Ter sistemas que funcionam parcialmente e que não atendem todas as necessidades da gestão pública são problemas constantes para muitos Municípios brasileiros, esse era o caso de Salto da Divisa, em Minas Gerais. Apesar de pequeno, com apenas 6.110 habitantes, conforme dados do último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município mineiro enfrentava grandes dificuldades para lidar com a papelada e o excesso de burocracia.
Na rotina, os servidores municipais utilizavam um software simples que, na teoria, seria ideal para atender às demandas de forma menos complicada, mas, na prática, o resultado gerou mais obstáculos do que benefícios.
O secretário de Administração do Município, Diego Moreira, relembra que a Prefeitura decidiu buscar uma alternativa para o problema após saber da experiência de outra cidade mineira com os sistemas da IPM. Atualmente, a equipe de servidores de Salto da Divisa está em período de treinamento para utilização das novas soluções do ecossistema
Atende.Net.
“O software que nós utilizávamos era simples, de fácil manejo, mas com baixa resolutividade, entregava pouco do que os sistemas de gestão exigem, principalmente na parte de controle interno. Ficamos sabendo da experiência do município de Bom Despacho (MG) com o uso do sistema da IPM e uma das nossas equipes foi até lá para ver pessoalmente o serviço, e eles se apaixonaram”, diz o secretário.
Tchau, burocracia!
Na lista de objetivos projetados pela Prefeitura, com a implantação dos sistemas da IPM, está a redução da complexidade dos processos e a modernização da gestão que está migrando para um modelo de governo mais moderno e tecnológico.
“Nossa expectativa é informatizar ainda mais nossos processos, desburocratizá-los, usar menos papel e fazer com que a comunicação do prédio da Prefeitura, que é o centro nervoso, comunique melhor com os órgãos externos, que são as secretarias. Já estamos percebendo que, com ajuda da IPM, isso será possível”, completa Diego Moreira.