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Pirajuba (MG) implanta Atende.Net Educação para aumentar confiabilidade de dados municipais

  • Foto do Autor Por IPM
  • 29 maio, 2025
  • Tempo de leitura: 4 mins
  • Última atualização: 27 maio às 14:06
Equipe IPM treinou professores de Pirajuba para utilizar sistemas
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  • Com pouco mais de 5,5 mil habitantes, o pequeno Município de Pirajuba, em Minas Gerais, é reconhecido pela qualidade de vida que oferece à população, além da tradicional igreja de Nossa Senhora d’Abadia, um dos patrimônios locais. Mesmo com a tranquilidade, alguns desafios preocupavam a gestão pública, incluindo a dificuldade em gerar relatórios confiáveis por conta de sistemas com pouca precisão.

    Tecnologia moderna e precisa

    Para conseguir uma solução mais moderna e confiável, a Prefeitura buscou a tecnologia do Atende.Net Educação. Em duas semanas, a equipe de implantação da IPM migrou as informações do Município para o novo sistema, capacitou servidores e conseguiu ajudar na personalização das rotinas internas, de acordo com as necessidades relatadas.
    Para Franklin Fernandes, coordenador de projetos do Atende.Net Educação, o envolvimento e colaboração da gestão para o início das atividades no Município foram de fato essenciais para facilitar o trabalho da equipe.
    “Treinamos todos os usuários em uma semana, o que nos permitiu dar o suporte individual durante toda a semana seguinte. Conseguimos sentar com cada professor, individualmente, no horário das atividade deles, já que eles têm os horários de módulo, de 40 minutos, para planejamento. Basicamente fomos pegando na mão do usuário, indicando onde clicar, mostrando caminhos e tirando dúvidas. Essa é uma dinâmica boa de treinamento”, relembra Franklin.
    Equipe IPM treinou professores de Pirajuba para utilizar sistemas

    Prefeitura reorganizou demandas de ensino para que profissionais participassem de capacitação com a IPM – Foto: IPM/Divulgação

    A implantação ocorreu em etapas, a primeira delas foi a migração e configuração do sistema. A segunda etapa consistiu no cadastro e treinamento de coordenadores, supervisores e demais integrantes do corpo pedagógico. Em seguida, os especialistas fizeram as consultorias individuais, para auxiliar na utilização do sistema.
    “Sempre vamos agindo diretamente nas dificuldades específicas de cada um. Isso permite que façamos dois tipos de treinamento, porque as pessoas aprendem de maneiras distintas. Tem gente que pega muito rápido, em uma demonstração coletiva. Já outros vão precisar que você sente ao lado e esteja no passo a passo com ela, e estamos ali para isso” – Franklin Fernandes, coordenador de projetos em Educação da IPM.
    Equipe IPM treinou professores de Pirajuba para utilizar sistemas

    Treinamento coletivo e individual de professores e demais servidores envolvidos – Foto: IPM/Divulgação

    Confiança e adaptação

    O processo de migração de sistemas antigos para novas tecnologias sempre costuma gerar desconfiança dos servidores e da administração. No entanto, o cenário foi diferente em Pirajuba: com expectativa por soluções mais ágeis e eficientes, o esforço coletivo ajudou a otimizar a implantação do Atende.Net Educação.
    “É uma dor recorrente do cliente dizer: ‘no outro sistema eu não tinha confiança nos cálculos feitos na média dos alunos’. Eles ficam muito apreensivos com isso. O nosso sistema de avaliação, que é o coração de um sistema escolar, tem a parte pedagógica muito refinada. Ele atende, com tranquilidade, uma gama muito grande e complexa do processo de avaliação dos clientes. Atendendo sempre a todas as exigências do MEC, do parecer descritivo, menção, até o conceito e nota”, reforça Fernandes.
    Equipe IPM treinou professores de Pirajuba para utilizar sistemas

    Servidores tiraram dúvidas e aprenderam a usar funcionalidades do Atende.Net Educação – Foto: IPM/Divulgação

    Após todas as etapas iniciais, o Município continua sendo atendido pela equipe de suporte da IPM. Dessa forma os especialistas solucionam dúvidas, atualizam processos, auxiliam com pendências e garantem o uso adequado de todas as funcionalidades.
    “É um prazer quando a gente chega, apresenta uma rotina e eles dizem: ‘Nossa, esse fluxo eu fazia no papel’ ou ‘isso eu levava quatro dias para fazer e agora está aqui pronto para gerar um relatório’. É algo que não tem preço. Inserimos as rotinas com muito cuidado, mas também com muita alegria de fato, pois sabemos que os processos vão qualificar, dar ganho em tempo. E isso é fundamental na educação”, completa o coordenador de projetos.

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