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Indaial dobra receita com recuperação de valores de dívida ativa por meio da tecnologia

  • Foto do Autor Por IPM
  • 17 ago, 2018
  • Tempo de leitura: 3 mins
  • Última atualização: 27 maio às 14:51
Indaial dobra receita com recuperação de valores de dívida ativa por meio da tecnologia
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  • Prefeitura usa módulo do Atende.Net da IPM Sistemas, desenvolvedora de soluções para a gestão pública fundada em Rio do Sul

    Muita dívida para receber e poucos recursos tecnológicos para fazer a cobrança com eficiência. O problema é comum às prefeituras e o agravante é que a morosidade dos processos leva à extinção de créditos tributários e à perda de recurso importante aos cofres públicos. Em Indaial, no Vale do Itajaí, a prefeitura dobrou a receita com dívida ativa após reestruturar a área de cobrança e investir em ferramentas de tecnologia. “Em julho de 2017 nossa arrecadação foi de R$300 mil. Um ano depois, esse valor passou para cerca de R$600 mil”, comenta Silvio César da Silva, secretário de Administração e Finanças do município.

    Inicialmente, a prefeitura criou  uma unidade de conciliação para firmar acordos com os contribuintes devedores. Para gerenciar a dívida, escolheu o módulo Dívida Ativa do Atende.Net, sistema completo de gestão pública da IPM, de Florianópolis, disponibilizado em nuvem. A ferramenta permitiu acelerar os processos morosos e repetitivos como, por exemplo, o envio para o cartório. “O envio de cada um dos processos exigia a ação de um servidor. Desenvolvemos uma funcionalidade de integração para que eles fossem enviados automaticamente e em lote, exigindo apenas a conferência dos contribuintes e empresas envolvidos para dar veracidade à informação”, explica Anderson Moreira, técnico da área de tributação da IPM.

    O Dívida Ativa da IPM é o destino final de todos os créditos, tributários ou não, das prefeituras. Caso um valor não seja pago pelo contribuinte até o seu vencimento, automaticamente é transferido para o módulo com o objetivo de fazer gestão do processo de cobrança. A partir daí, permite à administração municipal escolher diferentes métodos de regularização da dívida: refinanciamento da dívida, abertura de processo administrativo, envio para protesto em cartório e execução judicial, entre outros. “Praticamente todos os nossos clientes utilizam o módulo Dívida Ativa, mas a efetividade depende também da organização interna da prefeitura. Indaial usa as funcionalidades oferecidas de maneira muito eficiente”, destaca Moreira.

    Tecnologia como referência – De acordo com o secretário, Indaial é hoje referência na região. Prefeituras já procuraram a administração com o objetivo de conhecer como é utilizado o sistema para encaminhar as dívidas para protestos. “Em tempos de crise, cabe às prefeituras inovar e promover estratégias para atrair mais recursos. Com o aumento da arrecadação temos mais dinheiro para investir em áreas prioritárias do município e manter os pagamentos em dia com nossos fornecedores e servidores”, pontua Silvio César da Silva.

    IPM SISTEMAS

    A IPM Sistemas atua há mais de 20 anos no desenvolvimento de softwares em nuvem destinados à gestão pública, com foco em redução de custos, aumento de receita, qualidade e eficiência no planejamento e execução de serviços. Prefeituras, câmaras de vereadores, fundos, autarquias e fundações estão entre os principais clientes que utilizam os sistemas IPM. A empresa, com sede em Florianópolis e Centro Tecnológico em Rio do Sul (SC), conta com aproximadamente 300 profissionais que atuam nas áreas de tecnologia e consultoria técnica, e oferecem atendimento aos milhões de usuários espalhados pelo País.

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