Novidade integra sistema de gestão pública com SPC
Quem tem dívidas com os municípios deve ficar atento. Uma nova tecnologia desenvolvida em Santa Catarina facilita a integração dos órgãos públicos com o SPC — Serviço de Proteção ao Crédito (SCPC) — e o que era uma simples taxa atrasada, pode se transformar numa grande dor de cabeça.
O novo recurso foi lançado pela especialista em sistemas baseadas na computação em nuvem IPM Sistemas. Integrado à plataforma de gestão pública Atende.Net, facilita a comunicação entre as entidades administrativas das cidades com o SCPC. Dessa forma, a cobrança dos contribuintes que estão em débito com o município ganha um motivador a mais. A inclusão do nome nas listas de devedores pode inviabilizar operações comerciais e financeiras. Os dados dos inadimplentes são enviados digitalmente.
Para eliminar ou reverter a classificação de inadimplente, os cidadãos regularizam o que devem aos cofres públicos. Como a integração entre o executivo e o bureau de cobrança é integral, os gestores públicos passam a enviar a lista de contribuintes em atraso diretamente do Atende.Net para o SCPC. O coordenador do núcleo tributário da IPM, Ivo Souza, explica que o recurso usa tecnologias referenciadas mundialmente como WebService e protocolo SOAP (Simple Object Access Protocol).
“São técnicas de segurança avançada, que garantem certificação dos dados e permitem que o servidor público registre os débitos diretamente no cadastro de inadimplentes do SCPC”, explica.
A novidade já está disponível para os municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A ideia é expandi-la para o Paraná.