Atende.Net oferece tecnologia exclusiva para rotinas de recursos humanos.
Um dos grandes desafios do gestor público municipal é administrar a área de recursos humanos com maior eficiência e em conformidade com estatuto específico, além de outras diretrizes previstas na legislação. Buscando auxiliar prefeituras, câmaras de vereadores e autarquias, a IPM Sistemas oferece um módulo exclusivamente voltado para a gestão de RH. Disponível na plataforma em nuvem Atende.Net, a tecnologia integra seis macroprocessos do setor de recursos humanos.
O coordenador do Núcleo de RH Web da IPM, Jullian Creutzberg, explica que as funcionalidades da ferramenta abrangem desde o procedimento de folha de pagamento até o processo de avaliação de desempenho. Outras aplicações voltadas para o recrutamento e seleção, ponto eletrônico, estágio probatório e saúde ocupacional, também estão disponíveis para o gestor municipal.
Em Rio do Sul – município catarinense de cerca de 70 mil habitantes, localizado na região do Alto Vale do Itajaí – a Prefeitura utiliza o módulo de RH para dois processos importantes na administração do funcionalismo: geração da folha de pagamento e controle do ponto eletrônico. Conforme a diretora do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração, Laiana Ossemer, as rotinas foram otimizadas. “A integração com o sistema de controle do horário de trabalho dos servidores agilizou os processos de apuração do ponto”, esclarece. A melhoria permitiu reduzir erros na folha de pagamento. A Prefeitura de Rio do Sul tem aproximadamente 1,9 mil servidores ativos.
Através da funcionalidade de processamento da folha, o gestor tem à disposição o cadastro dos servidores públicos – com as movimentações e todo o histórico funcional –, pode realizar cálculos e lançamentos, aplicar reajuste, visualizar movimentações, gerar relatórios, promover o controle de concursos, processos seletivos e candidatos, além de possibilitar a integração automática com o módulo contábil. Por meio do Portal do Cidadão, o funcionalismo municipal conta ainda com o autoatendimento para a emissão de recibo de pagamento, comprovante de IRRF, relatório de períodos de férias, entre outras possibilidades de solicitações.
Na área de recrutamento e seleção, a ferramenta possibilita, por exemplo, o controle de vagas, currículos, processo de seleção e cursos. Para o monitoramento de frequência, o mecanismo de ponto eletrônico otimiza o procedimento com o registro de horários, motivos de abono, permite a importação de dados, além de facilitar a emissão de relatório. No caso do estágio probatório, o módulo de RH oferece ferramenta para a avaliação do funcionário concursado no início de sua carreira, com instrumentos para acompanhamento e controle.
Outra funcionalidade importante é a avaliação de desempenho, que consiste na análise sobre a possibilidade de progressão salarial do servidor público dentro de um plano de carreira municipal, geralmente iniciado após a finalização do estágio probatório com avaliações periódicas. E, fechando o ciclo de macroprocessos integrados pelo módulo de RH do Atende.Net, entre outras aplicações voltadas para a área de saúde ocupacional, o sistema auxilia no agendamento de médico, consultas e exames com emissão de guias de autorização, o cadastro de atestados, além do controle de despesas e mensalidades com planos de saúde.