As prefeituras paranaenses que investiram em gestão pública digital foram o destaque do ranking de transparência nos gastos com a COVID-19 divulgado pelo Ministério Público.
Na listagem, dos 30 mais bem colocados, 22 (incluindo Campo Mourão, Cascavel e Nova Santa Rosa, os três primeiros) são municípios que usam tecnologia criada na pandemia pela IPM Sistemas.
Os dados fazem parte do levantamento feito pelo Ministério Público do Paraná, a partir do Centro de Apoio Técnico à Execução (CAEx), que avalia os Portais de Transparência das prefeituras quanto à publicização dos gastos ligados à Covid-19.
Critérios de transparência
Na divulgação de relatórios, de acordo com os critérios do levantamento, dados sobre aquisições e contratações realizadas para o enfrentamento da pandemia são obrigatórios.
Além disso, mais detalhes são exigidos, como o nome do contratado, o número de sua inscrição na Receita Federal do Brasil, o prazo contratual, o valor total, o objeto e os dados do respectivo processo de contratação ou aquisição.
Todas essas informações, para atender aos critérios do Ministério Público devem estar no Portal Oficial ou no Portal de Transparência da cidade.
E para classificar as cidades em situações “satisfatória”, “parcialmente satisfatória” e “insatisfatória”, a pesquisa levou em consideração uma série de quesitos.
Entre eles, estão a obrigatoriedade de uma área exclusiva para a COVID-19 no Portal Oficial ou no Portal da Transparência do município, emissão de relatórios de aquisições e protocolos automáticos.
Tecnologia IPM
Divulgar todos esses dados foi muito mais fácil, através da ferramenta digital criada durante a pandemia pela empresa catarinense IPM Sistemas.
Cidades que utilizam o Atende.Net como sistema de gestão, contam com uma plataforma única 100% em nuvem, que integra todos os setores da administração municipal.
Essa vantagem facilita a prestação de contas, permite a automatização para a emissão de relatórios, agiliza processos e contribui para fortalecer a transparência do município.
Atualizados em tempo real e de modo automatizado, os dados podem ser acessados por smartphones, computadores ou tablets conectados à internet, sem a necessidade de instalar software ou criar senhas.
As prefeituras de outras regiões que também usam o Atende.Net como sistema de gestão, tem se destacado quanto a transparência.
Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Massaranduba, São Bento do Sul, São Francisco do Sul e Três Barras em Santa Catarina, são exemplos disso.
Os contribuintes podem acessar o portal da transparência do município para saber quanto está sendo gasto, quais medicamentos e equipamentos são adquiridos, além de quais empresas fornecem o material.