Sistema IPM facilita a execução das atividades de RH nas prefeituras - IPM

Sistema IPM facilita a execução das atividades de RH nas prefeituras

Recursos Humanos
07 dez 2016

Cálculos de 13º salário, férias e rescisões estão entre as funcionalidades.

A última atualização do Atende.Net, sistema de gestão pública baseado em nuvem que funciona em mais de 100 órgãos públicos do país, trouxe uma novidade importante para os servidores e administradores públicos da área de Recursos Humanos: uma nova rotina para o cálculo das diferenças do pagamento do 13º salário. Essa rotina conta com novas funcionalidades e possibilidades de configuração, além de uma melhora significativa na performance e velocidade de execução. Com isso, as áreas de Recursos Humanos das prefeituras – que no final do ano acumulam uma série de obrigações – são beneficiadas, e os servidores públicos podem dedicar tempo e atenção à outras atividades.

Em alguns municípios, a legislação prevê que ao invés de pagar a segunda parcela do 13º salário até o dia 20 de dezembro, a prefeitura credite a segunda parcela até o dia 30 de novembro, ou então que realize o pagamento desta no mês de aniversário do servidor. Quando isso está previsto, os técnicos de Recursos Humanos, de maneira geral, precisam atualizar o valor pago antecipadamente com eventuais diferenças como reajustes salariais, médias ou adicionar vantagens, percebidas após o pagamento da segunda parcela. A novidade do Atende.Net beneficia os servidores públicos pois permite realizar o procedimento de forma ágil.

Além do cálculo, o sistema está preparado para todas as atividades acessórias, como emissão de guias de previdência, imposto de renda, emissão de relatórios e recibos de pagamento, além da geração (de forma automática) do arquivo SEFIP para Previdência Social e FGTS.

“O objetivo do sistema é deixar as rotinas mais fáceis e rápidas de serem executadas, sobretudo aquelas que seguem um padrão e precisam ser feitas repetidamente”, diz o coordenador do núcleo de RH da IPM , Jullian Creutzberg. A empresa é a criadora do Atende.Net, além  de outros sistemas voltados à gestão pública. As soluções da IPM têm como principal diferencial a tecnologia cloud computing, que possibilita a integração dos diferentes setores administrativos, além da automatização das rotinas – que beneficia diretamente o dia a dia dos servidores.

Outras demandas recorrentes do final do ano são os cálculos de férias e rescisões. Com o sistema, é possível facilitar essas atividades. Ele também está sendo preparado para receber as atualizações das rotinas do início de ano, como emissão da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e informações para Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF). As mudanças foram disponibilizadas no final de novembro e já podem ser utilizadas pelas prefeituras que usam a plataforma em nuvem na IPM.

Confira também a matéria publicada no portal Noticenter.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página