Clientes IPM são destaque na 2ª avaliação do Previne Brasil 2023 - IPM

Clientes IPM são destaque na 2ª avaliação do Previne Brasil 2023

Notícias
10 out 2023

O Ministério da Saúde divulgou nesta semana os dados do 2º Quadrimestre do Programa Previne Brasil 2023. O ranking apresenta o desempenho dos municípios que obtiveram pontuação superior a 7,0 pontos (a escala classifica de 0 a 10). Desta vez, 68 clientes que utilizam as soluções IPM Saúde, do ecossistema Atende.Net – software de gestão pública, ultrapassaram a pontuação esperada. Destes, três obtiveram a nota máxima (10) e 32 receberam classificação com nota superior a 9,0.

O IPM Saúde, módulo utilizado pelos municípios em destaque, foi premiado como a melhor solução para Cidades Inteligentes do Brasil no 8º Prêmio Connected Smart Cities 2022, na categoria Negócios em Operação. A tecnologia permite que os municípios tenham uma gestão unificada e inteligente da saúde pública. O sistema oferece recursos para exportação, validação e automação de dados, que garantem a conformidade com os requisitos do Ministério da Saúde. Isso melhora os indicadores dos municípios, fornecendo informações mais precisas e oportunas para a tomada de decisões.

Clientes IPM com pontuação máxima:

 

 

As cidades com pontuação máxima vem de uma jornada de inovação e investimentos em tecnologia da ponta, com a IPM, para melhorar os atendimentos em saúde e otimizar os sistemas de gestão de dados da área. Em comparativo com o 2º Quadrimestre de 2022, os três municípios demonstraram crescimento acima de 1 ponto, com destaque para Mercedes, no Paraná, que saiu de uma nota abaixo do desejado para pontuação de excelência.

 

Evolução das cidades com pontuação máxima

 

Além dos Municípios com pontuação máxima, outros clientes IPM apresentaram avanços notáveis em sua pontuação no Previne Brasil. Apucarana (PR) apresentou uma melhora de 37% no indicador em comparação ao quadrimestre passado, enquanto Mirim Doce (SC) ostentou um avançou de 80% no índice. Veja a seguir outros avanços que foram destaque:

 

Outros municípios com pontuação de destaque

Segundo Kananda Mayer, Coordenadora de Desenvolvimento em Saúde, a atuação do Atende.Net é um ponto-chave para a melhora em saúde dos municípios e avanço nos indicadores do Previne Brasil.

“Por meio das soluções do IPM Saúde, é possível automatizar os processos de coleta de dados em tempo real e gerar uma análise precisa. Dessa forma, o gestor consegue identificar facilmente as áreas que demandam atenção e melhorias e implementar estratégias eficazes de prevenção e promoção da saúde, além de promover integração entre profissionais e departamentos envolvidos no cuidado da saúde. Trabalhamos incansavelmente para possibilitar a busca ativa em saúde, promovendo a equidade e facilitando o acesso aos serviços de saúde. Estamos comprometidos em garantir que o Sistema Único de Saúde (SUS) ofereça assistência proativa com rapidez e eficiência, contribuindo assim para um cenário de saúde pública cada vez mais sólido e eficaz”, complementa Kananda.

Confira todos os clientes IPM em destaque no 2º quadrimestre de 2023 do Previne Brasil (em ordem alfabética):

Minas Gerais: São Gonçalo do Sapucaí.

Paraná: Apucarana, Araucária, Boa Esperança do Iguaçu, Campo Largo, Cascavel, Castro, Colombo, Dois Vizinhos, Entre Rios do Oeste, Mamborê, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Nova Prata do Iguaçu, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Paraíso do Norte, Paranavaí, Pato Bragado, Rio Negro, Santa Helena, Santa Izabel do Oeste, Terra Roxa, Tibagi e Tupãssi.

Rio Grande do Sul: Alvorada, Arroio do Tigre, Campo Novo, Candelária, Coronel Bicaco, Dois Irmãos, Estrela, Estrela Velha, Gravataí, Guaíba, Lagoa Vermelha, Lagoa Vermelha, Nova Esperança do Sul, Nova Santa Rita, Panambi, Parobé, Pinhal, Santa Rosa, Sede Nova, Senador Salgado Filho e Vera Cruz.

