Palhoça (SC) adota Módulo Starter e registra mais de 300 processos de viabilidade de novas empresas em uma semana
Por
IPM
6 ago, 2025
Tempo de leitura: 3 mins
Última atualização: 4 ago às 16:34
O Município de Palhoça (SC), um dos principais da Grande Florianópolis, implantou uma nova tecnologia que permite a abertura de empresas de forma automática e com mais agilidade. Como resultado, a funcionalidade do Módulo Starter, nativa do Atende.Net, tramitou 300 processos de viabilidade em apenas uma semana de uso na cidade.
Abertura de empresas com o Módulo Starter
A gestão também é atendida por outras tecnologias da IPM Sistemas, como a Fintech, que permite o pagamento de tributos com o cartão de crédito. Na modalidade, implantada em 2024 no Município, o contribuinte também recebe descontos e pode parcelar os valores em até 12x. Dessa forma, é possível reduzir os índices de inadimplência.
Já com a chegada do Módulo Starter, a gestão oferece mais agilidade na consulta de viabilidade para abertura de novas empresas. Ou seja, o cidadão consegue fazer o processo de abertura em minutos, seguindo todas as normas federais exigidas pela regulamentação.
“Palhoça implantou recentemente o Módulo Starter, que possui uma automatização de alto nível, conforme as regras e a lei do Município. Ou seja, muitas consultas de viabilidade não serão mais analisadas manualmente e sim automaticamente, sem intervenção humana e 100% integrada diretamente à junta comercial do estado de Santa Catarina”, diz o coordenador de Desenvolvimento de Tributação da IPM, Marcelo Kiefer.
Desde a implantação, em 21 de julho deste ano, até a última segunda-feira (28), Palhoça registrou 300 Consultas Prévias de Viabilidade. Sendo assim, o número considera processos deferidos e indeferidos – a maioria de forma 100% automática. Além de:
1.173 processos de legalização e atualização cadastral (606 deles deferidos/indeferidos automaticamente)
O Município tem cerca de 25 consultas de viabilidade por dia
Com o Módulo Starter, o servidor não precisa mais analisar processo a processo
Antes da implantação do sistema, os servidores da prefeitura faziam os processos de forma 100% manual, o que atrasava o andamento devido à demora na análise documental. Com a ferramenta, é possível reduzir a demanda de tarefas repetitivas e, como resultado, aumentar a quantidade de pedidos analisados.
“Palhoça é um município de grande porte, além disso, possui uma quantidade significativa de processos diários. A tecnologia IPM vai facilitar muito a vida dos usuários e dos cidadãos, especialmente pela rapidez e agilidade nas análises. O sistema está integrado a todo o cadastro imobiliário municipal, ao Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC), ao sistema de nota fiscal eletrônica. E tudo isso torna a funcionalidade ainda mais completa e simples ao cidadão”, completa o especialista.