Logo Ipm Sistemas
IPM

IPM lança aplicação de Inteligência Artificial no Portal da Transparência: entenda como funciona

  • Foto do Autor Por IPM
  • 22 ago, 2025
  • Tempo de leitura: 5 mins
  • Última atualização: 22 ago às 11:44
Banner Dara, IA IPM
  • Instagram Ipm Sistemas
  • Youtube Ipm Sistemas
  • A IPM Sistemas inovou mais uma vez. Agora, a Dara, Inteligência Artificial (IA) exclusiva da empresa e que atua em diferentes áreas da gestão pública, também está no Portal da Transparência dos municípios atendidos pela tecnologia. O ecossistema de IA trabalha de forma ágil e eficiente para responder dúvidas, sugerir pesquisas e apresentar resultados de forma simples.

    Inteligência Artificial Dara no Portal da Transparência

    Entre as maiores dificuldades da gestão pública está atualmente a manutenção da transparência de forma prática. Além de disponibilizar de fato as informações para a população, é necessário garantir o fácil acesso a elas. Dessa forma, a IPM Sistemas desenvolveu uma nova aplicação da IA Dara, agora como assistente inteligente no Portal da Transparência.

    O que a novidade faz?

    A IA permite que os cidadãos consultem informações e dados no portal com mais facilidade de fato. Usando a ferramenta, é possível obter resultados para perguntas como:

    • Qual o salário do prefeito?
    • Qual foi a arrecadação do primeiro trimestre com Imposto Sobre Serviços (ISS)?
    • Quantos funcionários o município tem contratado?

    Quais os benefícios da Inteligência Artificial no portal da Transparência?

    Com o uso da Dara no Portal da Transparência é possível reduzir o número de consultas ao site, que passa a ter uma pesquisa simplificada. Dessa forma, o cidadão consegue um resultado mais rápido, sem precisar buscar várias vezes. Como resultado, o Município constrói uma comunicação direta com a sociedade, por meio da interação com a IA, informando as principais necessidades, dúvidas e curiosidades.

    Diferenciais da ferramenta:

    • A inovação utiliza um modelo pré-treinado, garantindo que os dados do usuário não sejam utilizados em novos treinamentos.
    • Outro benefício da novidade é o processamento das informações em um data center próprio, ou seja, não gera custos ao Município.
    • A operação ocorre exclusivamente com os dados do respectivo Município. Sendo assim, o sistema não oferece resultados caso o cidadão pergunte sobre informações de outra cidade.
    Dara, IA IPM Sistemas agora no portal da transparência

    Como usar?

    Para aproveitar os benefícios da IA basta clicar na barra de pesquisa do Portal da Transparência do Município e digitar a palavra-chave ou dúvida. Em seguida, o sistema abre automaticamente uma interface de conversa, registra a pergunta do usuário e busca a resposta.

    Durante a busca, Dara é acionada e responde utilizando NLP (Natural Language Processing, ou Processamento de Linguagem Natural), ou seja, entende, processa e gera uma resposta utilizando a linguagem humana. Além disso, a IA também sugere como fazer novas pesquisas para buscar mais informações sobre o assunto.

    Sobre a Dara

    A tecnologia é um conjunto de inteligência artificial especializada em gestão pública, apoiando governos na tomada de decisões para planejamento, gestão dos serviços públicos, saúde, educação, e atendimento à população. Nesse sentido, sua base tecnológica é apoiada em machine learning, deep learning, redes neurais artificiais e NLP. Com isso, ela consegue analisar quantidades massivas de dados em instantes, identificando padrões e considerando cenários que ultrapassam a capacidade humana.

    O que tem por trás da Dara:

    • Inteligência Artificial: capacidade das máquinas e computadores realizarem tarefas consideradas complexas e próprias para seres humanos. Tecnologias que simulam capacidades humanas ligadas ao aprendizado, solução de problemas, compreensão da linguagem e tomada de decisões.
    • Machine Learning (Aprendizado de Máquina): sistema que consegue modificar seu comportamento de aprendizado de forma autônoma, tendo como base a sua própria experiência. Nas tecnologias de Machine Learning, essa experiência chama-se ‘treinamento’, e o sistema melhora e se torna mais assertivo com o tempo, na medida em que trabalha com mais dados.
    • Redes Neurais: tecnologia de IA que ensina computadores a interpretar e analisar dados inspirada pelo cérebro humano, ou seja, aprendendo e reconhecendo padrões.
    • Deep Learning (Aprendizado Profundo): sub-área do Machine Learning, aplica várias camadas de redes neurais para tarefas mais complexas, como identificação de imagens.
    • Processamento de Linguagem Natural (NLP): tecnologia que permite aos sistemas compreender a comunicação humana e se comunicar de forma semelhante aos humanos.

    A tecnologia que transforma cidades:

    Artigos relacionados

    Receba o melhor da inovação
    no setor público no seu e-mail

    Inscreva-se e receba nossa Newsletter
    em sua caixa de entrada