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Educação

Planejamento escolar integrado à BNCC

  • Foto do Autor Por IPM
  • 17 abr, 2024
  • Tempo de leitura: 7 mins
  • Última atualização: 13 jul às 14:29
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  • O planejamento pedagógico integrado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é uma das maneiras de promover um ensino de qualidade e igual por todo país.

    Esse direito é estabelecido na Constituição Federal, em seu artigo 205, que assegura o direito à educação como dever do Estado e garante o acesso à escola pública gratuita para todos.

    Nesse contexto, a gestão pública de educação tem um papel importante para articular diretrizes, planejamento e assegurar desenvolvimento integral da área.

    O que é a BNCC e quais seus objetivos?

    A BNCC, ou Base Nacional Comum Curricular, é um documento que estabelece conhecimentos, competências e habilidades considerados essenciais, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

    Ela serve como referência para a elaboração dos currículos das escolas públicas e privadas de todos o país, a fim de garantir que todos os estudantes acessem conhecimentos essenciais.

    Sua primeira versão surgiu em 2014 a partir do Plano Nacional de Educação (PNE) para garantir equidade e qualidade na educação em território brasileiros.

    Organizada em cinco áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso), cada área descreve competências e habilidades necessárias.

    A BNCC não funciona como uma regra pronta, mas como uma orientação para os objetivos de aprendizagem de cada etapa escolar dos estudantes.

    Outros aspectos sociais e regionais podem ser somados ao currículo com base na Base Nacional Comum Curricular, além da aplicação em diferentes metodologias.

    O que é planejamento escolar?

    Entenda como o planejamento escolar integrado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) pode promover um ensino de qualidade e igualitário.

    Planejamento escolar de qualidade garante sucesso no desenvolvimento da educação ao longo dos anos. Imagem: Freepik.

    O planejamento escolar é um passo da educação que estabelece as bases para o desenvolvimento e aprimoramento dos sistemas educacionais.

    Ele é o processo estratégico cujo objetivo é assegurar a eficiência, equidade e qualidade no ensino, como um guia para as ações a serem desenvolvidas ao longo do período letivo.

    O planejamento escolar impacta não apenas o desempenho dos alunos, mas também a proatividade, rotina e desempenho dos professores, além da disponibilidade de recursos.

    No planejamento escolar são definidas as metas e objetivos que podem abranger desde melhorias no desempenho acadêmico, redução da evasão escolar, promoção da inclusão e diversidade, entre outros.

    Para avaliar a efetividade do planejamento estabelecido, é importante ter indicadores bem definidos e responsáveis pela avaliação do progresso.

    Dessa forma, é possível ajustar a estratégia sempre que for a necessidade for identificada.

    Criada no Brasil pelo time IPM Sistemas, Dara é a primeira Inteligência Artificial para gestão pública

    Desenvolvida no Brasil, Dara é a primeira Inteligência Artificial abrangente para gestão pública

    Como a BNCC impacta o cenário atual da educação brasileira?

    Na contramão do PNE que estabelece que 50% das crianças de 0 a 3 anos devem estar na escola, apenas pouco mais de 30% desse público estão regularmente matriculados.

    Dados da Fundação Getúlio Vargas (2023) apontam que em todo Brasil, 2,5 milhões de crianças entre 2 e 3 anos estão fora da creche.

    Quando falamos do ensino médio, são 8,8 milhões de brasileiros de 18 a 29 anos que não terminaram o ensino médio e não frequentam nenhuma instituição de educação básica.

    As informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016-2023 (PNAD) totalizam 68.036.330 cidadãos sem a escolarização básica no país.

    Ao cenário caótico, somam-se dados do Ministério da Educação (2023) que estimam 3.599 obras de educação básicas paralisadas. 450 mil vagas a menos no ensino público.

    Os fatores que levam ao abandono escolar são inúmeros, mas os dados apontam que as partes mais atingidas são famílias vulneráveis, assim como em casos de demanda não atendida.

    Ou seja, pensar formas de atuar pela transformação da educação pública é urgente.

    Como a BNCC impacta a gestão pública de educação?

    Como mencionamos acima, a administração pública deve promover políticas educacionais eficazes que articulem o planejamento pedagógico com as diretrizes da BNCC.

    Além disso, deve assegurar a efetividade na aprendizagem e desenvolvimento sustentável dos estudantes e dos ambientes educacionais.

    No papel de zelar pela educação pública de qualidade, a gestão pública de educação deve:

    Assegurar recursos financeiros suficientes para o funcionamento das escolas públicas, incluindo infraestrutura adequada, formação continuada de professores e aquisição de material didático.

    Elaborar e implementar políticas públicas educacionais alinhadas com a BNCC, garantindo a qualidade e equidade no ensino.

    Acompanhar e avaliar a execução das políticas públicas por meio de monitoramento constante, realizando ajustes necessários para garantir o avanço.

    Para que a gestão pública garanta a articulação entre BNCC e um planejamento pedagógico eficaz, ela pode adotar algumas medidas, tais como:

    Formação continuada de gestores públicos de educação: tanto em BNCC quanto em melhores práticas de gestão educacional.

    Colaboração entre diferentes esferas de governo: o compartilhamento de conhecimentos, experiências e recursos são fundamentais para o sucesso da política educacional.

    Transparência e participação da comunidade escolar: o envolvimento de todos os atores sociais na estratégia pode auxiliar no fortalecimento da gestão pública de educação.

    Como a Inteligência Artificial pode auxiliar?

    Como a Inteligência Artificial pode analisar um grande volume de dados educacionais disponíveis nos sistemas de gestão da educação, ela pode trazer insights valiosos.

    Com as informações disponíveis, ela pode ajudar a identificar dificuldades de aprendizagem e direcionar o ensino de forma mais eficaz.

    Além disso, através da análise, as escolas podem construir planejamentos pedagógicos mais alinhados à BNCC, sem abrir mão de proporcionar uma experiência personalizada para cada aluno.

    Isso impacta positivamente o ensino e a aprendizagem, por consequência, o futuro da educação.

    IA Dara no planejamento escolar

    IPM lança inteligência artificial Dara para guiar ações de governo - integrada ao sistema de gestão pública

    A IA Dara tem a capacidade de apresentar os motivos da evasão escolar, reconhecendo e identificando a realidade de cada Município, escola, turma e aluno, o que permite uma gestão preditiva da Educação Municipal. Imagem: IPM/Reprodução.

    Dara é a primeira Inteligência Artificial para gestão pública, lançada em 2023 para atuar como um assessor superinteligente.

    Ela utiliza machine learning (aprendizado da máquina) e redes neurais para imitar a capacidade humana e realizar análises complexas de cenários estratégicos.

    Dara pode auxiliar o gestor público de educação a:

    • Definição da localização ideal para a construção de uma nova creche.
    • Previsão: quantas vagas na educação infantil serão necessárias nos próximos 3 anos.
    • Mudanças necessárias na infraestrutura para reduzir o tempo de deslocamento dos estudantes.
    • Previsão de ocorrências de evasão escolar e identificação de suas causas.

    Desenvolvida por uma equipe multidisciplinar de gestores, professores e pesquisadores em Inteligência Artificial, Dara é uma IA 100% brasileira e especializada em gestão pública.

    Se você quer saber mais sobre o potencial da IA no planejamento escolar, leia o artigo “Inteligência Artificial no planejamento escolar“.

    >> Vídeo: Dara, a primeira Inteligência Artificial da IPM

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