A importância da tecnologia especializada para melhoria dos indicadores como IDEB
Por
IPM
3 set, 2024
Tempo de leitura: 12 mins
Última atualização: 2 set às 16:23
A melhoria dos indicadores educacionais do IDEB e sociais é um objetivo constante para gestores em diferentes níveis da administração pública.
Conforme olhamos para além dos Municípios, e focamos também em cidades e países, os desafios aumentam em complexidade, mas é importante reconhecer que as ações locais têm um impacto significativo no sucesso do país inteiro.
Quando nos referimos à educação, o papel dos Municípios é fundamental. Isso se deve ao fato de que eles são responsáveis pela maior parte da educação infantil e fundamental.
Embora os Estados também desempenhem um papel nesses níveis de ensino, há uma tendência de que a gestão da educação infantil e fundamental seja transferida para os Municípios, enquanto os Estados concentram seus esforços no Ensino Médio e nas instituições de ensino superior regionais.
Nesse sentido, um indicador essencial que sempre está no radar dos gestores públicos é o IDEB, que mede a qualidade do ensino público.
O que é o IDEB e qual a sua importância na educação pública
O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o indicador central na avaliação da gestão educacional municipal.
O índice é calculado a partir de duas fontes principais: as taxas de aprovação escolar obtidas pelo Censo Escolar e as médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O Saeb é um conjunto de avaliações aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) aos estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.
Por isso, o IDEB é um índice de extrema importância na gestão da educação municipal.
A performance no IDEB reflete a qualidade da educação oferecida e pode trazer benefícios para os Municípios, como acesso a recursos financeiros, materiais e sociais.
Além disso, o IDEB é um instrumento importante na formulação de políticas públicas destinadas à melhoria da educação pública.
De uma maneira mais ampla, o Brasil tem como meta já estabelecida alcançar uma média de 6 no IDEB nos próximos anos, um índice que se aproxima dos padrões de países desenvolvidos.
Essa meta representa um esforço contínuo para aprimorar a qualidade da educação nos Municípios e Estados.
Assim, o IDEB não apenas mede o desempenho educacional, mas também serve como uma ferramenta para promover o desenvolvimento educacional e apoiar a implementação de políticas que visam melhorar as condições de ensino em todo o país.
Quais as médias atuais do Brasil no IDEB?
Em agosto de 2024, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os dados mais recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) referente a 2023.
O IDEB é medido a cada dois anos, e por isso normalmente é comparado com os resultados do período anterior.
No entanto, o relatório divulgado este ano, referente aos dados de 2023, faz comparações com 2019, último levantamento feito antes da pandemia da COVID-19.
Isso acontece porque o levantamento de 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial.
Com isso, em 2023, o Brasil voltou a se aproximar dos resultados do período pré-pandemia, mas ainda distante da meta de pontuação, que é 6,0 pontos.
Na prática, alguns especialistas interpretam o resultado como uma estagnação da educação básica.
Os dados para os anos iniciais do Ensino Fundamental mostram que, em 2023, o Brasil voltou ao resultado atingido em 2019, de 5,7 pontos, após uma leve queda em 2021.
Já nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, o resultado de 2023 mostra um avanço discreto com relação à 2019, de 0,1 e 0,2, chegando a 4,7 e 4,1 pontos respectivamente.
Vale lembrar que nenhuma etapa de ensino alcançou as metas estipuladas para o ano de 2021 na rede pública, o que em parte pode ser atribuído aos desafios adicionais da pandemia da Covid-19 e seus impactos na educação.
Assim, a volta aos patamares pré-pandemia foi recebida como uma boa notícia pelos gestores públicos de todo o Brasil.
No entanto, quando falamos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), os resultados das notas de 2023 revelam uma piora no desempenho dos estudantes em todas as etapas de ensino, quando comparados ao resultado de 2019.
A queda nas notas mostra uma regressão no aprendizado dos estudantes.
