Santa Rosa (RS) comemora implantação de novos processos digitais

Santa Rosa (RS) comemora novos processos digitais e aumento de 20% nos acessos aos Portais

Governo Digital
10 jun 2022

A Prefeitura de Santa Rosa (RS), município da região Noroeste gaúcha, vive um intenso processo de modernização digital. Desde 2009, quando implantou a tecnologia para gestão pública nativa web com cadastro único para cidades inteligentes da IPM Sistemas, vem ganhando agilidade, economia e transparência. E as novidades não param, com a implantação de novos processos digitais.

Por exemplo, o processo de desburocratização já resulta na oferta de 190 serviços pela Internet, para os cidadãos acessarem por computador, tablet ou celular, inclusive pelo Aplicativo Atende.Net. Sem enfrentar filas nem usar papel, os santa-rosenses podem emitir e pagar guias diversas como IPTU, ITBI, ISSQN, solicitar manutenção de iluminação de via pública, abrir ou dar baixa em empresas, etc. 

E a adesão dos cidadãos tem sido massiva. Somente de janeiro a maio de 2022, foram realizados mais de 546 mil autoatendimentos e consultas on-line, resultando em uma média superior a 109 mil autoatendimentos mensais – sendo que são cerca de 74 mil habitantes.

A seguir, confira as ações mais recentes do processo de modernização digital da Prefeitura de Santa Rosa:

  • Assinatura Digital passa a ser oferecida a usuários externos
  • Aumento de 20% nos acessos aos Portais da Transparência e do Cidadão 
  • Digitalização do Departamento de Recursos Humanos
  • Teleatendimento em fase de implementação

Prefeitura implementa Assinatura Digital para usuários externos

Agora os usuários externos também podem assinar digitalmente suas documentações em Santa Rosa. Com a digitalização de 100% das etapas dos processos administrativos dentro do sistema do município, todos os documentos podem ser assinados digitalmente tanto por usuários internos quanto externos, sem nenhuma necessidade de impressão.

Antes dessa inovação, o usuário externo precisava elaborar o documento, fazer a impressão, assinar manualmente e posteriormente escanear o documento assinado, para que pudesse ser inserido no sistema do processo digital. 

“A digitalização dos processos é uma ação do governo, que busca diminuir a burocracia, facilitar a vida das pessoas e gerar economia com impressões. Não sendo mais necessário o arquivamento de documentos físicos e agilizando o andamento e a análise das demandas dos empreendedores”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia de Santa Rosa, Odaylson Eder.

Para realizar a assinatura digital dos documentos, os empreendedores precisam acessar o Portal do Cidadão do município já com a liberação do certificado digital para o seu usuário. Os certificados são emitidos pelos servidores municipais. Basta solicitar a liberação na Sala do Empreendedor, mediante a apresentação de um documento oficial de identificação.

Atualmente, os processos de solicitação de liberação de crédito, do Programa Desenvolver e as análises internas são realizados 100% digitais. Um processo cada vez mais rápido e prático, sem que o cidadão precise se deslocar até a prefeitura.

Acessos aos Portais da Transparência e do Cidadão crescem mais de 20%

O Portal da Transparência e o Portal do Cidadão de Santa Rosa têm sido cada vez mais utilizados pela população, que encontra uma variada gama de informações, incluindo prestação de contas, relatórios e solicitação de serviços.

O Portal da Transparência somou mais de 60 mil acessos só nos primeiros 5 meses de 2022 – uma média mensal de 12 mil visualizações. Isso corresponde 20% a mais que do mesmo período do ano passado. Uma das áreas mais pesquisadas é a parte de licitações, seguida das informações do grupo de pessoal, grupo de despesas e grupo de suprimentos.

“Percebemos que as pessoas estão procurando, cada vez mais, o portal para se atualizarem e acompanharem o governo. Buscamos, através de mecanismos efetivos de transparência, controle interno e novas tecnologias, trazer todas as informações pertinentes aos cidadãos santa-rosenses, de forma simples e objetiva”, destaca o secretário de Governança e Gestão, Ademir Rosa.

Já os dados do Portal do Cidadão refletem como a população está tendo acesso aos serviços da Prefeitura, tendo sido registrado aumento de 24% no número de solicitações requisitadas de forma digital – a plataforma registra média de 76,5 mil acessos mensais. O município de Santa Rosa disponibiliza para os usuários, mais de 50% dos serviços de forma on-line, via sistema, sem a necessidade do cidadão se deslocar presencialmente até a Prefeitura.

