Logo Ipm Sistemas

Sistema de Saúde IPM pode “escrever” o que se fala

  • Foto do Autor Por IPM
  • 8 dez, 2015
  • Tempo de leitura: 2 mins
  • Última atualização: 27 maio às 14:50
  • Instagram Ipm Sistemas
  • Youtube Ipm Sistemas
  • Recurso do sistema IPM Saúde dá agilidade no atendimento à população.

    O RES (Registro Eletrônico de Saúde) para os profissionais da saúde é uma poderosa ferramenta que gera agilidade e segurança no cuidado dos pacientes. Num contexto genérico, trata-se de um repositório eletrônico de informações e dados clínicos da saúde das pessoas. Para os profissionais da saúde, a escrita destas informações pode ser um processo demorado, dependendo da complexidade das informações – seja em laudos técnicos, diagnósticos, terapias entre outros, cruciais no atendimento ao cidadão.

    Para facilitar o trabalho dos usuários do sistema IPM Saúde, a IPM incorporou ao software uma tecnologia que escreve o que se diz quando se habilita esta função específica. Trata-se de tecnologia de reconhecimento de voz, que dispensa a digitação de textos. Com isso, aponta o gerente do Sistema IPM Saúde, Normenio Momm, há um grande ganho de tempo no processo de alimentação do RES. “Além do reconhecimento de voz para serem redigidos, o sistema poderá em breve executar tarefas por comandos de voz, como exemplo enviar aviso, agendar consulta, gerar faturamento e outros”, explica.

    Além de gratuita, a ferramenta é muito fácil de ser usada, sem a necessidade de instalação ou treinamento, basta o computador ter um microfone instalado. “Já fizemos muitos testes e o resultado é impressionante. Palavras e nomes de medicamentos como Benzilpenicilina Benzatina, Ritalina, Metildopamina e Simeticona são alguns exemplos de nomes reconhecidos sem problemas pela ferramenta, que está melhor e mais eficiente a cada nova versão”, comenta Momm. Nesta reportagem, é possível entender como este sistema de reconhecimento de voz “aprende” a interpretar os dados e corrigir eventuais erros humanos.

    Por questões de segurança, a ativação da funcionalidade depende da autorização do usuário para que o sistema tenha acesso ao microfone. Esta solicitação pode ser feita ao clicar sobre um ícone em forma de microfone que é exibido no lado esquerdo dos campos de digitação. Somente após a permissão o sistema estará “ouvindo” para iniciar a digitação.

    Leia mais notícias

    Receba o melhor da inovação no setor público no seu e-mail

    Inscreva-se e receba nossa Newsletter em sua caixa de entrada