Prefeitura de Guarapuava investe em modernização digital da gestão

Prefeitura de Guarapuava investe em modernização digital

Governo Digital
18 abr 2022

ATUALIZADO EM 19/04/2023  |  A Prefeitura de Guarapuava (PR) vive uma nova realidade administrativa com a modernização digital da gestão iniciada em agosto de 2021, um processo complexo, mas que está deixando a gestão mais ágil, econômica e transparente. Antigamente, a Prefeitura funcionava com diversos softwares, desenvolvidos por diferentes empresas e tecnologias. A maioria dos sistemas era de velha geração, antigos, denominados desktop, ou seja, só estavam acessíveis para os usuários que estivessem dentro da Prefeitura. Todos os sistemas funcionavam em computadores centrais do Município, e “não em nuvem”.

Então cada sistema funcionava em seu próprio banco de dados, sem integração, ou com mínima integração. Eram centenas de pequenos bancos de dados mantidos por 11 sistemas. A existência desses diversos “bancos de dados separados” inviabilizaria o atendimento do SIAFIC (Decreto nº 10.540/2020), norma legal que exige, desde 01/01/2023, o funcionamento das Prefeituras com sistema único, agregando Câmara, Previdência e outras unidades gestoras.

Agora, com o software Atende.Net, a Prefeitura funciona com uma base de dados única, em nuvem, que pode ser usado pela Internet (via computador, tablet, celular). As centenas de pequenos bancos de dados foram unificadas, permitindo o atendimento da nova legislação vigente. Essa unificação também permite que a Prefeitura possibilite à população se autoatender pela Internet, com serviços disponibilizados nos websites www.guarapuva.atende.net ou www.guarapuava.pr.gov.br.

Números comprovam sucesso da digitalização municipal

A Prefeitura de Guarapuava já oferece 94 serviços on-line, número que será ampliado. E o uso tem sido massivo. Foram registrados 7,2 milhões de acessos/consultas a serviços públicos de forma on-line (sendo 146 mil pelo App Atende.Net) de 01/09/2021 a 18/04/2023. Isso significa uma média mensal de 382,2 mil autoatendimentos – sendo que a população total do Município é de 183,7 mil habitantes (IBGE/2021).

Só neste primeiro trimestre de 2023 foram mais de 1,1 milhão de acessos/consultas, o que representa 18% a mais do que no mesmo período de 2022. Já o uso do aplicativo saltou 245%, passando de 10,2 mil nos primeiros três meses de 2022 para 35,5 mil no mesmo período de 2023 (veja outros indicadores mais abaixo).

A comunicação municipal também está muito mais simples, rápida e eficiente. Desde a implantação do eComunica na Prefeitura em outubro de 2021, já foram realizadas 351,6 mil movimentações, com 157,8 mil arquivos relacionados, e 798,9 mil visualizações. Tudo pela Internet. Foram 18,9 mil movimentações em 2.120 memorandos só nos primeiros 30 dias! Em 2023, já ocorreram 123 mil movimentações, 37% a mais na comparação com o mesmo período de 2022. E aumentou em 41% a quantidade de comunicados abertos.

Toda essa comunicação ocorre em tempo real, inclusive com terceiros (contribuintes e outros órgãos), sem uso de papel, impressão e Correios. E o usuário externo pode usar o Autoatendimento ou App para acompanhar e responder as comunicações. O resultado é facilidade, agilidade, segurança e rastreabilidade em tempo real.

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Licitação da nova tecnologia gerou economia ao Município

Para promover essa modernização digital da gestão pública municipal, a Administração guarapuavana processou uma licitação em junho de 2021, da qual participaram 5 empresas, tendo a IPM Sistemas vencido o processo em preços.

Caso continuasse com os sistemas antigos, a Prefeitura de Guarapuava estaria pagando R$ 132.496,00 mensais (valor de 2020 informado no Portal da Transparência e corrigido pelo IGPM conforme previsto no contrato). Fora esse montante, ainda estaria arcando com a estrutura para armazenamento dos dados, como hardwares e manutenção de máquinas, o que não era coberto pelo contrato antigo.

