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Receita de Indaial cresce R$ 200 mil depois do uso do Atende.Net

  • Foto do Autor Por IPM
  • 23 set, 2016
  • Tempo de leitura: 3 mins
  • Última atualização: 27 maio às 14:50
Receita de Indaial cresce R$ 200 mil depois do uso do Atende.Net
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  • Maior controle dos débitos e agilidade na cobrança do IPTU melhoraram as contas da cidade.

    Em plena crise, o município de Indaial, no Vale do Itajaí, viu a receita mensal correspondente ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) crescer 30% após a implantação do Atende.Net. A cidade, com pouco mais de 65 mil habitantes, teve de lidar por muito tempo com a inadimplência de parte dos 22 mil contribuintes, principalmente nesse tributo, considerado um dos mais importantes para a saúde financeira do município. Em anos com adversidades econômicas, a situação tende a ser mais delicada porque as dívidas públicas passam a ser as últimas das prioridades financeiras. Como a cobrança é mais lenta, muitos preferem pagar outras contas — e a Prefeitura percebe o impacto.

    A partir do uso da solução, desenvolvida pela IPM Sistemas, o valor mensal da arrecadação com o IPTU saiu dos R$ 878 mil para R$ 1,2 milhão — descontada a inflação, uma diferença de cerca de R$ 200 mil. A maior parte correspondia a valores vincentes, ou seja, parcelas ou impostos integrais que não estavam atrasados. O secretário de Administração e Finanças de Indaial, Márcio Ferrari, atribui essa característica à mensagem de organização que a Prefeitura passa ao investir em fiscalização tributária.

    “O cidadão acaba entendendo que nós estamos cuidando das contas e que a inadimplência será combatida. É quase um efeito ‘psicológico’, que faz o contribuinte querer manter as contas em dia porque sabe que é o melhor pra ele e para a cidade”, avalia.

    Segundo Ferrari, a gestão da dívida ativa antes da digitalização era muito reduzida. Após a implantação do Atende.Net, a secretaria sistematizou as rotinas para evitar que a cobrança se arrastasse por meses — e até anos — sem retorno para a cidade. Agora, os técnicos conseguem fazer um comunicado ao devedor alertando sobre o débito e informando que se os valores não forem pagos, podem ser protestados em cartório ou irem para a execução fiscal. Só com esse procedimento, os valores recebidos da dívida ativa mensalmente também subiram — em média 30%, saindo dos cerca de R$ 150 mil para quase R$ 200 mil por mês.

    A plataforma que está funciona em Indaial é semelhante a que já opera em Rio do Sul, mas leva em conta peculiaridades locais. Por meio do sistema, é possível fazer o acompanhamento dos processos que já foram para o Fórum, o comportamento da dívida e administrar os bens penhorados on-line. O sistema também ajudou a Prefeitura a identificar, na metade deste ano, R$ 423 mil em ISS que podem não ter sido recolhidos por um banco da cidade.

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