Funcionalidade centraliza informações e integra dados de empresas registradas nas prefeituras.
Que a computação em nuvem moderniza as rotinas administrativas, muitos já sabem. Mas devido a tecnologia impressa nos sistemas, muitas funcionalidades podem ser agregadas, beneficiando também os munícipes. Exemplo disso é o novo recurso disponível aos clientes IPM, via Portal do Cidadão. Trata-se da funcionalidade “Localização de Empresas e Estabelecimentos Comerciais”.
Com ela, é possível localizar as empresas/estabelecimentos e informações como telefone, e-mail, redes sociais, além de sua localização no mapa. As informações estão divididas por segmento de atuação e o filtro também pode ser feito pela razão social ou nome fantasia da empresa/estabelecimento em questão.
Conforme o coordenador do núcleo tributário da IPM Sistemas, Ivo Ferreira de Souza Júnior, o recurso pode ser extremamente útil também aos turistas que visitam as cidades. “Qualquer pessoa que estiver passando pelo município poderá usufruir deste serviço. Através dele, é possível localizar hotéis, restaurantes, oficinas, supermercados… Todos os segmentos que possuem empresas ativas no município”, esclarece.
Ele também ratifica que há muitos portais que centralizam informações de contato de empresas e comércios das cidades, mas que disponibilizam os dados em forma de anúncios – inclusive, atribuindo taxas para divulgá-los.
Devido à integração com o Google Maps, além das informações de contato, é possível que o usuário trace a rota e estime quanto terá que percorrer para chegar no destino desejado.
A integração das informações de contato (disponibilizadas via Portal do Cidadão) são extraídas do Atende.Net – sistema de gestão pública que contempla as diferentes áreas da administração municipal. Além disso, os dados são oficiais e atualizados, já que as informações são referentes ao cadastro feito junto às prefeituras. “É com base nesses dados que a empresa recebe seu alvará de licença e localização”, explica Ivo.
A funcionalidade já está disponível para todos os clientes IPM que utilizam o Portal do Cidadão. Basta que cada prefeitura ative o recurso dentro de seus respectivos portais.