Santa Rosa processos digitais aumento 20% acessos aos Portais

Prefeitura de Santa Rosa (RS) oferece 190 serviços pela Internet para os cidadãos, que não precisam enfrentar filas nem ir à Prefeitura

Departamento de Recursos Humanos também implanta processos digitais

O processo de modernização digital da gestão santa-rosense também engloba o Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, havendo diversas novidades. Confira:

  • Licença Saúde por Workflow: Antes era recebido atestado físico, com várias pessoas indo ao RH para deixar o documento. Hoje, o dado existe apenas digitalmente. Todas as demais licenças também passaram a ser por processo digital.
  • Concessão de férias sem uso de papel: Hoje é feito por fluxo, a pessoa recebe a notificação de quando estará em férias e quando deverá retornar.
  • Convocação de retorno antecipado de férias: Antes era feito por papel, agora também ocorre pelo fluxo digital. 
  • Assinatura de rescisões: Antes ocorria de forma física, passando a ser realizada pelo Portal.
  • Declaração anual de bens: Era feita por papel, dificultando o controle de quem havia mandado ou não. Passou a ser por fluxo e a ter relatório que aponta quem não apresentou.
  • Atualização de dados do servidor: Não havia processo claro para isso. Na maioria das vezes, as pessoas levavam uma cópia de um documento ao RH para atualizar o dado, sendo haver retorno ao usuário se foi concretizado ou não. Agora é feito pelo Portal e a pessoa pode acompanhar se a alteração foi aprovada ou não.
  • Controle de ponto centralizado: Antes o controle de ponto era descentralizado e não havia acesso do servidor às suas próprias informações. Com o módulo de ponto da IPM Sistemas, a informação agora é centralizada, on-line e visualizável em qualquer máquina pela chefia imediata ou pelo próprio servidor.
  • Recarga de vale-transporte: Era solicitada por e-mail, passando a ser pelo Portal, centralizando melhor as informações, permitindo relatório de solicitações e retorno ao solicitante quanto à aprovação do crédito.
  • Controle de horas extras: A realização de horas extras passou a ter sua autorização centralizada a partir de processo digital e mediante registro de ponto, devendo os dois fatores ocorrerem para a concretização do pagamento/crédito em banco de horas.
  • Alteração de horário de trabalho: As alterações de horário de trabalho eram realizadas por ordem de serviço ou, às vezes, eram feitas “por conta” pelo próprio chefe do local de trabalho, e agora são processos digitais controladas pelo DRH através de aprovação e controle no ponto.

Teleatendimento em fase de implementação em Santa Rosa

Outra novidade da modernização digital da Prefeitura de Santa Rosa (RS) é a implementação do teleatendimento no município, tratado em reunião técnica no mês de maio com a presença de profissionais da IPM e empresa responsável pelo sistema de informática do SUS e da empresa Pardini, que presta o serviço de telediagnóstico para a FUMSSAR (Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa).

O novo serviço é mais uma opção para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e que vai proporcionar mais agilidade, com os pacientes podendo realizar consultas médicas, de enfermagem e com multiprofissionais de forma virtual, nos postos de saúde da Atenção Primária. Além de reduzir custos para o Município.

“O teleatendimento vem para melhorar e facilitar a vida dos usuários do SUS. Com isso, os pacientes não vão precisar se deslocar fisicamente para as Unidades Básicas de Saúde. É uma ferramenta fantástica que nos permite ofertar mais serviços de saúde para a população”, salienta o presidente da Fundação de Saúde de Santa Rosa, Délcio Stefan.

> Vídeo: 3 vantagens da modernização digital dos órgãos públicos 

Saiba mais sobre a tecnologia da IPM Sistemas:

> Portal da Transparência: 50 clientes IPM têm excelente avaliação do TCE-RS

> Governo Digital: Módulo Memorando simplifica a comunicação pública

> Tecnologia de inteligência fiscal aumenta a arrecadação das Prefeituras

> E-book gratuito tem tudo sobre o Novo Siafic e o Decreto 10.540/2020

> Rio do Sul incentiva empreendedorismo com tecnologia e integração à RedeSim

> Guaíra, Guarapuava e Tupãssi vencem Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae-PR

> Índice CFA 2022: 12 clientes IPM são destaque nacional em Governança Municipal

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

 

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página