Cidades do PR usam tecnologia digital para divulgar gastos com a COVID-19 - IPM

Cidades do PR usam tecnologia digital para divulgar gastos com a COVID-19

IPM na Mídia
24 ago 2020

Matéria publicada no portal Curitiba IT, em 21/08/2020. Leia na íntegra:

A tecnologia está se mostrando aliada importante para garantir maior transparência na apresentação de gastos públicos relativos à compra de remédios e equipamentos necessários para o combate ao coronavírus. Um exemplo disso são as prefeituras do Sul do País que vêm divulgando essas despesas nos seus portais da transparência.

Ferramenta desenvolvida pela IPM Sistemas permite que estas cidades atualizem em tempo real e de modo automatizado os gastos, que ficam disponíveis para consulta na internet. No módulo, que é acessado no Portal da Transparência de cada cidade, os gestores podem agrupar as informações sobre os investimentos, cadastrar ordens de compra e os empenhos emitidos, liquidados ou pagos, licitações, quais produtos foram adquiridos e os nomes dos fornecedores. O público externo e os órgãos de fiscalização podem acompanhar e fiscalizar esses dados por smartphones, computadores ou tablets, sem a necessidade de instalar software, preencher cadastros ou criar senhas.

O Paraná foi o primeiro estado a ver na prática esta consequência positiva do emprego da gestão pública digital no enfrentamento da pandemia. As prefeituras que utilizam a metodologia criada pela IPM foram o destaque do ranking de transparência nos gastos com a COVID-19 divulgado pelo Ministério Público. Na listagem publicada pelo órgão, dos 30 mais bem colocados, 22 são municípios que usam a tecnologia que foi criada durante a pandemia.

Diretor-presidente da empresa, Aldo Mees conta que a criação da ferramenta veio da preocupação em aumentar ainda mais a efetividade das prefeituras. “Principalmente durante uma situação de tamanha repercussão quanto essa que todos estamos vivenciando e em um momento que exige uma seriedade ainda maior do que o normal”, comenta. Além do Paraná, o grupo atende administrações municipais de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página