São Bento do Sul implanta app mobile para facilitar o atendimento à população - IPM

São Bento do Sul implanta app mobile para facilitar o atendimento à população

Governo Digital
06 ago 2018

Pagar o IPTU e notificar à prefeitura sobre consertos em vias são algumas das opções do app

Os municípios brasileiros estão cada vez mais investindo na melhoria dos serviços aos cidadãos. São Bento do Sul, em Santa Catarina, é um deles: a prefeitura acaba de implantar um aplicativo mobile para facilitar o atendimento à população de cerca de 80 mil habitantes.

Chamada de App Atende.Net, a ferramenta permite que vários serviços sejam realizados por meio de celular ou tablet. Os dados são integrados ao sistema homônimo utilizado pela prefeitura desde o fim de 2017 e desenvolvido pela IPM Sistemas, pioneira em softwares baseados em computação em nuvem. Acompanhar processos e consultar débitos com o município são alguns dos serviços disponíveis.

Um dos destaques do app é permitir a emissão e pagamento do IPTU por smartphone, sem a necessidade de impressão dos carnês. “Os cidadãos podem ser notificados sobre o vencimento do tributo por notificação push. A técnica é semelhante à usada nos aplicativos de mensagens instantâneas, que emitem um alerta sonoro e visual sempre que há uma informação importante a ser observada”, explica o diretor presidente da IPM, Aldo Luiz Mees.

Entre as opções de maior interação entre a prefeitura e a população está a solicitação de ocorrências de serviços e manutenções. O cidadão pode informar à prefeitura da necessidade de conserto em vias públicas, por exemplo, tirando uma foto e enviando ao órgão responsável juntamente com a localização via GPS. Neste caso, o usuário recebe o status dos pedidos, bem como o agendamento das obras.

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação de São Bento do Sul, Paulo Uhlig, a implantação do aplicativo visa modernizar a gestão para beneficiar o cidadão. “Nosso objetivo é poder facilitar o contato da prefeitura com a população por meio deste novo canal de comunicação e proporcionar mais agilidade no andamento dos serviços de diversas áreas”, comenta.

O App Atende.Net é o primeiro aplicativo do Brasil integrado ao sistema de gestão municipal. Lançado no fim de 2017 em Rio do Sul (SC), já foi implantado também nas cidades paranaenses de Castro e Colombo e na gaúcha de Candelária. Está disponível gratuitamente para Android e iOS nas lojas virtuais da Google e da Apple.

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