Software em nuvem auxilia prefeituras na entrega correta das informações
As prefeituras do sul do Brasil que utilizam o sistema de gestão pública em nuvem, Atende.Net, já estão com as prestações de contas em dia com o Tribunal de Contas da União (TCE). O envio dos municípios do Paraná é mensal, enquanto que em Santa Catarina e Rio Grande do Sul o balanço deve ser enviado bimestralmente.
Segundo o supervisor contábil da Central de Atendimento da IPM, Marciel Dover Schmidt, esta é uma das etapas mais importantes para a manutenção da transparência da gestão pública das cidades. Além de ser uma obrigação legal, beneficia as prefeituras porque garante o repasse de verbas nas variadas áreas da administração pública.
A utilização de um sistema de gestão em nuvem, como o Atende.Net, é uma das formas de garantir o envio correto e dentro do prazo. O software, desenvolvido pela IPM, é totalmente integrado a diversos programas como SIM-AM, e-Sfinge e PAD, e possui ferramentas para a correção dos dados antes do envio oficial.
“Ele auxilia a conferência das informações que serão enviadas ao TCE por meio de um botão de inconsistências. O sistema aponta os erros e indica quais as correções a fazer”, explica. Para se ter uma ideia, todas as prefeituras que utilizam o sistema da IPM estão com as obrigações referentes à última prestação de contas em dia.
O município de Pinhalzinho, em Santa Catarina, é um dos usuários do sistema. Segundo a contadora Daniele Pezzini, a ferramenta diminui as chances de ter que descartar todas as remessas enviadas no caso de inconsistências, poupando o tempo dos servidores, evitando o retrabalho e agilizando a entrega.
“Quando há informações incorretas, é necessário descartar todas aquelas enviadas para a correção das divergências. Dados da contabilidade, RH, Compras e outros setores precisam ser regerados e retransmitidos. Com a verificação antes do envio, nós minimizamos esse contratempo”.
O sucesso na prestação de contas também se deve à geração automática do SICONFI e da DCA. “Desde o fim do ano passado o sistema permitiu a importação do arquivo, o que agilizou bastante os serviços desse tipo de prestação de contas. Hoje o preenchimento e a importação ocorrem integrados ao Atende.Net”, esclarece Schmidt.