No Ensino Fundamental a nota padronizada dos anos iniciais caiu de 6,02 pontos em 2019 para 5,91, enquanto nos anos finais a nota caiu de 5,21 para 5,10 pontos. Já no Ensino Médio, a queda foi de 4,54 em 2019 para 4,45, em 2023.
As mudanças nas notas do IDEB nas escolas e perspectivas futuras
Apesar de um pequeno avanço geral, a estagnação do IDEB sugere que o sistema educacional brasileiro ainda enfrenta desafios.
A melhoria nas notas dos anos iniciais do ensino fundamental é um indicativo positivo, mas os anos finais do fundamental e o ensino médio ainda apresentam obstáculos importantes.
Entre esses desafios estão questões de infraestrutura inadequada, dados de avaliação defasados e a falta de uma interpretação clara dos resultados do IDEB.
Outro fator que contribui para a estagnação é a redução na taxa de participação dos estudantes nas avaliações, que caiu em média 10 pontos percentuais em relação a 2019.
A Covid-19 também complicou a comparação de dados, uma vez que diferentes redes de ensino adotaram abordagens variadas para a aprovação dos alunos durante a pandemia.
Para o futuro, há a expectativa de que o Ministério da Educação (MEC) possa desenvolver um novo indicador para a qualidade da educação a partir de 2025.
Esse novo sistema de avaliação deverá abordar as críticas existentes sobre a defasagem das metas e a dificuldade de interpretação dos resultados.
A esperança é que esses novos parâmetros ajudem a identificar melhor as áreas que precisam de intervenção e a promover estratégias educacionais mais eficazes.
Assim, enquanto há um sinal de progresso, a trajetória para melhorar a educação básica no Brasil ainda exige esforços contínuos e reformas significativas para enfrentar os desafios persistentes e alcançar uma educação de qualidade para todos.
Parte fundamental disso está em políticas públicas sólidas nos Municípios, como veremos a seguir.
IDEB nos Municípios: 5 dicas para aumentar o indicador
Para que o Brasil alcance a meta do IDEB para o próximo levantamento em 2025, é importante que os Municípios sigam um plano estratégico estruturado.
Embora não exista uma fórmula única, há uma série de práticas comprovadas que apoiam na melhoria da qualidade da educação.
1. Estabelecer metas claras com propósito definido
O primeiro passo é definir metas claras e específicas para a melhoria da educação.
É importante que o projeto político-pedagógico (PPP) do Município inclua objetivos realistas e mensuráveis, divididos em curto, médio e longo prazo.
A gestão escolar deve mobilizar toda a equipe para acompanhar e analisar os resultados parciais regularmente.
Baseando-se nesses resultados, devem ser elaboradas e implementadas estratégias de melhoria contínua.
2. Valorização da educação e formação de professores
Investir na formação e no apoio aos professores é importante para o sucesso educacional.
Os docentes são responsáveis pela implementação do projeto político-pedagógico (PPP) e pelas metodologias de ensino da instituição.
Por isso, proporcionar suporte contínuo, treinamento e oportunidades de desenvolvimento profissional fortalece a prática pedagógica.
Isso acontece porque professores bem preparados e motivados têm um impacto direto na qualidade do ensino e, consequentemente, nos resultados do IDEB.
3. Focar na autonomia e no desenvolvimento dos estudantes
A prática pedagógica deve evoluir para refletir a realidade dos alunos, que são participantes ativos no processo de aprendizado.
É fundamental adotar abordagens transversais e interdisciplinares que integrem diferentes áreas do conhecimento e valorizem a autonomia dos estudantes.
O desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a utilização de tecnologias na sala de aula são elementos importantes para preparar os alunos para o futuro.
Além disso, atividades que combinam diferentes áreas do conhecimento e incentivam o trabalho em grupo ajudam os alunos a desenvolver habilidades analíticas e críticas, além de reforçar o aprendizado de forma mais significativa.