Já o contrato novo, firmado com a IPM Sistemas, soma R$ 94.882,00 mensais e incluindo aí os custos de Data Center e o fornecimento de tecnologia nativa WEB. Então, além de pagar menos e usar tecnologia de última geração, a Prefeitura também não precisará mais gastar com compra e manutenção de equipamentos de TI, cabeamentos, sistema de segurança de backups, seguros e Data Center, bem como economizará com papel e Correios.

Essa troca de fornecedor representa, portanto, uma economia mínima de R$ 37.614,00 mensais. Em um ano, a Prefeitura economizou mais de R$ 500 mil (Meio Milhão de Reais), que ficaram disponíveis para serem investidos em outras áreas, como creches, escolas, praças, calçamentos ou iluminação pública, por exemplo. Porém, esse valor será ainda maior, devido aos outros gastos que a Prefeitura deixou de ter com equipamentos de TI.

Cidadãos podem acessar mais de 90 serviços on-line no portal da Prefeitura

Cidadãos podem acessar mais de 90 serviços on-line no portal da Prefeitura. Foto: Reprodução do portal.

Mais setores estão sendo informatizados na Prefeitura

Guarapuava está tendo muitas rotinas informatizadas com a tecnologia IPM, incluindo: Almoxarifado, Frota, Gestão de Cemitérios, ISSQN Bancos, Obras e Posturas, Ouvidoria, Ponto Eletrônico, Portal da Transparência, Procuradoria, Medicina e Segurança do Trabalho, Website, entre outros departamentos da gestão pública municipal, assim como o Aplicativo para acessar o sistema e serviços por smartphones. Nenhuma dessas áreas era coberta pelo contrato anterior.

“A Prefeitura de Guarapuava agora utiliza um sistema moderno, totalmente nuvem, que oferece serviços para a população pela Internet e que atende o novo SIAFIC. Ainda, além de não precisar mais usar papel em rotinas como empenhamentos, liquidações, pagamentos, compras e departamento pessoal, o gestor usa assinatura digital nos processos internos, fazendo tudo pela Internet e usando um único sistema, que é o mesmo que realiza os lançamentos em contabilidade, folha, arrecadação, compras e em outras áreas”, explica o gerente de Relações Institucionais da IPM, Sedi Zanella.

Veja alguns indicadores da modernização digital 100% em nuvem de Guarapuava:

  • 94 serviços já disponíveis para Autoatendimento
  • 7,2 milhões de acessos/execução de serviços realizados pelo Autoatendimento
  • 146 mil autoatendimentos feitos exclusivamente pelo App Atende.Net
  • 467 mil assinaturas digitais realizadas
  • 312,3 mil movimentações em comunicações (memorandos, ofícios, circulares)
  • 80 mil processos digitais
  • 1,2 milhão de movimentações nos processos digitais
  • 31 mil empenhos emitidos digitalmente 
  • 711 mil acessos ao Portal da Transparência

(período de 01/09/2021 a 18/04/2023)

Exemplos dos serviços oferecidos pela Internet aos cidadãos:

  • Serviço de Ouvidoria digital
  • Emissão de guias IPTU 
  • Emissão de guias ISS e Alvará
  • Emissão de guias da Dívida Ativa
  • Emissão de guias de ITBI e de Declaração de Quitação
  • Emissão e Consulta de Protocolos
  • Consulta de Licitações
  • Consulta e Autenticidade da Certidão Negativa de Débitos – CND

Modernização digital de Guarapuava é destaque na imprensa local

O processo de modernização digital da administração pública municipal de Guarapuava (PR) é destaque na imprensa local, nos portais GMais e JNotícias.

print de posts na imprensa sobre a modernização digital prefeitura de guarapuava

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