
- Compartilhamento das informações com o módulo de Nota Fiscal Eletrônica, permitindo que o sistema calcule automaticamente o faturamento e alíquota das empresas enquadradas no Simples Nacional;
- Maior segurança e confiabilidade de dados, garantido que todos os dias os dados estarão importados. Evitando esquecimentos e problemas técnicos na importação.
Segundo o coordenador, este é mais um passo na otimização das rotinas municipais, “uma vez que estas informações estão atualizadas diariamente, de forma automática, no Atende.net, traz segurança no uso das mesmas para rotinas de fiscalização, permitindo que o Fisco apure inconsistências e possa otimizar a arrecadação de ISSQN”.
Disponibilidade e gratuidade
Essa atualização foi disponibilizada gratuitamente para todos os clientes do Atende.Net (Fiscal S-2) a partir de 02 de setembro.
A IPM está comprometida em oferecer soluções que otimizem a gestão pública e que auxiliem no desenvolvimento de uma administração municipal mais eficiente e transparente.
Com essa nova funcionalidade, o Atende.Net reafirma seu papel como uma ferramenta essencial para a gestão pública, proporcionando soluções que agregam valor e facilitam o dia a dia dos gestores municipais.
“Temos como meta eliminar o trabalho manual e repetitivo dos usuários do Atende.net, permitindo que se dediquem em funções estratégicas de fiscalização e aumento de receita”, conclui Hueliton Bagio.
Leia mais sobre o Fiscal e Módulo Simples Nacional