IPM apresenta inovações em IA e lança Módulo de Construção Civil
Por
IPM
29 ago, 2025
Tempo de leitura: 4 mins
Última atualização: 29 ago às 16:14
A IPM lança o novo Módulo do ecossistema Atende.Net, o de Construção Civil. A tecnologia foi desenvolvida com funcionalidades específicas para facilitar de fato a rotina do serviço público. Como resultado, entre os destaques do sistema estão as aplicações da Inteligência Artificial (IA) Dara para mineração de dados e aprovação automática de alvarás.
Construção Civil e Inteligência Artificial
O Módulo oferece às prefeituras novas formas de gerenciar obras públicas e privadas, unindo transparência e modernidade. Dessa forma, aliada à inteligência artificial, a solução ganhou características essenciais para o dia a dia dos clientes.
O que a novidade faz?
A tecnologia recebe todas as solicitações relacionadas à viabilidade, alvará, vistoria e conclusão, tanto para obras quanto para o parcelamento do solo (divisão de um terreno em lotes menores). Nesse sentido, a solução entrega informações mais claras, com agilidade e de forma automática. Além disso, o usuário ganha mais eficiência para desburocratizar os serviços oferecidos à população, com:
Digitalização de processos de licenciamento, fiscalização e acompanhamento de obras.
Informações integradas da construção civil com áreas como meio ambiente, tributação e planejamento urbano.
Painéis de controle e relatórios para facilitar o monitoramento e a tomada de decisão.
Eficiência no uso dos recursos públicos com maior previsibilidade de prazos e custos.
Aplicações da IA
Mineração | Capta dados de anúncios de sites de vendas de imóveis, tendo como principal informação o valor de venda para o cálculo correto.
Facilita a obtenção do valor real do imóvel através de uma avaliação fiel do mercado. Da mesma forma, ajuda o servidor a apresentar e justificar o que foi atribuído para futuras auditorias.
Aprovação automática de alvarás | Analisa as plantas e dados de forma precisa, para garantir a conformidade com as leis municipais.
Evita a checagem manual a partir da leitura automática pelo software, adequado conforme os critérios de cada Município.
IA vai permitir fiscalização e acompanhamento de obras, além da mineração de dados – Foto: Freepik/Reprodução
Outros benefícios do Módulo:
Emissões automáticas: configuração para criação automática de documentos relativos à construção, conforme o plano diretor.
Trâmites automatizados: o sistema encaminha etapa a etapa de acordo com as ações na solicitação.
Ferramentas específicas: acesso a checklists de requisitos na análise de obras, edição de projetos para readequação de profissionais, agendamento/obrigatoriedade de vistorias e afins.
Mensagens: possibilidade de troca de mensagens entre usuário externo e servidor público para esclarecer dúvidas na própria solicitação.
Informações sobre zoneamento: apresentação de dados sobre a divisão de território do imóvel em consulta de viabilidade construtiva.
Rotinas do Módulo Construção Civil com IA
Viabilidade: consulta, gerenciamento e análise, bem como emissão de documento e taxa.
Alvará: consulta, gerenciamento e análise dos projetos, emissão de documento e taxa, agendamento de vistoria, inclusão de conclusão.
Vistoria: consulta, gerenciamento e análise das vistorias, emissão de documento e taxa.
Conclusão: consulta e gerenciamento, emissão de habite-se (conclusão) e taxas.
Parcelamento do solo: todas as rotinas descritas acima com os mesmos recursos, mas com configuração e visualização separadas.
Regras de validação: configuração dos parâmetros vindos do plano diretor para possível emissão e tramitação automática.
A inovação estará disponível em breve aos clientes da IPM Sistemas. O lançamento oficial da novidade será nos dias 2, 3 e 4 de setembro, no Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac-SC) 2025, em Balneário Camboriú. Além disso, outras aplicações de Inteligência Artificial em diversas áreas, como no Monitoramento Urbano com drones, também serão apresentadas no evento.