A Prefeitura de Santa Helena, município paranaense de 25 mil habitantes, reforçou as rotinas voltadas à prestação de contas via Sistema de Informações Municipais – Acompanhamento Mensal (SIM-AM) para agilizar as entregas ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Em mutirão interno para e processar os dados, a equipe do departamento de contabilidade concluiu em apenas três dias a prestação de todo o mês de março. Quatro servidores municipais dedicam-se integralmente ao SIM-AM.
Santa Helena é cliente da empresa IPM, especializada em sistemas de gestão pública e soluções em cloud computing para prefeituras. A administração pública utiliza o software Atende.Net, que integra os dados do município em cadastro único e facilita a comunicação e o tráfego de informações entre os mais diversos setores.
Os municípios paranaenses enfrentaram ao longo de 2015 o impacto da adaptação às novas regras da contabilidade. O Paraná foi o primeiro Estado brasileiro a implantar, em 2014, as mudanças previstas no novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público.
Conforme a Secretária de Finanças de Santa Helena, Liziane Brizoti, o envolvimento e profissionalismo da equipe de servidores municipais têm sido essencial para a agilização dos serviços demandados. “Os desafios das mudanças e da adaptação a um novo sistema foram abraçados pela equipe, comprometida em prestar um serviço cada vez mais qualificado e eficiente ao município de Santa Helena”, destacou.
O diretor presidente da IPM, Aldo Luiz Mees, explica como a tecnologia e o suporte vêm auxiliando na eficiência administrativa de municípios como Santa Helena. “Vários clientes IPM do Estado do Paraná vem conseguindo prestar contas em poucos dias em razão das facilidades e compatibilidade do sistema com o TCE-PR, sempre ajudados por valiosa equipe de Consultores IPM, que se dedicam exclusivamente na ajuda aos usuários”, pontuou.