Redes neurais: o que são e como elas impactam no dia a dia
Por
IPM
29 abr, 2025
Tempo de leitura: 3 mins
Última atualização: 29 abr às 09:59
Se você já leu sobre Inteligência Artificial (IA) alguma vez, certamente deve ter se deparado com o termo ‘redes neurais’. Isso ocorre porque as duas coisas estão diretamente conectadas e, juntas, fazem parte de muitas tecnologias existentes atualmente. Hoje vamos abordar o conceito, bem como as aplicações dessa técnica no dia a dia.
O que são redes neurais?
O conceito define um modelo ou programa de aprendizado de máquina capaz de tomar decisões – como se fosse um cérebro humano. Dessa forma, essas redes caracterizadas por nós, chamados de neurônios artificiais, com diferentes camadas (de entrada, saída e as ocultas), simulam o funcionamento dos neurônios reais no processamento de informações, por isso recebem esse nome.
Alguns dos primeiros estudiosos a publicarem trabalhos na área foram W. McCulloch (1943), W. Pitts (1943) e Frank Rosemblatt (1958). Eles citaram, na época, os modelos com funcionamentos semelhantes às máquinas. Com o passar dos anos, a inovação trouxe mais funcionalidades e aprendizados para esses mecanismos, que foram aprimorados e empregados em diferentes meios.
Elas são capazes de:
Identificar padrões e fenômenos
Analisar diferentes opções para obter respostas
Otimizar processos de forma automatizada
Como achar?
As redes neurais, quando associadas à inteligência artificial, conseguem processar grandes volumes de dados com rapidez e mais precisão. Bem como em atividades relacionadas à identificação de rostos e falas, em minutos ou segundos.
Quais as diferenças entre redes neurais e deep learning?
Apesar de comumente empregadas como sinônimos uma da outra, as duas palavras não significam a mesma coisa. O deep learning (“aprendizado profundo”, em português) trata sobre a extensão das camadas de uma rede neural, ou seja, a profundidade delas.
Nesse sentido, uma rede neural que possui mais de três camadas é classificada como um algoritmo de deep learning. Em contrapartida, as redes neurais que possuem duas ou três camadas apenas são consideradas básicas.
Outro termo muito conhecido é o Machine Learning, considerado um campo da IA que possibilita o aprendizado dos sistemas de forma automática, sem programações prévias.
Um dos maiores benefícios na utilização das redes neurais é a capacidade de treiná-las e ‘alimentá-las’ com novos mecanismos para que elas consigam acelerar os processos de forma ágil e eficiente.
Fonte: Instituto De Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP)