Matéria publicada no Jornal Oeste Popular, em 08/07/2020. Na íntegra:
A cidade de Pinhalzinho está na fase final da digitalização do serviço de obras do município. Segundo o setor de Tecnologia da Informação (TI) da prefeitura, a previsão é que, a partir do próximo mês de agosto, serviços básicos para a realização de qualquer obra de construção e reforma – como consulta prévia, análise de projetos, emissão de alvarás e de habite-se – vão ser realizados totalmente de modo online. A intenção é reduzir pela metade o prazo para a liberação de projetos na cidade.
Segundo Édson Santolin, fiscal de Obras e Posturas, atualmente o processo para liberação de uma obra leva, em média, uma semana para ser resolvido e, em cada etapa, é gerado um protocolo específico de serviço. Com a digitalização, tudo ocorrerá em um procedimento único, que funcionará em sistema de workflow (fluxo de trabalho), algo que garante mais segurança e rapidez ao processo.
De acordo com Vanderlei Aniecevski, da área de TI da prefeitura, a migração do modo convencional depende apenas de detalhes técnicos que estão sendo finalizados. Após ser testada, a ferramenta será apresentada ao prefeito Mário Afonso Woitexen, para que ele emita o decreto que regulamentará o serviço. Um treinamento com o setor de obras da prefeitura e com engenheiros e arquitetos de Pinhalzinho também será realizado. “Mas isso é bem rápido, pois a operação é muito simples”, comentou o funcionário.
O secretário de Administração, Wanderlei Borba, explica que o sistema de computação na nuvem é um avanço muito grande para as administrações públicas. “Fomos um dos primeiros municípios do Oeste a implantar e automaticamente outras cidades seguiram o exemplo, por entender a qualidade do software. Acredito que nos próximos meses vamos ter adequado toda a nossa gestão”, avaliou.
Para o secretário, é importante ainda a questão de economia, já que com os procedimentos realizados online acontece uma redução significativa no uso de papel. “E tem ainda a agilidade dos serviços e a melhora no atendimento ao público. Mas o grande valor é o tempo, que mais nos agilizou, com um funcionário rendendo mais do que rendem dois trabalhando em modo analógico. Há mais rapidez nas ações e a produção de informações muito mais confiáveis”, assegurou.
Pandemia
A gestão digital vem auxiliando a prefeitura de Pinhalzinho também durante a pandemia. O poder público está divulgando no seu portal da transparência todos os gastos com o COVID-19. “Estamos fazendo desde o início da pandemia. A população cobra muito e quer saber as informações. E ali fica bem claro, todas as atividades, ações e gastos. Isso é transparência”, citou o secretário. Ferramenta específica para esse trabalho foi desenvolvida pela IPM Sistemas, responsável também pela digitalização das outras áreas da prefeitura.
A vantagem da digitalização de serviços foi notada também nos quase 30 dias que a prefeitura ficou fechada em função da necessidade de isolamento social. “Nossos servidores trabalharam em home office, realizando suas funções em casa, com seus computadores pessoais, pois o sistema pode ser operado remotamente. E como a população já está acostumada em ser atendida pela Internet, não teve dificuldade alguma”, concluiu Borba.