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IPM lança Inteligência Artificial Dara no atendimento à população

  • Foto do Autor Por IPM
  • 27 set, 2023
  • Tempo de leitura: 6 mins
  • Última atualização: 27 maio às 14:53
IPM lança Inteligência Artificial Dara no atendimento à população
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  • Imagine conseguir agendar uma consulta médica no SUS pelo WhatsApp, com um agente que lhe ajuda a selecionar o ponto de atendimento, entende a especialidade médica procurada, e responde de forma praticamente imediata. Agora imagine que todo esse atendimento foi, na verdade, fruto da interação com uma Inteligência Artificial especializada no atendimento à população, sem precisar alocar uma pessoa do outro lado. É isso que propõe a Inteligência Artificial Dara, lançada em maio pela IPM Sistemas, e que agora expande sua atuação também para o atendimento à população.
    Como se fosse um bate-papo, Dara é capaz de conversar por meio de mensagens de texto ou voz nos sites dos órgãos públicos e também via outros canais como o WhatsApp. A solução diferencia-se de um chatbot comum, visto que foi desenvolvida com tecnologias de Natural Language Processing (NLP) e Natural Language Understanding (NLU). Na prática, foi treinada com machine learning para reconhecer e responder mais de 100 mil perguntas e solicitações diferentes dos cidadãos, sendo capaz de compreender a comunicação natural. “Em todos os sentidos, a atuação da Dara no atendimento assemelha-se à conversa com uma pessoa real, ou seja, não é uma URA com opções pré-definidas, como vemos no mercado”, destaca Ana Mees, líder de Inteligência Artificial e Engenheira Biomédica pela Duke University.
    Representantes da empresa IPM Sistemas comemoram o lançamento da Inteligência Artificial Dara no atendimento à população

    IPM comemora o lançamento da Inteligência Artificial Dara no atendimento à população, expandindo o ecossistema de IA da empresa

    Por meio de uma tecnologia que segue o mesmo padrão de gigantes do mercado como a Alexa, da norte-americana Amazon, e Siri, da também norte-americana Apple, a Assistente Virtual com Inteligência Artificial para atendimento à população consegue compreender e interpretar a fala humana para gerar respostas no mesmo tom e complexidade. Isto é, diferente de chatbots que exigem a seleção de alternativas pré-definidas, a tecnologia da IPM conversa com o usuário e executa as tarefas necessárias para o atendimento, assim é possível solicitar desde um carnê IPTU, marcar uma consulta médica ou iniciar o processo de abertura de uma empresa.
    “Nosso foco no desenvolvimento da Dara no atendimento à população, em comparação à todas as demais frentes em que criamos soluções de IA no ecossistema Dara, foi em realmente criar tecnologias que se assemelham com o comportamento humano e que facilitem a vida da população e servidores públicos. Para um chat, era essencial ter a capacidade de conversar e executar tarefas com comunicação natural, dentro do mesmo padrão que utilizamos no dia-a-dia. Com isso, conseguimos realmente democratizar o acesso aos serviços públicos, trazendo mais agilidade e praticidade à vida da população”, explica Ana Mees.

    IPM Sistemas vem de uma longa trajetória de investimento e inovação com IA

    Desde o lançamento da Inteligência Artificial Dara em maio deste ano, a IPM tem investido em novas soluções e aplicações para a IA dentro do sistema de gestão Atende.Net. A solução já era capaz de apoiar no planejamento e gestão da saúde e da educação, apontando onde construir ou ampliar unidades de ensino, por exemplo, e identificando os casos de evasão escolar de forma antecipada com 99% de taxa de acerto. Agora, com a expansão para atendimento à população, o objetivo é ampliar o acesso a serviços públicos digitais e promover mais economia aos cofres públicos. Em setembro deste ano, o software para gestão pública da IPM atingiu a marca de 437 milhões de atendimentos digitais pela internet ou aplicativo, acessíveis 24h por dia. O crescimento é de 56% ano a ano.
    A iniciativa vem de encontro a tendências e estudos sobre tecnologia na gestão pública. Segundo pesquisa da Gartner, 70% dos governos planejam usar tecnologias de personalização para melhorar o atendimento ao cidadão até 2023. Ao mesmo tempo, o Brasil ainda vive grandes contrastes: 44% das pessoas não conhecem ou nunca usaram serviços digitais da prefeitura da cidade onde residem.
    “Sabemos que ainda são muitos os desafios a serem superados na área pública, e queremos transformar essa realidade com a Inteligência Artificial. Em maio, quando lançamos a Dara, já mostramos que é possível agir de forma proativa na gestão das cidades e na promoção da saúde. Agora, após anos de pesquisa e investimento, apresentamos novas possibilidades antes impensáveis, que vem mais uma vez no sentido de descomplicar a vida do cidadão e elevar o padrão da gestão pública”, destaca Aldo Mees, fundador e CEO da IPM Sistemas.
    O objetivo, complementa Aldo, é disponibilizar a solução de Inteligência Artificial no atendimento à população para toda a base de clientes da empresa até o final do ano, dentro do sistema de gestão Atende.Net.
    A solução vai de encontro com tudo que a IPM Sistemas propõe: qualidade no atendimento ao cidadão, levando em consideração as necessidades e preferências individuais; rapidez e eficiência no atendimento público; e acessibilidade para tornar o atendimento digital disponível em qualquer dispositivo, a qualquer hora ou local, e para pessoas com deficiência.
    >> Vídeo: Por que criamos uma Inteligência Artificial especializada em gestão pública, a Dara?

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