IPM Social melhora atendimento às famílias de Campo Largo - IPM

IPM Social melhora atendimento às famílias de Campo Largo

Social
30 set 2016

Controle de estruturas como Casa Lar e Centro POP facilita gestão de recursos federais.

Cerca de 30 mil pessoas de Campo Largo, município da região metropolitana de Curitiba, estão sendo beneficiadas com a implantação do IPM Social desde meados de agosto. A plataforma, desenvolvida pela especialista em soluções para a gestão pública municipal IPM Sistemas, permite automatizar rotinas da Secretaria Municipal de Assistência Social, gerenciar dados dos cidadãos que precisam do apoio da Prefeitura, encaminhar atendimentos e distribuir renda às pessoas inscritas em programas assistenciais por meio da integração com o Cadastro Único da Caixa Econômica Federal.

Além das funcionalidades comuns para todos os municípios, o módulo que está em funcionamento em Campo Largo permite realizar o controle específico de estruturas mantidas pela administração local, como a Casa Lar, o Centro POP e a Casa Abrigo. Esses locais abrigam desde pessoas em situação de rua, oferecendo alimentação e espaço para repouso durante a noite, até crianças cujas famílias tiveram a guarda suspensa pela justiça. Em situações como essas, todas as informações sobre os atendidos são digitalizadas e armazenadas na nuvem, permitindo o compartilhamento dos dados com todas as unidades ligadas à pasta, o que facilita a gestão e o atendimento ao cidadão.

O IPM Social também contribui com a valorização dos idosos e crianças em idade escolar, que podem participar de atividades por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Conforme a faixa etária e os compromissos da semana, a Secretaria de Assistência Social do município oferece ações no contraturno, como oficinas e aulas. Para os mais novos, é possível disponibilizar cursos de informática, artes ou atividades físicas. Os idosos têm acesso a grupos de dança, artesanato e pintura, por exemplo. Depois de inscritos nessas atividades, os cidadãos têm um acompanhamento constante por meio das informações que foram inseridas no sistema. Caso haja muitas faltas, os assistentes sociais podem entrar em contato para identificar as causas e, se necessário, ajudar a resolver problemas que podem estar prejudicando o engajamento nos programas.

O uso da solução neste e em outros municípios permite a gestão completa das informações, distribuição de recursos e planejamento de ações para a área social das cidades. O IPM Social permite a formação de grupos de benefícios para o controle do programa Bolsa Família, dando ao gestor público condições plenas de administração das verbas repassadas pelo Governo Federal. No final do mês, as informações são compiladas no Relatório Mensal de Atendimento (RMA), que pode ser exportado para os sistemas do Ministério do Desenvolvimento Social para controle e prestação de contas.

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