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Prefeitura digital: município de Sumaré inova a gestão com sistema 100% em nuvem

  • Foto do Autor Por IPM
  • 7 nov, 2019
  • Tempo de leitura: 3 mins
  • Última atualização: 27 maio às 14:51
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  • Software web está em fase de homologação na cidade paulista para fornecer mais facilidades ao cidadão e aos servidores municipais

    Os cidadãos e servidores públicos de Sumaré, em São Paulo, vão contar, ainda este ano, com mais facilidade e agilidade nos serviços municipais. A prefeitura prepara-se para utilizar um sistema de gestão de nova geração com tecnologia 100% em nuvem em áreas como planejamento e orçamento, execução financeira, processo digital, folha de pagamento e controle de frota e combustíveis, por exemplo.

    A migração de dados do antigo sistema em desktop foi finalizada na semana passada, quando a equipe interna passou por treinamento para utilização do novo software e homologação para conferência e ajustes necessários.

    Até então o município, de mais de 280 mil habitantes, utilizava um sistema com tecnologia obsoleta que, entre outros empecilhos, não possibilita o autoatendimento do cidadão e gera mais custos aos cofres públicos.

    Agora, com o uso do Atende.net, desenvolvido e fornecido pela IPM Sistemas, a prefeitura vai oferecer mais facilidades e economia, como explica o gerente de TI do município, Daniel Alves.

    “Teremos uma mudança muito expressiva, principalmente na questão de acessibilidade e disponibilidade. Com isso vem todas os outros benefícios. O aumento de receita, por exemplo, é algo muito natural: vamos conseguir disponibilizar funcionários de uma área para outra”, prevê.

    No caso do cidadão, a grande mudança está no autoatendimento. Serviços básicos como emitir guia de IPTU, podem ser resolvidos diretamente pelo smartphone por meio de aplicativo. “Vamos melhorar o acesso do contribuinte, que vai ter a informação de forma mais rápida muito, menos necessidade de se descolar até a prefeitura”.

    A cidade, que integra a região de Campinas, se une a centenas de municípios brasileiros que já aderiram à modernidade nas administrações públicas. Essa mudança reflete uma tendência cada vez mais comum em muitas unidades gestoras: a necessidade de reestruturação em prol da sociedade atrelada a uma equipe adaptada às novas tecnologias.

    “Hoje o nosso prefeito (Luiz Dalben) tem 28 anos, nasceu junto com a tecnologia. Partiu dele a sugestão de inovação e nós fomos atrás de um edital que contemplasse essa realidade. Agora, pretendemos começar o próximo ano com essa nova visão”, planeja o gerente de TI Daniel Alves.

    O Atende.net está disponível para os contribuintes e servidores municipais da Prefeitura de Sumaré desde o dia 5 de novembro deste ano. Para acessar o Portal do Cidadão é necessário entrar no site: www.sumare.atende.net.

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