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Prefeitura reformula portal e implanta autoatendimento digital

  • Foto do Autor Por IPM
  • 20 fev, 2017
  • Tempo de leitura: 4 mins
  • Última atualização: 27 maio às 14:50
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  • Rio do Sul recebe projeto-piloto que dá mais autonomia para cidadão.

    A tecnologia está fazendo os cidadãos de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, irem cada vez menos à prefeitura em busca de documentos ou serviços. A partir do final de fevereiro, a cidade recebe um projeto-piloto que quer dar mais autonomia aos moradores, servidores públicos e gestores municipais: o Portal de Autoatendimento. A novidade foi desenvolvida pela IPM Sistemas, especialista no desenvolvimento de soluções para a gestão pública municipal, e está baseada na computação em nuvem — uma das formas mais modernas e seguras de armazenar, processar e disponibilizar informações.

    O portal pode ser acessado pelo próprio endereço da Prefeitura de Rio do Sul na internet. O site vai centralizar todos os serviços oferecidos pelas entidades de forma fácil e dinâmica. Para acessá-lo, o usuário terá um login que pode ser criado on-line. Dessa forma, ele terá uma área personalizada vinculada à sua conta, semelhante ao internet banking de instituições financeiras. O sistema consegue “reconhecer” o usuário a partir do login realizado – ou seja, já são apresentadas as opções de serviços mais utilizadas por ele e/ou que vão ao encontro das características de seu cadastro.

    “Ao acessar o portal, o morador já pode solicitar os principais serviços que mais geram demanda interna, como o corte de árvores, vagas em creches ou escolas, licenciamento para a construção civil, emissão de Certidão Negativa de Débitos ou guias de recolhimento de tributos, como o IPTU”, diz a coordenadora do Portal de Autoatendimento da IPM, Pâmela Eichholz. Além destas funções, o sistema fornece alertas sobre débitos do cidadão com o município, contribuindo com a arrecadação.

    Conforme o secretário de Administração e Fazenda, Alexandre Pereira, as vantagens são percebidas pelos cidadãos e servidores – que têm acesso à margem consignável, folha de pagamento e registro ponto. De acordo com o secretário de gestão da Prefeitura de Rio do Sul , Cristian Stassun, a novidade é uma conquista para a população. “O cidadão e o empresário vão ganhar tempo, uma vez que não precisarão mais vir até as repartições públicas dos setores de fiscalização e tributação, principalmente”, considera.

    Como a nova plataforma atende a todos os públicos que interagem com a prefeitura, há categorias de serviços voltadas aos moradores, empresas, fornecedores e servidores públicos. Os empreendedores, por exemplo, podem realizar tarefas que vão desde a emissão de guias para o recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS) Eventual até o envio de uma proposta de licitação. Outro grupo de funções permite que os servidores públicos solicitem licenças, acompanhem processos seletivos e peçam transferências.

    “Com a disponibilização dos serviços, Rio do Sul dá um grande passo na modernização da administração pública. Isso traz agilidade, transparência e qualidade dos serviços que prestamos à nossa população”, ressaltou o prefeito José Eduardo Thomé.

    Já nas primeiras horas de operação em Rio do Sul, o Portal registrou mais de 1 mil acessos. Em breve, o Portal de Autoatendimento será disponibilizado para outras cidades que já utilizam o Portal do Cidadão. A atualização é simples e rápida, feita pela internet.

    Com informações da Prefeitura de Rio do Sul

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