IPM melhora controle e distribuição de benefícios sociais em Biguaçu - IPM

IPM melhora controle e distribuição de benefícios sociais em Biguaçu

Social
11 jul 2016

IPM Social facilita integração entre os órgãos e agiliza o atendimento à população.

O controle e a concessão de benefícios sociais de mais de 6 mil famílias de Biguaçu, município da Grande Florianópolis, está mais fácil e rápido. A cidade implantou no último mês de junho o sistema IPM Social, desenvolvido pela IPM Sistemas – empresa especializada em soluções para a gestão pública municipal, com sede na Capital de Santa Catarina. Por meio da plataforma, que é integrada ao Cadastro Único da Caixa Econômica Federal, a Prefeitura consegue gerenciar o planejamento, encaminhar atendimentos e distribuir renda aos munícipes participantes de programas assistenciais da cidade ou do país.

Antes da implantação do IPM Social, o controle dos programas sociais no município era feito de forma manual, em anotações em papel ou numa plataforma no computador pouco eficiente e sem integração. “Agora o processo está muito mais rápido. Apesar do pouco tempo de funcionamento, já percebemos que o nível de organização e controle dos nossos procedimentos aumentou bastante, principalmente para a concessão de benefícios”, avalia a gerente da Vigilância Socioassistencial de Biguaçu, Cristina Prazeres Broering. Além da integração com a Caixa, o IPM Social funciona de forma conjunta com o IPM Saúde, outra plataforma de gerenciamento da empresa. Assim, é possível acompanhar os casos que forem encaminhados para outras unidades assistenciais, centros de saúde ou outros órgãos da rede pública.

O consultor de implantação do IPM Social, Cássio Andersen, destaca que o sistema permite ainda mensurar indicadores para auxiliar tomadas de decisões sobre a aplicação de verbas e investimentos: “Oferecemos até um sistema de geolocalização que possibilita um mapeamento detalhado da demografia municipal, apresentando vulnerabilidades e identificando as regiões que mais precisam da atenção dos programas assistenciais”.

As cerca de 24 mil pessoas que dependem de alguma assistência municipal só vão perceber a mudança pela rapidez no atendimento. Cada família tem agora um Prontuário Individual Familiar, que é compartilhado em um banco de dados comum entre vários órgãos públicos. Assim, tudo o que o cidadão ou a família dele fizer num posto de saúde, por exemplo, será imediatamente informado ao sistema e ficará disponível para todos os gestores municipais.

O IPM Social já funciona em Pomerode e São Francisco do Sul, em Santa Catarina e nas cidades paranaenses de Arapongas, Castro, Mamboré, Marechal Cândido Rondon e Santa Helena. As cidades de Gravataí (RS) e Cascavel (PR) já estão em processo de implantação e a solução estará disponível nos próximos dias.

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