Logo Ipm Sistemas

IPM desenvolve solução para inventários patrimoniais com identificação por radiofrequência

  • Foto do Autor Por IPM
  • 26 maio, 2025
  • Tempo de leitura: 2 mins
  • Última atualização: 26 maio às 10:10
Inventários patrimoniais por radiofrequência criados pela IPM Sistemas
  • Instagram Ipm Sistemas
  • Youtube Ipm Sistemas
  • Visando sempre aprimorar e criar ferramentas cada vez mais modernas para atender a gestão pública, a IPM desenvolveu uma nova solução: o App Atende.Net Patrimônio. A tecnologia é específica para apoiar a realização de inventários patrimoniais, proporcionando mais agilidade e segurança na leitura de etiquetas.

    Inventários patrimoniais por radiofrequência

    Em geral, para realizar inventários é necessário aproximar-se fisicamente dos itens, o que nem sempre é possível para os servidores. O grande destaque do App Atende.Net Patrimônio, lançado no fim de 2024, é a utilização da tecnologia Radio-Frequency Identification (RFID) — Identificação por Radiofrequência.
    “A utilização da tecnologia RFID representa um diferencial importante, conferindo maior agilidade e precisão ao processo de inventário. Desse modo, é possível dispensar a aproximação física do usuário ao bem para a leitura da etiqueta patrimonial. Esse recurso é especialmente útil em ambientes amplos ou de difícil acesso, otimizando significativamente o tempo necessário para a execução da atividade”, detalha o coordenador de produto do Módulo de Suprimentos, da IPM, Cristiano Aires.
    Além da leitura de etiquetas com a tecnologia RFID, o App Atende.Net Patrimônio também permite a identificação de itens por meio do tradicional código de barras, bem como por QR Code. Paralelamente, a equipe de desenvolvimento em conjunto com o time de tecnologia e pesquisa está concluindo a homologação de uma terceira ferramenta para captura de dados via RFID, representando mais uma inovação disponibilizada aos clientes IPM.

    O que é RFID?

    A tecnologia permite o compartilhamento de dados por radiofrequência e pode ser utilizada em etiquetas eletrônicas para a identificação de itens a longas distâncias. No mercado, é comum o uso do RFID em lojas, tanto para evitar furtos quanto para auxiliar no gerenciamento de estoques de produtos.

    Leia mais notícias

    Receba o melhor da inovação no setor público no seu e-mail

    Inscreva-se e receba nossa Newsletter em sua caixa de entrada