Santa Catarina: Agrolândia, Benedito Novo, Caxambu do Sul, Chapadão do Lageado, Concórdia, Fraiburgo, Garuva, Ibirama, Itá, Ituporanga, Jacinto Machado, José Boiteux, Mirim Doce, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Rodeio, São Carlos, Seara, Tijucas, Três Barras, Treze Tílias e Videira.

Programa federal garante repasse de verbas

O Programa Previne Brasil, instituído pela Portaria n.º 2.979/2019, é um novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) que visa equilibrar valores per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP).

O repasse de verbas passou a ocorrer conforme a produção enviada pela APS – Atenção Primária à Saúde, ou seja, os municípios são remunerados conforme o desempenho das equipes em sete indicadores de saúde. Para garantir os recursos, é fundamental cumprir o máximo possível das metas estabelecidas.

Novos avanços são esperados com a Inteligência Artificial Dara

Os avanços no ranking do Previne Brasil são resultados de uma série de investimentos em saúde por parte dos municípios, ações realizadas em parceria com o Atende.Net, solução para gestão de prefeituras da IPM Sistemas. Por meio da tecnologia, é possível integrar todo sistema de saúde em um banco de dados único e gerir com rapidez as métricas devolvidas para promover mudanças no atendimento.

A IPM entende que somente com soluções inteligentes, integradas e desenvolvidas por especialistas na área, é possível promover mudanças e eficiências, visto que a saúde é uma área com nuances próprias e que impacta diretamente na qualidade de vida da população. Por isso, seguindo seu compromisso com os avanços na gestão pública de saúde, A IPM lançou em maio a Dara, a Inteligência Artificial para gestão pública. A IA apoia no planejamento e gestão da saúde pública, trazendo mais assertividade e eficiência, além de aumentar a qualidade dos atendimentos.

Entre seus recursos e benefícios, a IA apoia no prognóstico da diabete, antecipando entre 1 e 3 anos na identificação dos quadros dos pacientes em trajetória para apresentar a condição. Além disso, é capaz de apontar aos profissionais de saúde os pacientes que, se nada for feito, caminham na direção da ocorrência de infarto ou AVC nos próximos 6 a 18 meses.

A evolução e robusteza da tecnologia é relevante, pois aborda as condições que mais matam e prejudicam a qualidade de vida dos brasileiros. Estima-se que infarto sozinho seja responsável por cerca de 30% das mortes no país, enquanto os casos de diabete triplicaram nas últimas 3 décadas, colocando o Brasil como 3º país do mundo que mais gasta com a condição.

Nesse sentido, a Inteligência Artificial Dara foi desenvolvida para funcionar na saúde pública, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), e utiliza redes neurais profundas (deep learning). A ideia é qualificar o atendimento e resguardar a autonomia dos médicos: mesmo em uma consulta médica de rotina, que pode inclusive ser para um assunto diferente, o médico já contaria com insights ricos da IA e conseguiria apontar ao paciente que ele deve ter atenção redobrada com alguns fatores de saúde para reverter um quadro de infarto ou AVC nos próximos 6 a 18 meses.

Ana Mees, Head de Inteligência Artificial na IPM, diz que a visão é trazer ao setor público mais assertividade e eficiência, usando a tecnologia como apoio na tomada de decisões, sempre resguardando a autonomia dos profissionais de saúde. Ela nota que o Brasil já tem mais de 1 milhão de pessoas na fila para cirurgias eletivas via SUS, além de diversos outros gargalos na saúde. Dessa forma, trazer a IA para prever situações e otimizar o investimento público, com foco em melhorar a qualidade de vida da população, é um investimento e avanço na direção certa.

“O desenvolvimento da tecnologia é fruto de diversos anos de trabalho de um time multidisciplinar de engenheiros, biomédicos, médicos e gestores públicos, e utiliza machine learning e redes neurais profundas para trazer novas informações e previsões ao trabalho no setor público”, diz Ana Mees, graduada em Engenheira Biomédica pela Duke University.

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