4. Investir em tecnologia na educação
A tecnologia é uma parte do cotidiano na sociedade atual.
Incorporá-la de maneira eficaz nas práticas pedagógicas prepara os estudantes para um futuro tecnológico e desenvolve habilidades cognitivas importantes.
O uso de tecnologias educacionais tem se mostrado uma ferramenta poderosa para melhorar os indicadores educacionais.
A escolha das soluções tecnológicas deve considerar a acessibilidade aos estudantes e a adequação à estratégia local.
Em especial, as tecnologias que oferecem suporte às práticas pedagógicas e facilitam o aprendizado colaborativo são particularmente eficazes. Exemplo de tecnologias são as lousas digital, os tablets e as mesas educacionais.
Além disso, softwares como aplicativos de jogos, livros digitais e plataforma de vídeos, conseguem engajar e integrar os alunos.
5. Adoção de soluções inteligentes para gestão da educação
A promoção de uma gestão integrada e eficiente é fundamental para a qualidade do ensino público.
Tecnologias como o Atende.Net, da IPM Sistemas, trazem todos os dados da educação pública municipal em uma única base de dados, incluindo informações sobre alunos, docentes e a estrutura física atualizadas em tempo real.
Essas soluções modernas permitem gerenciar todos os aspectos da educação do Município de maneira inteligente, otimizando processos e facilitando a rotina do cidadão com serviços públicos digitais.
Quando há um sistema de gestão eficiente e moderno implementado, os gastos são otimizados, os investimentos tem melhor retorno e as estratégias são mais assertivas.
A gestão eficiente das escolas públicas é fundamental para melhorar a qualidade da educação e, consequentemente, aumentar a nota do IDEB.
Nesse contexto, tecnologias como o Atende.Net desempenham um papel importante.
A solução da IPM funciona totalmente em nuvem e com base no Cadastro Único, permitindo reduzir o retrabalho, melhorar a gestão e elevar a experiência do cidadão.
Ainda, é uma solução única, junto ao sistema de gestão da Prefeitura.
Assim, o Atende.Net permite que todas as informações importantes para a administração da educação pública, incluindo gestão administrativa, recursos humanos e financeiros, alimentação escolar, secretaria escolar, gestão de frequência, transporte escolar e dados sobre alunos, professores e infraestrutura, sejam centralizadas em um único sistema.
Essa unificação de dados facilita o acesso e a atualização de informações em tempo real, garantindo que todos os registros estejam sempre atualizados e corretos.
Além disso, o sistema proporciona ferramentas para o planejamento e acompanhamento das atividades pedagógicas.
Por meio de recursos como o gerenciamento do currículo, planejamento de aulas e Censo Escolar, o Atende.Net ajuda os gestores e docentes a manterem o foco nas metas educacionais por meio dos módulos de gestão do professor, painéis de gestão escolar e grade de horário.
A eficiência no planejamento e na execução das atividades escolares contribui para um melhor desempenho dos alunos, impactando positivamente as notas do IDEB.
O Atende.Net Educação também facilita a comunicação entre a escola e os pais, alunos e equipe administrativa.
A comunicação eficiente e a colaboração entre todos os envolvidos no processo educativo são essenciais para criar um ambiente de aprendizagem positivo e colaborativo. E isso, por sua vez, impacta positivamente o desempenho acadêmico dos alunos.
A implementação de tecnologias como o Atende.Net Educação pode ser um divisor de águas para a gestão do ensino público.
Ao centralizar informações, melhorar a gestão pedagógica, reduzir a burocracia, facilitar a geração de relatórios e apoiar a comunicação, a plataforma contribui para uma administração da educação mais eficiente e eficaz.
Essas melhorias na gestão escolar têm um impacto direto na qualidade do ensino e, consequentemente, na nota dos indicadores educacionais do IDEB, promovendo um ambiente educacional mais produtivo e de alta qualidade.