IPM lança aplicação de Inteligência Artificial no Portal da Transparência: entenda como funciona
Por
IPM
22 ago, 2025
Tempo de leitura: 5 mins
Última atualização: 22 ago às 11:44
A IPM Sistemas inovou mais uma vez. Agora, a Dara, Inteligência Artificial (IA) exclusiva da empresa e que atua em diferentes áreas da gestão pública, também está no Portal da Transparência dos municípios atendidos pela tecnologia. O ecossistema de IA trabalha de forma ágil e eficiente para responder dúvidas, sugerir pesquisas e apresentar resultados de forma simples.
Inteligência Artificial Dara no Portal da Transparência
Entre as maiores dificuldades da gestão pública está atualmente a manutenção da transparência de forma prática. Além de disponibilizar de fato as informações para a população, é necessário garantir o fácil acesso a elas. Dessa forma, a IPM Sistemas desenvolveu uma nova aplicação da IA Dara, agora como assistente inteligente no Portal da Transparência.
A inovação estará disponível em breve aos clientes da IPM Sistemas que utilizam a Dara. O lançamento oficial da novidade será nos dias 2, 3 e 4 de setembro, no Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac-SC) 2025, em Balneário Camboriú. Além disso, outras aplicações de Inteligência Artificial em diversas áreas, como no Monitoramento Urbano com drones, também serão apresentadas no evento.
O que a novidade faz?
A IA permite que os cidadãos consultem informações e dados no portal com mais facilidade de fato. Usando a ferramenta, é possível obter resultados para perguntas como:
Qual o salário do prefeito?
Qual foi a arrecadação do primeiro trimestre com Imposto Sobre Serviços (ISS)?
Quantos funcionários o município tem contratado?
Quais os benefícios da Inteligência Artificial no portal da Transparência?
Com o uso da Dara no Portal da Transparência é possível reduzir o número de consultas ao site, que passa a ter uma pesquisa simplificada. Dessa forma, o cidadão consegue um resultado mais rápido, sem precisar buscar várias vezes. Como resultado, o Município constrói uma comunicação direta com a sociedade, por meio da interação com a IA, informando as principais necessidades, dúvidas e curiosidades.
Diferenciais da ferramenta:
A inovação utiliza um modelo pré-treinado, garantindo que os dados do usuário não sejam utilizados em novos treinamentos.
Outro benefício da novidade é o processamento das informações em um data center próprio, ou seja, não gera custos ao Município.
A operação ocorre exclusivamente com os dados do respectivo Município. Sendo assim, o sistema não oferece resultados caso o cidadão pergunte sobre informações de outra cidade.
Como usar?
Para aproveitar os benefícios da IA basta clicar na barra de pesquisa do Portal da Transparência do Município e digitar a palavra-chave ou dúvida. Em seguida, o sistema abre automaticamente uma interface de conversa, registra a pergunta do usuário e busca a resposta.
Durante a busca, Dara é acionada e responde utilizando NLP (Natural Language Processing, ou Processamento de Linguagem Natural), ou seja, entende, processa e gera uma resposta utilizando a linguagem humana. Além disso, a IA também sugere como fazer novas pesquisas para buscar mais informações sobre o assunto.
Sobre a Dara
A tecnologia é um conjunto de inteligência artificial especializada em gestão pública, apoiando governos na tomada de decisõespara planejamento, gestão dos serviços públicos, saúde, educação, e atendimento à população. Nesse sentido, sua base tecnológica é apoiada em machine learning, deep learning, redes neurais artificiais e NLP. Com isso, ela consegue analisar quantidades massivas de dados em instantes, identificando padrões e considerando cenários que ultrapassam a capacidade humana.
O que tem por trás da Dara:
Inteligência Artificial: capacidade das máquinas e computadores realizarem tarefas consideradas complexas e próprias para seres humanos. Tecnologias que simulam capacidades humanas ligadas ao aprendizado, solução de problemas, compreensão da linguagem e tomada de decisões.
Machine Learning (Aprendizado de Máquina): sistema que consegue modificar seu comportamento de aprendizado de forma autônoma, tendo como base a sua própria experiência. Nas tecnologias de Machine Learning, essa experiência chama-se ‘treinamento’, e o sistema melhora e se torna mais assertivo com o tempo, na medida em que trabalha com mais dados.
Redes Neurais: tecnologia de IA que ensina computadores a interpretar e analisar dados inspirada pelo cérebro humano, ou seja, aprendendo e reconhecendo padrões.
Deep Learning (Aprendizado Profundo): sub-área do Machine Learning, aplica várias camadas de redes neurais para tarefas mais complexas, como identificação de imagens.
Processamento de Linguagem Natural (NLP): tecnologia que permite aos sistemas compreender a comunicação humana e se comunicar de forma semelhante aos humanos.