Logo Ipm Sistemas
Governo Digital

Uso de aplicativo para acesso a serviços públicos digitais cresce 318% em 2022

  • Foto do Autor Por IPM
  • 6 out, 2021
  • Tempo de leitura: 5 mins
  • Última atualização: 13 jul às 14:29
  • Instagram Ipm Sistemas
  • Youtube Ipm Sistemas
  • A busca por agilidade e comodidade no atendimento em diversos serviços gerada pela pandemia mudou importantes hábitos entre a população, inclusive no setor público. É a oferta do autoatedimento para acesso a serviços públicos digitais se consolidando, dando fim às filas e aglomerações nas repartições.

    Por exemplo, em 2022, foram realizados 97 milhões de solicitações e acessos a serviços públicos de forma on-line por meio da tecnologia Atende.Net IPM. Isso significa 37% a mais do que em 2021. O uso do celular como canal para serviços públicos também registrou crescimento expressivo. O número de solicitações encaminhadas exclusivamente pelo App Atende.Net aumentou 318%, passando de 1,5 milhão em 2021 para 6,5 milhões em 2022. 

    “O Governo Digital tem por objetivo aumentar a eficiência e a transparência dos processos governamentais. Por meio das tecnologias digitais, como o aplicativo, é possível ampliar acesso à informação e aos serviços públicos. Ele é fundamental para as entidades públicas, pois permite a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população, além de reduzir custos e melhorar a gestão dos recursos públicos”, explica Kananda Mayer, que é coordenadora de Desenvolvimento de Software Governo Digital da IPM.

    E a tendência para os próximos anos é manter as constantes altas nos índices de uso de aplicativo para acesso a serviços públicos, especialmente por conta da digitalização de processos – fenômeno já visto no setor privado. 

    Para o coordenador de Tecnologia e Pesquisa da IPM, Cleber Nardelli, além de mudanças sociais, como a popularização do smartphone e a oferta de Internet mais rápida, a mudança reflete a preocupação de muitos gestores em facilitar o acesso do cidadão a um número cada vez maior de serviços “na palma da mão”.

    “A tecnologia possibilita que uma variedade muito grande de demandas possa ser encaminhada ao poder público de forma simples e rápida”, diz Nardelli.

    >> Confira o crescimento do uso do App Atende.Net para acesso a serviços públicos digitais nos Estados com Municípios atendidos pela IPM: 

    • Santa Catarina: crescimento de 289%
    • Rio Grande do Sul: crescimento de 552%
    • Paraná: crescimento de 214%
    • Minas Gerais: crescimento de 62%

    O levantamento é da IPM Sistemas, empresa que desenvolve tecnologia nativa WEB, sem emuladores, para gestão pública municipal. As estatísticas compreendem dados de municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, considerando apenas quem já era cliente IPM em 2021. Ou seja, não contemplam novas entidades que buscaram a tecnologia cloud computing IPM em 2022 justamente para implementarem o Governo Digital e oferecer serviços públicos pela Internet.

    Software Atende.Net IPM no computador e no celular

    Tecnologia Atende.Net IPM pode ser acessada 24h todos os dias, por computador, tablet ou celular com Internet. Imagem: IPM

    Tecnologia facilita e agiliza a resolução de demandas

    Por celular ou outro aparelho, atualmente é possível resolver quase tudo pela Internet. A lista é extensa e inclui serviços básicos, como pagar IPTU, solicitar alvarás, pagar impostos e taxas, acompanhar dados da administração pública. Além disso, também é possível acompanhar o andamento das demandas sem necessidade de se deslocar até a Prefeitura.

    Ou seja, além da facilidade de acesso a serviços públicos oferecidos pela Internet., há uma importante descomplicação da comunicação. E isso também aparece no levantamento da IPM Sistemas. Por exemplo, a liberação de acesso aos serviços municipais via login único da plataforma federal Gov.Br deu um salto de 323,32% de 2021 para 2022. O uso de assinaturas digitais também teve um boom, com aumento de 114,43% entre os municípios que utilizam o Atende.Net.

    Kananda salienta que as ferramentas do conjunto do Governo Digital da IPM são essenciais para uma gestão eficiente dos recursos públicos, pois permitem a coleta e o processamento de dados em tempo real, o que é fundamental para a tomada de decisões estratégicas. Essa tecnologia promove, ainda, o desenvolvimento tecnológico e a inovação do setor público. Por meio de uma única plataforma são disponibilizadas informações referentes à transparência, notícias e serviços, modernizando e simplificando a relação do poder público com os cidadãos.

    “Uma das principais vantagens do Governo Digital é a possibilidade de oferecer serviços de forma mais ágil e eficiente. Além disso, a digitalização de processos e a automatização de tarefas permitem a redução de erros, da burocracia e a agilidade no processamento de informações. A digitalização de processos e a automatização de tarefas reduzem os custos administrativos e melhoram a eficiência da gestão, inclusive proporcionando o aumento da arrecadação municipal sem a necessidade de mexer em taxas e impostos”, completa Kananda.

    > Vídeo: 3 vantagens da modernização digital dos órgãos públicos 

    LEIA TAMBÉM:

    > IPM Saúde é eleita a melhor solução do Brasil para Smart Cities

    > Clientes IPM vencem prêmio principal e 4 dos 6 pilares do Prêmio Band Cidades Excelentes 2022

    > Prefeitura de São José (SC) migra 76 bancos de dados para plataforma única em tempo recorde

    > Portal da Transparência 2022: clientes IPM têm excelente avaliação do TCE-RS

    > Clientes IPM são destaque em Portal da Transparência no Paraná em 2022

    > Clientes IPM são destaque em ranking de transformação de tributos municipais em qualidade de vida

    > Emprego: confira as vagas abertas na IPM Sistemas

     

    Quero falar com um consultor IPM e ter uma demonstração

     

    Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

    Artigos relacionados

    Receba o melhor da inovação no setor público no seu e-mail

    Inscreva-se e receba nossa Newsletter em sua caixa de entrada