Especializada no desenvolvimento de sistema em nuvem para a administração pública municipal, a IPM Sistemas decidiu ouvir os clientes para fazer melhorias na ferramenta de saúde. A pesquisa on-line teve a participação de 1.730 usuários que utilizam o IPM Saúde, gerando informações que estão sendo catalogadas pela equipe de desenvolvimento.
“A análise dos dados nos permitiu colher sugestões de melhoria que vão impactar diretamente o dia a dia de enfermeiros, médicos, administradores, técnicos e que, principalmente, visam aumentar ainda mais a qualidade do atendimento aos cidadãos”, diz o coordenador de desenvolvimento do IPM Saúde, Cássio Andersen.
Segundo ele, o conhecimento de situações simples encontradas no dia a dia ajuda os desenvolvedores a implementar melhorias que antes poderiam demorar mais para serem feitas sem a comunicação direta dos usuários do software.
A pesquisa avaliou os principais módulos do sistema, como prontuário eletrônico, agendamento de exames e consultas, vacinas, distribuição de medicamentos e toda a gestão da saúde pública municipal. O sistema opera em nuvem desde 2008 e atende quase 100 municípios no Sul do país, dispensando o uso de papel e digitalizando os principais serviços da gestão pública.
Entre as mudanças sugeridas já implementadas estão aquelas que melhoram a experiência do usuário na utilização do software como padronização de cores e botões para simplificar a identificação de diferentes fases de uma tarefa; a importação de notas fiscais de medicamentos, o que diminuiu e até elimina a necessidade de digitação de dados pela equipe administrativa; a inclusão de novos campos e filtros de pesquisa para rotinas do sistema e desenvolvimento de novos e modernos componentes.
“Em geral, os ajustes sugeridos pelos usuários são processos que aumentam a agilidade do trabalho dos servidores da saúde e trazem mais confiança no uso do software”, explica Andersen.
Cássio Andersen explica que a tecnologia em nuvem simplifica e agiliza a implementação das mudanças.
“Os sistemas que não operam em nuvem exigem que a atualização seja feita localmente, em cada cliente. Nos sistemas mais modernos, com a tecnologia cloud, as atualizações são imediatas para todos os usuários”, salienta.
A implementação das mudanças definidas após a pesquisa são desenvolvidas em Rio do Sul (SC), onde funciona a fábrica de software da empresa, e instantaneamente ficam disponíveis para todos os clientes da empresa.
A pesquisa, que também buscou medir a satisfação dos usuários do sistema, mostra que os profissionais valorizam a eficiência. Um dos destaques, por exemplo, foi a análise feita pelos agentes comunitários de saúde.
“Além de ser possível utilizar o software de maneira offline, o que é necessário em visitas a regiões das cidades onde não há boa cobertura de internet, a ferramenta digitaliza processos que antes exigiam a digitação de dados em diferentes formulários, atividade que consumia tempo que agora pode ser mais bem utilizado no atendimento à população”, explica Cássio Andersen.
A pesquisa incluiu, ainda, espaço para os profissionais listarem eventuais dúvidas sobre o uso do sistema. Os questionamentos mais comuns foram reunidos em um documento que está disponível para todos os usuários da ferramenta como forma de esclarecimento de dúvidas.
A realização da pesquisa realizada pela IPM Sistemas foi destaque na imprensa nacional. Como exemplo, pode-se citar as publicações nos portais Infor Channel, SEGS e Saúde Digital News.
> Gestão em saúde: clientes IPM ganham Selo APS de Qualidade do Ministério da Saúde
> Prontuário eletrônico agiliza atendimento e reduz uso de papel em Cascavel (PR)
> Vigilância em Saúde: como a tecnologia pode facilitar a gestão no seu município
> Governo Digital: o que é e sua importância na gestão pública
> Portal da Transparência: 50 clientes IPM têm excelente avaliação do TCE-RS
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